A partir desta segunda-feira (6), a Chapada Diamantina, Oeste e Centro Sul da Bahia passam a contar com novos voos diretos de Salvador para Guanambi, Lençóis e Barreiras. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante cerimônia no Aeroporto Internacional de Salvador. “Temos investido nos aeroportos e aeródromos do interior, garantindo iluminação noturna, equipamentos para pousos em horários estratégicos, e pistas adequadas para aeronaves de maior porte. Fizemos uma parceria com a Azul e o Governo Federal para estimular os voos dentro do Brasil, através do Conheça o Brasil Voando. Hoje, estamos colocando novos voos na Bahia, criando uma cultura de voo dentro do nosso estado”, afirmou.
O prefeito de Guanambi, Tinal Azevedo, avaliou a importância dos novos voos: “Esse voo vai trazer possibilidades para todo o entorno de Guanambi, que tem uma economia forte, e isso vai atrair investidores, possibilitar novos negócios e facilitar o acesso à saúde na capital. Para nós, é fundamental.” As aeronaves, operadas pela Azul Linhas Aéreas, têm capacidade para 70 passageiros. Os voos entre Salvador e Guanambi serão às segundas e sextas-feiras, de Salvador a Lençóis, às quintas e domingos; e a conexão Salvador a Barreiras será diária.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, ressaltou a importância da ampliação da malha aérea para o turismo: “Esses três destinos, Barreiras, Lençóis e Guanambi, são atendidos por voos nacionais. Melhorar a conectividade é essencial para o turismo, facilita o acesso, incrementa o fluxo turístico e gera emprego e renda nas regiões do estado.” A Secretaria de Turismo informou que, entre janeiro e outubro, o volume de atividades turísticas aumentou 7,3% na Bahia, consolidando o estado como o terceiro maior destino turístico do Brasil e líder no turismo internacional no Nordeste, representando 41,3% de toda a movimentação estrangeira da região.