Um valioso intercâmbio de negócios. Assim pode ser definida a missão empresarial à China, promovida pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (FACEB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), na segunda quinzena de outubro. O clima é de ânimo entre os integrantes do grupo recém-chegado de viagem, composto por empresários baianos e a comitiva formada por representantes das instituições responsáveis.
Foram duas semanas de experiências comerciais diversas vividas na Feira de Cantão, que é a feira de Importação e Exportação da China, além de agendas de negócios em mais de cinco cidades do país, como Hong Kong e Guangzhou. “Todos estamos muito satisfeitos com os negócios gerados e o conhecimento adquirido. Além da Feira de Cantão, que é um vasto universo de oportunidades e aprendizados, visitamos a maior indústria de drones do mundo, uma organização semelhante ao SEBRAE e fizemos uma série de reuniões com empresários chineses para troca de experiências.
Isso, acompanhados por intérpretes, para garantirmos pleno acesso às informações”, afirmou Cloves Lopes Cedraz, presidente da FACEB. Esta não é a primeira vez que a FACEB, em parceria com outras instituições, promove idas de grupos empresariais à China e a pretensão é que outras experiências sejam proporcionadas. Empresários interessados em participar, devem procurar as associações comerciais das respectivas cidades ou a FACEB diretamente.
Há também um projeto em desenvolvimento pela FACEB voltado para o intercâmbio Bahia-China. A ideia é realizar em território chinês no ano que vem um seminário sobre Cidades Inteligentes, com o propósito de trazer novidades para as cidades baianas. “É um projeto que queremos executar junto à União dos Municípios da Bahia (UPB), ao SEBRAE, governo do Estado e prefeituras baianas. Estamos certos de que trará bons frutos para o nosso Estado”, assinala. A viagem à China realizada em outubro contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN).