Na manhã desta segunda-feira (3), a Base do Serviço Móvel de Urgência de Vitória da Conquista, recebeu uma nova Ambulância de Suporte Avançado enviada pelo Ministério da Saúde. A cerimônia de entrega contou com a participação da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade. O equipamento substituirá um dos quatro veículos de Suporte Avançado. “Desde 2023, estamos solicitando ao Ministério da Saúde a renovação da nossa frota. Esta é a terceira ambulância que recebemos, mas ainda precisamos substituir outras duas para que possamos contar com uma frota totalmente nova. Este é um equipamento de suma importância, que salva vidas, e uma excelente notícia para a nossa população”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.
Atualmente, Vitória da Conquista conta com cinco ambulâncias, sendo quatro de Suporte Básico, com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem, e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que conta com um médico e um enfermeiro, além do condutor e do técnico. Também está disponível uma motolância, motocicleta que realiza atendimentos de urgência e emergência. “O Ministério da Saúde tem o compromisso de renovar a frota a cada cinco anos. Fomos informados de que este ano iniciaria o processo de renovação. Recebemos uma unidade hoje e esperamos que ainda cheguem mais duas este ano”, explicou Graziela da Silva Tavares, coordenadora Regional do SAMU. A secretária municipal de Saúde, Fernanda Oliveira Maron ressaltou a importância da renovação da frota para a segurança tanto da equipe quanto das vidas transportadas.
“Estamos muito felizes por participar deste momento tão aguardado. A saúde é uma construção coletiva, envolvendo todos os entes federativos, Governo Federal, Estados e Municípios. Uma ambulância nova representa melhor atendimento à nossa população e condições de trabalho aprimoradas para nossa equipe”, destacou. Sol Lima, primeira condutora socorrista mulher em 20 anos de serviço em Vitória da Conquista, também se mostrou emocionada com a novidade. Há seis meses, Sol tem a missão de conduzir vidas em seu trabalho. “Ficamos muito felizes quando recebemos um equipamento novo, porque isso garante a nossa segurança e também a segurança das vidas que transportamos”, afirmou.