![](https://www.blogdoanderson.com/media/2025/02/bad7cd30-36cf-45a4-9e2c-97c38ad2cb43-420x280.jpg)
A 1ª Feira de Inovação e Empreendedorismo Rural do Sertão Baiano, a Expo Alto Sertão, que acontece até este domingo (9), em Caetité, teve importantes ações durante a cerimônia de abertura na noite de sexta-feira (7). Foram disponibilizados um resfriador de leite, barracas de feira padronizadas para viabilizar a atividade leiteira e a comercialização de produtos da agricultura familiar, além de um veículo e uma motocicleta, que irão fortalecer ainda mais o serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) para as famílias atendidas pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão. Jeandro Ribeiro, presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), destacou que a 1ª Expo Alto Sertão faz parte de um calendário de eventos que acontecerão ao longo do ano, culminando na 16ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Salvador, no mês de dezembro.
“A Expo Rural começou hoje em Caetité, a primeira feira territorial que reúne a agricultura familiar. Estamos aqui com investimentos da CAR, por meio de emendas parlamentares, e com a parceria do Consórcio Alto Sertão, que vem conduzindo este trabalho de valorização dos produtos da agricultura familiar na região do Sertão Produtivo”, afirmou. As ações fazem parte de uma estratégia de fortalecimento do meio rural, fruto de uma parceria entre a CAR e os consórcios intermunicipais, que inclui a distribuição de equipamentos, veículos e insumos, entre outros. No caso do Consórcio Alto Sertão, foram entregues 170 mil mudas de mandioca, 31 tanques resfriadores, 22 máquinas forrageiras, 132 mil raquetes de palma, 17 motocicletas e a construção de 17 galinheiros equipados com insumos, que viabilizam sistemas produtivos como a bovinocultura de leite, avicultura e mandiocultura. Durante o ato, também foram entregues dois certificados do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), uma ação realizada em parceria com o consórcio. Foram certificados o mel da Associação Regional de Criadores de Abelhas Lagoinha (ACRIAL) e as linguiças de frango da Natur Alimentos.
Germino Barbosa Filho, presidente da ACRIAL, em Pindaí, uma das organizações produtivas que receberam apoio com a construção de uma agroindústria e a certificação do SIM, comemorou a conquista: “Essa conquista é muito grande para nós e vai melhorar o escoamento do nosso produto nos 17 municípios do território Alto Sertão. A Casa do Mel, que temos há cerca de 8 anos, foi uma conquista junto ao Governo do Estado da Bahia, por meio da CAR. Isso nos enche de alegria, e agradecemos muito ao Governo do Estado por essa realização”. A programação do evento também incluiu uma reunião na sede do Consórcio, em Caetité, com representantes do Consórcio, prefeituras e secretarias municipais de Agricultura. O encontro abordou temas como o fortalecimento do sistema da bovinocultura de leite, incluindo melhoramento genético, pequenas unidades de beneficiamento de leite, manejo, apoio à gestão e à comercialização da produção.
![](https://www.blogdoanderson.com/media/2024/12/BANNER-DE-BLOG_623-x-120px.png)