
Uma manhã de sol, com música, serviços de saúde, cuidados com a beleza e prática esportiva. Foi assim o domingo (9) das mulheres que participaram da ação promovida pelo Governo Municipal de Vitória da Conquista, no Parque Municipal Lagoa das Bateias. O evento integrou a programação “Vozes de Março”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e ao Março Mulher, que segue até o final do mês. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade ressaltou a importância das comemorações para unir as mulheres na luta por mais equidade de gênero, buscando um mundo em que homens e mulheres tenham os mesmos direitos. “Vamos continuar firmes nesta luta. A Secretaria de Políticas para Mulheres é um mecanismo muito importante, desenvolvendo políticas públicas efetivas para melhorar a vida das nossas mulheres. Essa é nossa meta”, afirmou. A secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), Viviane Santos de Oliveira Ferreira, destacou que o tema deste ano reflete a pluralidade e diversidade das vozes femininas que ecoam em todos os segmentos.
“Hoje, Conquista conta com uma secretaria exclusiva para desenvolver e dar voz às políticas para as mulheres. A voz da mulher precisa ecoar nos quatro cantos da cidade. Durante este mês, vamos promover diversas ações que irão contribuir para o fortalecimento dessas vozes, incentivando o cuidado, o esporte, a promoção da saúde, o acesso ao mundo do trabalho e o lazer”, enfatizou. Viviane também reforçou o compromisso da SMPM em tornar Vitória da Conquista uma referência na valorização feminina.
“Nosso objetivo é fazer de Conquista não apenas a melhor cidade para se viver, mas também a melhor cidade da Bahia para se nascer menina e crescer mulher”, afirmou. A ação foi bem recebida pelas participantes. Para Gisele Rocha, de 35 anos, moradora do Bairro Brasil, a iniciativa foi uma oportunidade de celebrar a alegria de ser mulher. “Achei muito importante, porque é um momento em que a gente se sente valorizada. Participei com minhas amigas de todas as atividades, não deixei nenhuma para trás”, contou. Entre os momentos mais aguardados da programação, esteve a partida amistosa de futebol feminino entre as equipes Mongóis e WF. A equipe WF venceu por 3×0. Para a jogadora Vitória Santos Sousa, de 12 anos, que defendeu a equipe Mongóis, o amistoso foi mais uma oportunidade para divulgar o futebol feminino na cidade. “Antigamente, tinha muitas coisas que a mulher não podia fazer, mas agora não. A gente pode jogar futebol, por isso, hoje estou comemorando o Dia da Mulher do jeito que eu gosto”, declarou.