Modéstia à parte, Narciso

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Jorge Maia

O narcisismo é uma coisa feia. Na verdade chega a ser aborrecido encontrar alguém assim. Sempre trabalhei na compreensão de que a simplicidade é o caminho mais fácil e convidativo para manter a proximidade das pessoas, tornando-nos uma presença aconchegante. Certamente que nem todos pensam assim, mas não tem importância. seguiremos acompanhados da modéstia. Confira a crônica de Jorge Maia.

Penso, entretanto, que um pouco de vaidade não faz mal a ninguém. Refiro-me àquela vaidade que nos conforta, que produz auto estima, sem contudo ofender, nem magoar as demais pessoas. Um exemplo é a vaidade feminina. Muito necessária. A mulher precisa ter certa vaidade da sua condição, isso a enriquece e a deixa com aquele mistério de “coisa de mulher”, o que não ofende e cria certo charme.

Meditei sobre o assunto, vaidade, e expus minha alma ao exame metódico da verdade e conclui que realmente sou muito simples. Talvez seja este o meu segredo. O meu sucesso e fama deve em especial à minha condição de pessoa simples. Se eu fosse um narcisista certamente seria um ninguém. Sempre mantive um bom nível de autocrítica, daí a minha simplicidade.

Recordo, porém, que sendo humano tenho aquela dose, mínima, de vaidade, o que apenas denuncia a  minha condição humana, nada demais que importe em antipatia ou que de outro modo afaste as pessoas do nosso convívio diário, sempre penso que encanto às pessoas em qualquer lugar que eu chegue.

Pensando em minha simplicidade procurei e encontrei algumas expressões e afirmações que a caracteriza de modo muito preciso. Acho que algumas produções foram feitas pensando em minha pessoa, justamente por conta da minha simplicidade, citarei algumas e verão que eu estou certo.

Na música Gita, Raul Seixas produziu um verso que lembra muito bem a minha simplicidade, quando ele diz ” Eu sou a luz das estrelas” , acho isso de uma simplicidade parecida comigo. Quando ouço alguém cantando ” Here come de sun” logo imagino que é um cumprimento dirigido a mim. É muita simplicidade.

Outro dia, pensando em tudo isso, conclui que se eu não fosse eu, eu morreria de inveja de mim, justamente por minha simplicidade. Portanto, convoco a todos os narcisistas do mundo para que deixem de bobagem, deixem de ser antipáticos, mirem-se no meu exemplo, sejam pessoas simples.VC2712114


Os comentários estão fechados.