A Secretaria Municipal de Serviços Públicos retomou a Operação Cata-Bagulho em diversos locais de Vitória da Conquista. Nesta segunda-feira (20), a ação passou pelo Loteamento Vila da Conquista. A operação conta com as equipes da Secretaria e da Torre Empreendimentos, que percorrem as ruas de porta em porta, orientando os moradores sobre como descartar materiais inservíveis de grande volume, como móveis velhos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, pneus e garrafas, que não são recolhidos pelos caminhões de coleta. Até quarta-feira (22), o caminhão passará por todas as vias da Vila da Conquista.
O gerente municipal de Coleta e Destinação Final, Tiago Lélis, explicou que há um cronograma para atender todos os bairros, loteamentos, distritos e povoados da Zona Rural a cada seis meses. Esse cronograma, muitas vezes, é baseado nos resultados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que indica os locais com maior número de focos do mosquito.
Residente no Loteamento Vila da Conquista, o autônomo Edivelson dos Santos recebeu, nesta manhã (20), a visita da equipe da operação. Para ele, a ação é muito importante, pois muitas pessoas não têm condições ou não sabem como descartar materiais inservíveis. “Sempre aparece alguma coisa para jogar fora. Vou até dar uma vasculhada aqui em casa, porque, com certeza, sempre aparece algo para descartar”, disse. Após atender ao Loteamento Vila da Conquista, a Operação Cata-Bagulho seguirá para os Residenciais Minha Casa Minha Vida, no bairro Campinhos.