
O governador Jerônimo Rodrigues visitou nesta quarta-feira (19) a fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia, São Paulo, para acompanhar o trabalho de revisão técnica dos trens que serão usados no VLT do Subúrbio de Salvador. A CAF, especializada na fabricação e manutenção de trens, VLTs e metrôs, é responsável pela execução do serviço. “São trens de muita qualidade. A população de Salvador pode confiar que estamos preparando o melhor para a região do Subúrbio”, afirmou o governador. A revisão técnica inclui a checagem completa das carrocerias, motores e a parte interna dos trens. São trocadas peças de borracha, baterias, pintura renovada e todos os sistemas mecânicos e elétricos são testados e substituídos, se necessário.
“Os equipamentos estão sendo completamente revisados. Mais de 60 mil itens novos estão sendo incorporados para garantir que os trens saiam daqui como se tivessem sido fabricados ontem”, disse Renato Meirelles, presidente da CAF Brasil. O objetivo da reabilitação é garantir a qualidade e segurança dos trens para os passageiros do VLT. Alguns trens passarão por adaptações para o transporte adequado de produtos pelas marisqueiras. “Saímos dessa visita com a certeza de que tudo está sendo cumprido. O estado está se esforçando para entregar o melhor equipamento no menor tempo possível”, comemorou a secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Jusmari Oliveira.
Os trens URBOS 100, adquiridos para o VLT de Salvador, são considerados um dos melhores modelos do mundo. Cada composição, formada por 7 vagões e com 45 metros de comprimento, tem capacidade para 400 passageiros e atinge 80 km/h. As primeiras composições serão enviadas para Salvador, com testes nos trilhos previstos para o início do ano que vem. O governador pediu rapidez na conclusão. Chegaram à fábrica 14 das 40 composições adquiridas, com as demais previstas até o final deste ano. O Governo da Bahia investiu R$ 820 milhões na compra das composições. O projeto do VLT do Subúrbio tem 10% da obra executada e contará com 36,4 quilômetros de trilhos.