Dia do Cuscuz | Agricultura Familiar fortalece a produção de milho em todos os cantos da Bahia

Fotos: André Frutuôso | CAR

Muito além de um prato típico do Nordeste Brasileiro, o cuscuz é um alimento que leva tradição, sabor e nutrição para a mesa dos baianos. Nesta quarta-feira (19), Dia Nacional do Cuscuz, a agricultura familiar se destaca pelo fortalecimento do beneficiamento do milho na Bahia, agregando valor à produção e ampliando o acesso a mercados para agricultores e agricultoras familiares. Uma das referências na produção de milho na Bahia é a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (COPIRECÊ), cooperativa que fabrica o Flocão Puro Milho, um produto 100% natural, não transgênico e livre de conservantes. A agroindústria da COPIRECÊ, construída pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), é um exemplo do investimento na agroindustrialização da agricultura familiar, agregando valor à produção e ampliando o acesso a novos mercados.

Segundo Jeandro Laytynher Ribeiro, diretor-presidente da CAR, essas agroindústrias são fundamentais para fortalecer o sistema produtivo do milho e garantir mais oportunidades para os agricultores.  “Essas unidades são estratégicas, porque fortalecem o beneficiamento do milho dentro das próprias comunidades, gerando renda e agregando valor ao produto. A agroindustrialização é um caminho sem volta para a agricultura familiar, e nosso papel é garantir que os agricultores tenham estrutura para produzir mais e melhor. Com essas agroindústrias, estamos impulsionando a economia rural e garantindo alimentos de qualidade”, ressalta. Para Zene Vieira, presidente da COPIRECÊ, o flocão Puro Milho é um reflexo do compromisso da cooperativa com a qualidade e a valorização da produção.

“Nosso flocão é feito com milho não transgênico, garantindo um produto mais saudável e valorizando o trabalho dos agricultores familiares. Acreditamos que um alimento tão presente na mesa dos baianos deve ser feito com respeito à tradição e à saúde de quem consome. É um orgulho ver o Puro Milho conquistando cada vez mais espaço e reforçando a importância da agricultura familiar para a Bahia”, destaca. E os investimentos não param por aí! Novas unidades de beneficiamento de milho estão em fase final de construção na Bahia. Em Araci, a comunidade de Caldeirão está prestes a receber uma unidade totalmente requalificada, enquanto, em Fátima, uma nova agroindústria está sendo construída. A expectativa é que ambas sejam entregues ainda este ano, impulsionando a produção e beneficiando agricultores familiares. Mais do que um alimento tradicional, o cuscuz representa a força da agricultura familiar, o trabalho de quem planta, colhe e transforma o milho em um produto nutritivo e acessível.

Os comentários estão fechados.