Um áudio que circula pelas redes sociais informa que uma suposta infecção no Hospital Geral de Vitória da Conquista teria motivado a faxina e desocupação de corredores no último final de semana. Segundo a narração feminina, a visita do governador Rui Costa também teria sido cancelada por conta desse problema. Procurada pelo BLOG DO ANDERSON, o HGVC esclareceu a situação ao meio dia desta quarta-feira (26). “Esta nota visa esclarecer informações indevidas e de forma especulativa acerca do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), disseminadas em redes sociais. O áudio fala sobre uma “super bactéria” que teria infectado toda a unidade hospitalar, motivando a limpeza que foi feita nesta semana, a retirada de pacientes que não deveriam receber alta, suspensão da equipe de estágio entre outras falácias”, diz o informativo. Veja o esclarecimento.
Esclarecimentos:
- A bactéria encontrada faz parte da flora bacteriana não só do HGVC, mas de vários hospitais no Brasil e no mundo, e no momento está sob controle na Unidade do HGVC;
- Os pacientes infectados por esta bactéria, assim como por algumas outras, necessitam ficar em isolamento, afim de não ocorrer disseminação para outros pacientes, proteger os funcionários e familiares, conforme orientações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.
- Sabe-se que a transmissão de bactérias é via contato interpessoal, objetos e superfícies contaminadas.
- Por conta disso a limpeza que aconteceu no HGVC é uma medida de Contenção de Surto orientada pelo Núcleo Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (NECIH).
- A retirada dos pacientes do corredor foi uma determinação do Ministério Público e do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), além de ser uma ação continua da direção do HGVC evitar que os pacientes permaneçam no corredor.
- Não houve suspensão dos estagiários.
- A informação sobre um paciente que teria sofrido uma parada cardíaca por conta da bactéria é completamente falsa. Isso não aconteceu.
Uma Resposta para “Saúde Pública: suposta “super bactéria” assusta pacientes do Hospital Geral de Vitória da Conquista”
Marta
Meu Deus!
Eles tiveram coragem de soltar esta nota mentirosa?
Esse faxinão, acontece todas as vezes que vai receber visita de alguém que acham importante.
Hipócritas!!!
É o que eles são.
Bactérias! Lá está infestado mesmo.
Não tem a higiene necessária, não tem pessoal necessário para atender os doentes.
Eu já cheguei a presenciar 150 doentes naque corredor e com número bem pequeno de técnico de enfermagem para atender e medicar aqueles pacientes.
Verdadeiro absurdo!
Só Deus na causa.