As próximas eleições municipais serão de surpresas em muitas cidades do Sudoeste Baiano. Diversos nomes surgem e outros reaparecem no cenário político. Em Cândido Sales, por exemplo, um grupo liderado pelos ex-prefeitos Eduardo de Oliveira Pontes e Amiltonn Fernandes Vieira, aproveitando a atual crise vivenciada pelo município com pouco mais de 31 mil habitantes, articula uma conjuntura que tem dado muito trabalho para o prefeito Hélio Pereira Fortunato (PSB). No último final de semana o Blog do Anderson conversou com Amilton, durante as comemorações dos “10 Anos da Dinâmica“, que falou a atual administração candidosalense e de suas projeções. Para ele “a cidade está merecendo maior atenção, principalmente no aspecto administrativo”. “Nós percebemos que Cândido Sales deixou de crescer, faltando planejamento, controle e ações de políticas públicas. Por isso carece pessoas com qualificação, com experiência, e percebemos isso ao longo dos anos, mas especialmente nos últimos dois anos. Infelizmente o prefeito que assumiu não conseguiu definir a proposta que foi apresentada na campanha eleitoral, e isso decepcionou demais todos aqueles que acreditaram e confiaram, e de repente viram a cidade decrescer em vários aspectos, tanto econômicos quanto sociais”, comentou. Confira a entrevista completa.
Blog do Anderson: Como está Cândido Sales?
Amilton Fernandes: A cidade está merecendo maior atenção, principalmente no aspecto administrativo. Nós percebemos que Cândido Sales deixou de crescer, faltando planejamento, controle e ações de políticas públicas. Por isso carece pessoas com qualificação, com experiência, e percebemos isso ao longo dos anos, mas especialmente nos últimos dois anos. Infelizmente o prefeito que assumiu não conseguiu definir a proposta que foi apresentada na campanha eleitoral, e isso decepcionou demais todos aqueles que acreditaram e confiaram, e de repente viram a cidade decrescer em vários aspectos, tanto econômicos quanto sociais. Por isso acreditamos que nas próximas eleições, o povo irá refletir de forma bastante confiante de que a experiência prevalecerá. Eu me proponho a colocar nosso nome como uma alternativa, talvez a única, para melhorar nosso município.
Blog do Anderson: O que você mudaria lá, caso hoje fosse prefeito?
Amilton Fernandes: Como prefeito, devido aos antecedentes que temos como administradores, temos certeza que nossa experiência levaria Cândido Sales a ser uma cidade diferente, progressista, com políticas públicas definidas no âmbito de saúde, educação, segurança… O novo, na verdade, não foi aprovado. E muitas pessoas acharam que o novo seria a personalidade, a figura, mas o novo que nós acreditávamos na verdade seria um projeto novo de desenvolvimento, e isso não aconteceu, tanto é que a decepção está caracterizada, e nós estamos propondo fazer essa grande mudança para 2016.
Blog do Anderson: O que significa a oposição ganhar a Câmara de Cândido Sales?
Amilton Fernandes: Acho que na questão do Poder Legislativo, como um poder importante para aprovação de propostas para o desenvolvimento do município, é inobstante se temos maioria ou minoria. Cada vereador precisa ter consciência do que é melhor para o município em defesa da coletividade. Mas acho que, de certa forma, isso irá forçar o poder executivo na aplicação correta dos recursos públicos. Isso é importante porque o cuidado vai ter que prevalecer, sob pena de sofrer consequências nas suas próprias contas, com relação à aplicação desses recursos.
Blog do Anderson: Sobre a sopa de letrinhas partidárias, quais letras vão fazer o seu partido? PT, PSB…?
Amilton Fernandes: Sou filiado ao PSD, partido do atual vice-governador Otto Alencar e futuro senador eleito. Deverei permanecer no partido, até porque entendemos que é um partido que pode representar muito bem o país em todos os aspectos, mas inobstante à questão partidária, o que vai prevalecer no nosso projeto é uma mudança que precisa acontecer no município de Cândido Sales.
Blog do Anderson: Você já tem em vista quem será seu vice?
Amilton Fernandes: Não, não há. Na verdade, o que existe é um projeto do grupo, que ainda está em discussão, entre a minha pessoa e também da liderança de Eduardo. Essa discussão vai continuar pra 2016. O candidato será aquele que melhor convier para a população de Cândido Sales.
Blog do Anderson: E atualmente, o que o povo quer lá: Dudu ou Amilton?
Amilton Fernandes: Eduardo e eu tivemos um projeto político para 2012, que já passou, porém há uma expectativa de continuarmos nesse pensamento de implantarmos esse projeto em 2016, então não há nomes definidos.