Carnaval em Vitória da Conquista | Bloco Algazarra reimagina a festa em sua quinta edição neste sábado

Fotos: Reprodução | Tiago Gama

Os foliões de Vitória da Conquista podem se preparar para a quinta edição do Algazarra: O Bloquinho, que acontece no próximo sábado (15), a partir das 14 horas. Com o tema “Reimaginar Carnavais”, o evento convida o público a refletir sobre o passado, viver o presente e projetar o futuro dessa festa popular. O formato será o mesmo das edições anteriores, com desfile pelas ruas e baile na praça. O cortejo será comandado pela Marujada Mirim, partindo da Praça da Normal, passando pela Avenida Siqueira Campos, Vivaldo Mendes, Praça do Gil e retornando ao ponto inicial. A festa contará com a discotecagem do DJ Rafaé e show de Lucinho & Banda, com um repertório especial em homenagem aos 40 anos da Axé Music e 75 anos do Trio Elétrico.

O Algazarra também presta homenagem ao babalorixá Pai Cely, grande nome dos antigos Carnavais conquistenses. Nos anos 70 e 80, ele esteve à frente do Afoxé Filhos de Iansã e da Escola de Samba Águia Dourada, que teve grande destaque. A homenagem encerra o ciclo do tema “Muitos Carnavais”, reforçando o compromisso do bloco com a preservação da memória cultural e o reconhecimento daqueles que contribuíram para a construção do Carnaval de rua em Vitória da  Conquista. O Algazarra surgiu da Revista Gambiarra, com o objetivo de revitalizar as festividades de pré-carnaval, atraindo um público crescente e fortalecendo a cultura popular. O bloco já passou por diversas edições, sempre com foco na tradição e na promoção da cultura local.

Recentemente, o evento tem se consolidado como uma atração gratuita e ao ar livre, mantendo seu compromisso com a acessibilidade e com a festa popular, sempre trazendo novidades e resgatando memórias afetivas dos antigos Carnavais. O Algazarra: O Bloquinho (Ano V) é uma iniciativa da Vagalume Press e do Instituto de Desenvolvimento Humano e Ação Comunitária (IDAC), com apoio institucional da Prefeitura de Vitória da Conquista, e patrocínio de BadiVei, do deputado Jean Fabrício Falcão, da deputada Alice Portugal, da Bahiagás e do Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR).


Deixar uma Resposta