
Na tarde de segunda-feira (25), tomou posse a nova presidência da Academia Grapiúna de Artes e Letras (AGRAL) em solenidade realizada no Auditório do Edifício José Haroldo Castro Vieira, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Itabuna. A nova gestão será presidida pela confreira Josanne Francisca Morais Bezerra, primeira mulher a ocupar o cargo na instituição.
Durante a cerimônia, também foram empossados os novos membros das comissões da AGRAL: Efson Lima [Comissão de Contas], Paulo Bomfim [Comissão de Bibliografia], Luiz Cláudio Zumaeta [Comissão de Publicações], Carlos Alberto de Souza Santana [Comissão de Análise e Seleção de Currículos], Janete Lainha Coelho [2ª Tesoureira], Victor Aziz [Tesoureiro], Kleber Torres [2º Secretário], Paulo Lima [Secretário] e Samuel Mattos [Vice-Presidente]. A mesa de honra contou com a presença do presidente da Academia Grapiúna de Artes e Letras Samuel Mattos, do reitor da UESC Alessandro Fernandes, do vice-reitor Maurício Moreau, do representante dos Pioneiros da AGRAL Washington Cerqueira, da presidente da Academia de Letras de Itabuna professora doutora Raquel Rocha, do presidente da Academia de Letras de Ilhéus professor doutor Josevandro Nascimento e do diretor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da UESC professor doutor Antônio Balbino Marçal Lima.
Em seu discurso de posse, Josanne Morais destacou a importância da arte e da literatura como pilares fundamentais para o desenvolvimento social e cultural da região, ressaltando seu compromisso com a continuidade e a inovação na gestão da AGRAL. O evento reuniu membros da academia, autoridades acadêmicas e culturais, além de representantes da sociedade de Itabuna e Ilhéus.