Intervenção Urbana | Lara Gusmão comemora 25 anos de Arquitetura inaugurando a Viela em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Projeto Viela, idealizado pela arquiteta Lara Gusmão, transforma um trecho da Avenida Jorge Teixeira, em Vitória da Conquista, que antes era um “beco sem saída”, em um espaço de convivência, cultura e memória. Comemorando 25 anos de Arquitetura, Lara destaca que o objetivo do Projeto é “quebrar o estigma de que uma viela é um espaço sem vida”, enfatizando que, com criatividade e colaboração, qualquer espaço pode se tornar um lugar de pertencimento, onde as pessoas “se conectam e compartilham histórias”.

O Projeto inclui pinturas vibrantes, instalações artísticas, iluminação criativa e áreas verdes, criando um ambiente acolhedor e interativo para a comunidade. Lara afirma que o Viela vai além da estética, pois “dialoga com as memórias afetivas dos moradores”, valorizando a identidade local. Além disso, ela acredita que este tipo de intervenção pode ser replicado em outras cidades, pois “a viela deixa de ser apenas um espaço físico e se transforma em um lugar de afeto e vibração”.

A participação ativa dos moradores e o apoio de empresas garantiram que a transformação respeitasse a história do local, enquanto trazia inovação. O Projeto é um exemplo de place-making, unindo funcionalidade, memória e ludicidade, promovendo a convivência e o afeto. Lara explica que seu trabalho sempre busca “soluções criativas que promovam bem-estar, funcionalidade e identidade”, buscando sempre “inovar e garantir resultados que superem as expectativas”.

A inauguração do Viela aconteceu neste sábado (14), com um evento cultural aberto ao público, intervenções artísticas, como malabarismo, arte grafite, apresentações de Banda Fanfarra e homenagens. Segundo Lara, o Projeto é um convite para “olhar para as cidades sob uma nova perspectiva: com emoção, criatividade e colaboração”. O BLOG DO ANDERSON esteve presente registrando alguns momentos que estão compartilhados aqui no site como também no Instagram, Tik Tok, X e Facebook.


Os comentários estão fechados.