Consequências das Chuvas | temporais no Norte e Leste de Minas Gerais deixam 12 mortos e mais de 1500 fora de casa

Fotos: Reprdução | Defesa Civil

As fortes chuvas que atingiram o Norte e o Leste de Minas Gerais desde o fim de semana deixaram 12 mortos e mais de 1.500 pessoas fora de suas casas, de acordo com o levantamento atualizado na terça-feira (14). Em Ipatinga, 130 pessoas ficaram desabrigadas e 400, desalojadas, enquanto dez pessoas morreram, incluindo cinco membros de uma mesma família. A Defesa Civil interditou 105 imóveis e recebeu 535 chamados, dos quais 490 estavam diretamente relacionados ao temporal.

Ipatinga mapeou 99 áreas de risco e mobilizou 920 pessoas para os trabalhos de limpeza. Durante a chuva, o Bethânia registrou 204 milímetros de precipitação em apenas oito horas, o que representa 50% da média esperada para o mês de janeiro. A situação gerou deslizamentos de terra em diversos pontos, afetando Bethânia, Canaãzinho, Forquilha e Bom Jardim, e diversas vias permaneceram interditadas, dificultando o acesso para os trabalhos de resgate. Na segunda-feira (13), o governador Romeu Zema, visitou o Vale do Aço para acompanhar as ações de apoio.

A previsão de mais chuvas aumenta o nível de alerta, principalmente em áreas ribeirinhas e locais com histórico de alagamentos. As autoridades continuam recomendando que os moradores deixem áreas de risco e reforçam o pedido de doações de água, alimentos e itens de higiene para os desabrigados, que estão sendo acolhidos no estádio Ipatingão. As chuvas também causaram estragos no Norte de Minas. Em Juramento, o nível do rio subiu, alagando ruas e imóveis, o que levou alguns cidadãos a buscar refúgio nos telhados.

O Corpo de Bombeiros resgatou 28 pessoas, incluindo uma mãe com bebê, três pessoas com dificuldades de locomoção e quatro cachorros. Em Espinosa, alagamentos afetaram 260 famílias desalojadas, mas não houve vítimas fatais. Em Glaucilândia, um homem de 30 anos desapareceu ao tentar atravessar uma ponte na zona rural. Seu corpo foi encontrado no Rio Verde Grande na segunda-feira (13), após dificuldades nas buscas devido ao grande volume de água. O automóvel foi localizado a 30 metros do local onde ele caiu. Com informações do g1.


Deixar uma Resposta