Destaque da Saúde | Janeiro Verde alerta sobre prevenção ao câncer de colo de útero e hanseníase em Vitória da Conquista

Fotos; Edição | BLOG DO ANDERSON

Na manhã deste domingo (26), o Projeto Janeiro Verde, idealizado pelo oncologista Renato Marinho Jorge Paulino, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação de conscientização na Feirinha do Bairro Brasil, na Zona Oeste de Vitória da Conquista. O objetivo foi alertar a comunidade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, destacando a importância da vacinação contra o HPV e do exame preventivo. O câncer de colo de útero, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil, é altamente evitável com medidas simples, como a vacinação gratuita contra o HPV, disponível para meninas e meninos de 9 a 19 anos. Segundo Renato Marinho, educar e mobilizar a sociedade é essencial. “Hoje, estamos em um local de grande circulação para conscientizar sobre a importância do exame preventivo e da vacinação contra o HPV, que é uma das formas mais seguras e eficazes de proteger nossas crianças e jovens contra essa doença,” afirmou.

O Projeto Janeiro Verde, instituído pela Lei Municipal Nº 2.889/24, surgiu após o impacto de mortes prematuras de mulheres por câncer de colo de útero e visa fortalecer ações preventivas. Além disso, o projeto organiza eventos como o 2º Simpósio Janeiro Verde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Hospital SAMUR, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) e Vitta Saúde. O Simpósio reunirá profissionais de saúde, acadêmicos e a comunidade para debater estratégias de prevenção e o papel da vacinação contra o HPV. Para Renato Marinho, “a Secretaria Municipal de Saúde é uma grande parceira do Projeto Janeiro Verde, ampliando o alcance das ações e disponibilizando serviços de saúde preventiva nas unidades municipais ao longo do ano”. A secretária municipal de Saúde, Fernanda Oliveira Maron, reforçou a importância da vacinação contra o HPV, afirmando que é essencial para reduzir os casos de câncer de colo de útero.

“A vacina é gratuita e está disponível para meninos e meninas de 9 a 19 anos nas nossas unidades de saúde. Aliada ao exame preventivo, ela é uma arma poderosa contra essa doença, e precisamos conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de vacinar seus filhos,” destacou. A ação foi bem recebida pelo público, como a feirante Kátia Ferreira, que elogiou a iniciativa: “É muito bom ter essas informações reforçadas, porque ajuda a gente a cuidar da saúde da família.” O aposentado Gessy Lacerda também ressaltou o impacto positivo da campanha: “Assim eles orientam as pessoas para que procurem o posto de saúde e se previnam.” O Projeto Janeiro Verde recebeu destaque do BLOG DO ANDERSON, que tem sido fundamental na divulgação das campanhas e na educação sobre saúde preventiva. Com a vacinação contra o HPV, o exame preventivo e ações educativas, Vitória da Conquista reafirma seu compromisso em proteger a saúde das mulheres e das futuras gerações, prevenindo o câncer de colo de útero e fortalecendo a luta contra a doença.


Deixar uma Resposta