O Estádio Municipal Lomanto Júnior sediou, nesta sexta-feira (22), a cerimônia de acolhimento dos 19 representantes da Associação dos Amigos dos Excepcionais (APAE) de Vitória da Conquista, que conquistaram 25 medalhas na 12ª edição das Olimpíadas Especiais da APAE Bahia, realizadas em Salvador entre 6 e 9 de novembro. O evento contou com 400 participantes de 20 municípios baianos. Os representantes da APAE de Vitória da Conquista brilharam nas modalidades de atletismo, futsal, capoeira, bocha e natação, conquistando oito medalhas de ouro, 13 de prata e quatro de bronze.
Em algumas modalidades, ainda há possibilidade de aumento no número de medalhas. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade parabenizou os participantes: “Vocês são heróis e heroínas. Parabéns!”, disse ela, destacando a importância do apoio da Prefeitura, que cede o Lomantão para o treinamento regular dos esportistas. Marina Santos Oliveira, 22 anos, se destacou ao conquistar três medalhas: duas de ouro (bocha e caminhada assistida) e uma de bronze (capoeira). Em um gesto emocionante, ela escreveu uma mensagem para a prefeita Sheila Lemos com os pés: “Um beijo para a nossa prefeita. Obrigada, Sheila”.
A prefeita agradeceu e elogiou Marina: “Você vai ter muito sucesso na sua vida”. O coordenador de Educação Física da APAE, Paulo Gonçalves Júnior, ressaltou que o esporte vai além das medalhas, promovendo a autonomia dos participantes. “O esporte é um meio para que nossos meninos se desenvolvam”, destacou. A cerimônia foi um momento de celebração da superação e do esforço dos representantes da APAE, que, com muita dedicação, continuam a superar seus próprios limites.