
A falta de pavimentação, a poeira e os alagamentos seguem como desafios diários para quem reside no Jardim Copacabana, no bairro Jatobá, em Vitória da Conquista. A situação foi tema de reportagem no UESB Notícias e reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON nesta quarta-feira (19). De acordo com relatos da comunidade, as ruas do loteamento apresentam crateras e, durante o período de chuvas, se transformam em verdadeiros rios de lama.
Além disso, a ausência de um sistema de escoamento das águas pluviais faz com que a enxurrada dos loteamentos vizinhos, como Jardim Valéria e Santa Terezinha, seja direcionada para o local, agravando ainda mais o cenário. Munícipes afirmam que o Governo Municipal de Vitória da Conquista tem realizado ações paliativas, como o patrolamento das vias, mas reivindicam uma solução definitiva, como o asfaltamento. Segundo um dos entrevistados, sem pavimentação, a locomoção fica prejudicada, impossibilitando até atividades básicas, como ir ao mercado ou levar as crianças para a escola.
Na Rua 19, ainda é possível ver os rastros da lama deixada pelas últimas chuvas. Uma monitora escolar relata que há 20 anos convive com os mesmos problemas e que as medidas adotadas até o momento não trouxeram uma solução eficaz. O Governo Municipal e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) foram procurados para se manifestar sobre o caso, porém, até o fechamento da reportagem, não houve retorno.