Povoado Catarina I: após pedido de socorro, Prefeitura de Vitória da Conquista instala bomba para captar água

Fotos: WhatsApp | BLOG DO ANDERSON

Munícipes do Povoado Catarina I, que pertence ao Distrito de José Gonçalves, Zona Rural de Vitória da Conquista, pediram socorro ao BLOG DO ANDERSON por conta da falta d´água. “Sou do povoado de Catarina, Zona Rural de Vitória da Vonquista e estamos todos precisando de sua ajuda. Mais de 60 famílias do povoado estão sem água. São idosos, pessoas doentes, mulheres grávidas que estão sendo obrigados a comprar água sem ter condições. Tem um poço artesiano que abastecia o povoado e região que deu defeito na bomba. Há mais de um ano levaram para consertar e não trouxeram de volta ainda”, comentou um dos cidadãos em situação de sofrimento.

“A nossa situação é crítica estamos sem água para o básico, temos o posto nestesiano que foi feito para o uso de uma escola, porém como a escola foi desativada há algum tempo mais o posto ficou sendo usado para o uso da população, já faz algum tempo que levaram para o conserto e até hoje nada!ja tivemos informações que a bomba já está pronta ,alguns moradores já foram cobrar a estalacao dessa devida bomba mais só obtiveram promessas.  

Outro descaso e a respeito do açude, há tempo a comunidade combram a limpeza desse açude, mas nada foi resolvido. Há muitos anos que as chuvas que davam pra armazenar a água para população passar o anos sem sofrimento por causa da água, contamos apenas com auxílio de um caminhao pipa que coloca a água em uma caixa a cada 15 dias pra uma população de quase 58 famílias, sendo que muitas dessas famílias tem idosos e crianças em casa.

A comunidade de povoado de Catarina 1, Distrito de José Gonçalves, pede socorro urgente. Obrigado por nos ouvir”, complementa outro cidadão. Em nota ao BLOG DO ANDERSON, a Secretaria Municipal de Comunicação informa que na manhã desta terça-feira (5) técnicos na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural foram instalar uma bomba no povoado Catarina 1. Ela irá bombear a água de um poço localizado em uma escola do povoado. A vazão é de 700 litros por hora. O objetivo é diminuir a carência de água na região. Veja a nota na íntegra.

 

1 – Hoje, pela manhã, técnicos da Secretaria de Agricultura foram instalar uma bomba no povoado Catarina 1. Ela irá bombear a água de um poço localizado em uma escola do povoado. A vazão é de 700 litros por hora. O objetivo é diminuir a carência de água na região;

2 – O povoado de Catarina 1 está inserido no Programa Operação Pipa, do Ministério da Integração Regional. No ano passado, o Governo Federal decretou, emergencialmente, o abastecimento em áreas que sofriam o efeito da estiagem e que foram cadastradas pelo Exército Brasileiro.

3- Catarina 1 recebe, mensalmente, do Exército, 80 mil litros de água que são depositados em quatro postos. Pelos critérios do Ministério da Integração Regional, as prefeituras não podem reforçar, com carros-pipa, o abastecimento nessas regiões. A pena para o descumprimento do acordo é a suspensão do envio de água pelo Exército. Este critério determina que as gestões municipais atuem nas áreas não beneficiadas pelo Programa.

4- Em situações pontuais e emergenciais, como em regiões mais distantes da localização dos postos de abastecimento e que possuam idosos, a Defesa Civil Municipal tem se encarregado do abastecimento.

4- Quanto à limpeza dos açudes, ela está sendo feita em várias localidades da zona rural, e no cronograma municipal, o povoado Catarina 1 será beneficiado.

5- Além disso, a Defesa Civil Municipal solicitou à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a perfuração de mais de 200 poços artesianos no município. Esses poços seriam perfurados em uma ação conjunta entre Prefeitura Municipal, Exército Brasileiro e Ministério da Integração Regional. Estamos no aguardo de uma resposta do Governo Federal.

Maria Marques

Secretária Municipal de Comunicação

Secom, 26 de agosto de 2019.


Os comentários estão fechados.