Baiano de Irajuba, faleceu nesta segunda-feira (4), aos 88 anos, Evandro Teixeira de Almeida, um dos maiores nomes da fotojornalismo brasileira. Fotógrafo inúmeras vezes premiado e autor de imagens marcantes da história do Brasil, estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A causa da morte, segundo familiares, foi falência múltipla de órgãos em decorrência de complicações de uma pneumonia.
Evandro registrou, quase sempre em preto e branco, boa parte do que de mais importante aconteceu na segunda metade do século 20. Ainda jovem, fez um curso de fotografia à distância e chegou ao Rio de Janeiro com uma carta de recomendação para trabalhar no Diário da Noite. Logo depois, foi convidado a integrar a equipe do Jornal do Brasil, onde trabalhou por 47 anos, tornando-se uma referência na fotojornalismo. Em janeiro, Evandro Teixeira esteve no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima para o lançamento do livro “Riscados áridos da infância”, evento que contou com a cobertura exclusiva do BLOG DO ANDERSON.
A obra, que reúne fotografias de Evandro Teixeira, ilustrações do artista plástico Silvio Jessé e texto e curadoria da professora Ester Figueiredo, foi patrocinada pela ALBA Cultural e publicada pelo Selo ALBA, instituições da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, em colaboração com o Selo Fligê. A publicação é fruto de uma pesquisa conduzida por Ester na obra fotográfica de Evandro Teixeira.