Jeremias Macário: A culpa é da onda

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário | Jornalista | [email protected]

No Brasil das trapalhadas que virou caso de deboche no exterior, a culpa pela queda de parte de uma ciclovia no Rio de Janeiro foi mesmo da onda do mar que, intempestivamente, subiu demais e invadiu uma área num local que não era dela. Estão falando que as “autoridades” vão decretar prisão da onda intrusa em regime fechado por 10 anos de reclusão, determinando que ela não ultrapasse as pedras próximas à ciclovia. A imprensa que divulga o fato é mais culpada ainda. Deveria ficar calada, na sua e só pautar coisas boas. Leia mais.

   O mar também foi advertido em não provocar tempestades, ventos fortes ou outras situações anormais que ameacem as estruturas da obra que foi construída por engenheiros com cálculos “precisos” para funcionar em terra firme, sem intempéries de qualquer natureza.

    Pelo veredicto, o responsável por tudo foi mesmo a onda que deveria ficar distante da ciclovia no limite de 50 metros. O resto é conversa fiada desses caras que se acham especialistas no assunto e da mídia que ficam procurando chifres em cabeça de cavalo.

 Desabamento de prédios, pontes e viadutos! O culpado por tudo é o terreno alagadiço ou pantanoso que não sustenta as bases. A terra que fica a tremer lá embaixo também é culpada. Depois ficam dizendo que eles usaram materiais de quinta categoria! Não passam de caluniadores e difamadores. O que tem mais aqui é gente honesta e honrada.

   Apagão de energia elétrica! Não tem dúvida que os trovões, os ventos fortes, os relâmpagos e os raios foram culpados por terem destruído as redes de transmissão. Nada a ver com falta de planejamento, roubo e má gestão dos governantes. Tudo não passa de intriga política da oposição.

  E essa história de secura das barragens e escassez de água para as populações do campo e das cidades! Coisa de São Pedro que fica contando os pecados das almas que entram lá no céu e esquece de mandar as chuvas no tempo certo.

     E São José que não envia mais água no dia dedicado a ele! Também os devotos, beatos e religiosos não fazem mais promessas como antigamente, como carregar pedras e crucificar penitentes na cruz! É isso aí gente, esses santos precisam ter mais atenção com as carências cá debaixo!

  Deslizamentos de terras nos morros com soterramentos de casas e mortes de moradores das encostas! A culpa é da água desmedida em locais perigosos que encharca a terra que se cansou de ficar pendurada lá no alto sem nenhuma proteção. Foi São Pedro, outra vez, que errou a pontaria e deixou a tromba d´água cair logo ali. Depois ficam culpando os poderes públicos que deixaram construir habitações em áreas irregulares!

  A verdadeira culpada pelo desastre ambiental provocado pela Samarco, em Minas Gerais, que matou 19 pessoas, exterminou peixes e animais silvestres, foi da lama que não se conteve em ficar na sua barragem e resolveu se refrescar nos riachos vizinhos e no rio Doce até o mar.

   A ré é a lama com seus detritos minerais, que saiu arrastando tudo pela frente! A empresa, os fiscais e os órgãos do governo não têm nada a ver com isso. O negócio é multar a lama e cobrar dela os devidos reparos. Enquanto isso, fica aquele blábláblá com troca de acusações que não terminam mais! Punição contra a maldita lama!

   O culpado pelo incêndio da boate Kiss, no Rio Grande do Sul, foi do fogo ousado que se alastrou depois que soltaram uns fogos inofensivos! Os meninos só queriam brincar e abrilhantar a festa! Boates só precisam ter entradas e nada de saídas de emergência! Pra que tanta segurança?

  Depois de tanto tempo, ficam procurando culpados e um apontando para o outro, gastando papel e bate-boca em audiências que não levam a nada! Condena logo o fogo e pronto! Por isso é que no Brasil os processos nunca são concluídos e sempre impera a impunidade!

   Tragédias no trânsito com acidentes fatais nas ruas e nas estradas! Os culpados são esses carros velozes que não se controlam e saem por aí desembestados! Assaltos, roubos, mortes e violências nas cidades! A culpa é do povo que inventa sair por ai de bobeira e não fica em suas casas numa boa. Também, tanta gente apinhada nas ruas, só podia dar nisso!

   Corrupção, desmandos, picaretagens, idiotices, absurdos, desrespeito, falta de vergonha e ladroagem dos empreiteiros, políticos e governantes! Os culpados são as eleições e essa democracia libertina que fica por aí desfilando nua e exibindo suas partes íntimas pra todo mundo. Roubo na Petrobrás? A culpa é do amaldiçoado “ouro negro” que resolveu brotar da terra. Poderia ter ficado lá sossegado nas suas profundezas.

  Não tem vacina para as crianças, idosos e gestantes? A culpa é desse vírus safado que fica por aí disseminando gripe, com a sigla pomposa de H1N1,matando gente. Por que não mandam trancafiar o bicho de alta periculosidade numa penitenciária de segurança máxima? Por que não dão ordens às forças armadas para metralhar o invasor?

  O país vive numa bancarrota onde a cada dia aparecem mais desgraças e escândalos maiores que os outros? Anda desmoralizado lá fora? Tem traidores e golpistas na área? Os culpados foram os portugueses e os índios que receberam esses caras pálidas aqui em nossa terra.

  Mas, o maior culpado mesmo por tudo que acontece, desde malfeitos, pestes, doenças, safadezas, desvios de conduta, de verbas, crimes e tudo mais que é ruim, é dessa mídia “prepotente e arrogante” que fica por aí divulgando notícias más, achando que tem o direito e o papel primordial de informar os desenformados.

 


Os comentários estão fechados.