Sustentabilidade Ambiental | Vitória da Conquista sedia 1ª Conferência do Meio Ambiente do Vale do Rio Gavião

Fotos: SECOM | PMVC

Com o tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”, a 1ª Conferência do Meio Ambiente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIMA CIVALERG) teve início nesta sexta-feira (9), no Centro Cultural Glauber Rocha, em Vitória da Conquista. O evento reuniu representantes de dezenove municípios e especialistas para discutir a agenda ambiental e ações contra as mudanças climáticas. Durante a abertura, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade reafirmou o compromisso de Vitória da Conquista com a proteção ambiental e o crescimento sustentável, destacando que a crise climática é uma realidade urgente.

“Vitória da Conquista tem o pacto de atuar de forma integrada na proteção do meio ambiente e no crescimento sustentável da cidade, por meio de políticas públicas concretas. A crise climática não conhece fronteiras e exige de nós uma resposta coletiva”, afirmou a prefeita, ressaltando a importância de parcerias para encontrar soluções conjuntas. O diretor da CIVALERG, Roberto Herbert Meira Rocha, ressaltou a importância do evento como uma etapa preparatória para a COP-30, que acontecerá no Brasil, no ano que vem. “A COP-30 acontecerá aqui no Brasil em 2025 e, para que isso aconteça, precisamos começar pelos municípios. Através do Consórcio, conseguimos realizar esta Conferência Intermunicipal, que levará propostas para a etapa estadual.

Nosso objetivo é contribuir com dez propostas e cinco proposições que serão apresentadas na 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente e, quem sabe, até na COP-30”, explicou Roberto. A conferência também foi uma oportunidade para discutir questões locais, como a seca, com a participação de profissionais como o engenheiro agrônomo Dheymerson Rodrigues e a engenheira florestal Maiara Batista. O evento formou grupos temáticos sobre mitigação de gases de efeito estufa, adaptação a desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança ambiental. As propostas geradas serão apresentadas na 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (4ª CEMA), em Salvador, no próximo mês de março.


Os comentários estão fechados.