A Central de Monitoramento Muralha Digital de Vitória da Conquista será inaugurada nesta sexta-feira (20), com o objetivo de melhorar a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes na cidade. Localizada no prédio da Caixa Econômica Federal, na Avenida Juracy Magalhães, onde funciona o Hub Conquista, a central começará a operar a fiscalização eletrônica de trânsito em 1º de janeiro. A Muralha Digital tem como meta reduzir os acidentes de trânsito, que, de janeiro a novembro, somaram 2.683 sinistros com vítimas, um aumento de 23,64% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para isso, serão instaladas 40 câmeras de videomonitoramento e radares de velocidade em diversas áreas da Joia do Sertão Baiano.
O sistema está em fase experimental, com ajustes na rede de monitoramento, e sua expansão inclui as Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. Além de fiscalizar a velocidade, as câmeras terão a capacidade de fazer videomonitoramento ao vivo e serão equipadas com zoom e movimentação horizontal e vertical. O sistema será integrado a bancos de dados remotos, o que permitirá a identificação de veículos com pendências criminais ou restrições de circulação. O Centro de Comando e Controle (CICC) coordenará as operações, com a participação de órgãos como a Guarda Civil Municipal (GCM), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Defesa Civil Municipal e a Gerência Municipal de Posturas. O foco inicial será a redução de acidentes por meio do respeito aos limites de velocidade, mas, em um segundo momento, os radares serão usados para fiscalizar o comportamento dos motoristas.
A Muralha Digital também vai integrar as ações de segurança pública, colaborando com as Polícias Militar, Civil e Federal. As imagens e dados coletados pelo sistema serão protegidos conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Os vídeos serão armazenados por até 30 dias e os eventos, por até um ano. O sistema de monitoramento e radares está sendo implementado pela Atlanta Tecnologia da Informação Limitada, contratada pela Prefeitura. Com a Muralha Digital, o Governo Municipal busca aprimorar a segurança no trânsito e fortalecer a capacidade de resposta a emergências, tornando Vitória da Conquista uma cidade mais segura.