Assessoria da Universidade de São Paulo: Plano Municipal de Saneamento é objeto de estudo em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação | PMVC

Durante a manhã desta sexta-feira (2), o prefeito Herzem Gusmão Pereira se reuniu com o professor Fernando Marcatto, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), instituição vinculada à Universidade de São Paulo (USP). O encontro foi para apresentação do diagnóstico preliminar relativo à situação dos serviços de saneamento básico do município.  As primeiras conclusões foram apresentadas por Marcatto, que também ouviu os representantes da Prefeitura para colher diretrizes adicionais que complementarão o trabalho em andamento. Leia a íntegra.

A pesquisa busca compreender a real situação da prestação desses serviços no município e teve início no final do ano passado, com um estudo da Fipe na cidade. Com a finalização desse diagnóstico, será possível dar início ao processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento, que norteará as ações do município para essa área pelos próximos 30 anos.

Segundo Marcatto, esse processo facilitará a identificação dos pontos necessários para melhorar a qualidade dos serviços, solucionando questões como o tratamento de esgoto e dando um fim ao racionamento de água na cidade. “Com o Plano Municipal, você consegue entender o quanto de investimento vai ser necessário nos próximos 30 anos. Todos esses problemas que a população vive podem ser solucionados com o Plano”, explicou o professor.

O diagnóstico final deve ser entregue nas próximas semanas à Prefeitura, que, em seguida, dará início à elaboração do Plano Municipal de Saneamento. “A Fipe está trazendo uma contribuição enorme. Esse estudo irá contribuir e muito para a melhoria do sistema de saneamento que temos e para que estejamos preparado para os próximos anos”, declarou José Antônio Vieira, secretário de Infraestrutura Urbana.


Os comentários estão fechados.