
O Governo Municipal de Vitória da Conquista deu início, nesta sexta-feira (21), ao projeto “Conquista Mais Verde”, que prevê o plantio de árvores em áreas degradadas, praças públicas e outros espaços indicados pela comunidade. As primeiras mudas foram plantadas no Parque Municipal Lagoa das Bateias e no Alto da Serra do Piripiri, onde está o Cristo Crucificado. “As árvores trazem uma sensação térmica mais agradável. A fauna, a flora, tudo melhora quando a cidade é mais viva. Com o ‘Conquista Mais Verde’, queremos fazer o plantio em toda a cidade, escolhendo a espécie adequada para cada local. Desejamos uma Conquista mais verde para todos nós”, afirmou a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade. Ela também destacou a relevância do envolvimento dos estudantes. “Temos certeza que o projeto, iniciando hoje com as nossas crianças, terá vida longa, porque quando você ensina desde cedo esses pequenos cidadãos de hoje, que vão ser os adultos de amanhã, eles já crescem com esse entendimento da importância do meio ambiente e das árvores na vida das pessoas”, pontuou. Entre os participantes, as alunas Jennifer Marley, da Escola Francisco de Moraes, e Ana Clara França, da Escola Conquista Criança, comemoraram seus aniversários durante a ação.
“Essa plantação aqui está sendo um super-aniversário para mim. Eu estou muito feliz, muito animada e espero que essas plantas sejam a nossa vida em Vitória da Conquista”, disse Jennifer, que completou 10 anos. Já Ana Clara, que fez 12 anos, compartilhou sua alegria: “Eu acho que as plantas devem ser plantadas e bem cuidadas porque elas fazem muito bem pra gente, trazem ar e ventilação”. No Cristo Crucificado, participaram alunos das Escolas Antônia Cavalcanti e Marlene Flores. A estudante Mariana Silva, de 11 anos, comentou: “Acho que é importante cuidar do que a gente tem, plantar novas árvores e ajudar o meio ambiente”. Sua colega Laura Menezes, também de 11 anos, acrescentou: “Quero um ambiente bonito para morar”.
A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Oliveira Passos, explicou a importância da iniciativa. “O mundo todo tem enfrentado essas mudanças climáticas e a melhor estratégia é plantar árvores. Estamos fazendo isso com uma equipe qualificada, utilizando mudas nativas e escolhendo locais onde essas árvores vão crescer, dar uma copa maravilhosa e as pessoas vão poder aproveitar desse espaço”, ressaltou. “Quanto mais nós plantarmos, mais vamos precisar de pessoas para nos ajudar a fiscalizar, a molhar. Isso será um trabalho em parceria com a comunidade”, solicitou a secretária. Moradora do bairro Brasil, a psicóloga Klébia Lacerda, que frequenta diariamente a Lagoa das Bateias, aprovou o projeto. “Ver Vitória da Conquista sendo arborizada é excelente porque precisamos de novos ares a cada manhã”, concluiu. O “Conquista Mais Verde” seguirá ao longo do ano, priorizando áreas necessitadas de arborização, como as recém-inauguradas praças do Jardim Guanabara e Terras do Remanso. A comunidade pode sugerir locais para o plantio. Entre as espécies escolhidas estão ipês (amarelo, verde, rosa e roxo), jacarandá mimoso, flamboyant, pimentinha, pitanga, gabiraba, urucum e ingá. O município produz cerca de 10 mil mudas por ano no Herbário e no Horto Florestal, utilizadas na arborização e distribuídas aos munícipes.