Agenda em Jequié | Governo da Bahia entrega de 95 unidades habitacionais e nova escola de tempo integral

Fotos: Matheus Landim | GOVBA

Neste sábado (12), o governador Jerônimo Rodrigues concluiu sua passagem por Jequié com a inauguração da nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Luís Navarro de Brito e a entrega de 95 unidades habitacionais no Condomínio Jequiezinho, pelo programa Minha Casa, Minha Vida. “Eu saio daqui muito feliz e com o compromisso de voltar daqui a dois, três meses para entregar a outra parte do Prado Valadares, uma parte do mercado [municipal] e ainda tem o São João. O carinho que eu deixo com esse povo é o carinho que eu recebo. Três dias intensos para garantir qualidade de vida para o povo de Jequié”, destacou Jerônimo. O conjunto habitacional, construído pela CONDER [Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia] com R$ 18,2 milhões, abriga casas e apartamentos com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, além de praça, parque infantil, centro comunitário e estacionamento. As moradias beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade, atingidas por enchentes há três anos. “Minha casa foi atingida pela chuva, uma parede derrubada. Reconstruímos a parede, mas toda chuva eu ficava dentro de casa sem dormir, a madrugada todinha acordada, até a chuva passar. Agora estamos muito felizes. Com nossa casa nova meus filhos vão morar em um lugar bom e seguro. É como um sonho, né?”, disse Jailana Silva, cabeleireira de 31 anos.

“É um momento de muita felicidade, de mudar a vida de 95 famílias para nunca mais elas passarem o que passaram. Esse é o cuidado que o Governo do Estado tem, primeiro de cumprir a palavra, de fazer aquilo que prometeu. Depois de garantir a solução definitiva para os municípios e para as comunidades da Bahia”, acrescentou Jusmari Oliveira, titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia. Na educação, o novo colégio recebeu investimento superior a R$ 27 milhões. A estrutura contempla 12 salas de aula, biblioteca, teatro com 200 lugares, sala de dança, ambiente multifuncional, restaurante estudantil, quadra coberta, campo de futebol society com pista de atletismo, além de laboratórios de ciências, informática e linguagens.

“São esses investimentos que dão conta de ampliar a capacidade dos nossos estudantes de acessar o mundo do trabalho, de acessar a universidade. Essa é uma entrega que a gente se orgulha, que reafirma o compromisso do Governo do Estado com a educação integral, com a educação profissional e tecnológica, articulado com o arranjo produtivo do território, com as necessidades dos professores, dos estudantes e do desenvolvimento econômico de Jequié”, ressaltou Rowenna Brito, secretária da Educação. Com a nova unidade, Jequié conta agora com 1.063 estudantes matriculados no ensino integral em seis colégios. Entre eles, Rosiane Souza, do 1º ano do Luís Navarro de Brito: “A escola está perfeita, amei a sala de dança, o teatro, a sala de tecnologia. O espaço é gigante mesmo, bem diferente do outro colégio que tínhamos. Eu vou aproveitar tudo que tiver disponível, que eu tiver a possibilidade de participar”, celebrou. O teatro do colégio leva o nome de Eunice Paiva, homenageada pela sua história, contada no filme Ainda Estou Aqui, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, seu filho. Dez exemplares da obra foram entregues simbolicamente durante o evento e já integram as bibliotecas da rede estadual.

Deixar uma Resposta