A Academia Conquistense de Letras (ACL) teve a honra de contemplar o confrade Doutor Valmir Henrique de Araújo com Diploma de Distinção, na noite da segunda-feira (24), sob o sistema online, tanto pelos 20 anos de Academia Conquistense de Letras, quanto pelo seu trabalho literário, com merecido destaque e premiações. O evento é o cumprimento de valorização e divulgação dos méritos dos acadêmicos, conforme reza o seu Estatuto. Veja o release assiando pela presidente da ACL Elvarlinda da Rocha Jardim.
Para falar sobre o confrade homenageado, a confreira Ivone Alves Rocha, no seu pronunciamento, descreve, com muita propriedade e sabedoria, que “o […] Dr. Valmir Henrique de Araújo é um ser apreciável, amável, em si mesmo, por si mesmo. O mérito do confrade Valmir Henrique de Araújo é notório, levando-o a receber o Diploma de distinção, sobretudo ao nos passar sua filosofia. Em suas obras, abraça a perspectiva de Kant de Marx e Scheler, Husserl, Sartre. Parece considerar humanista a doutrina que atribui ao homem a sua realização na sociedade e na história, o valor de fim, de forma tal que tudo esteja a ele subordinado, considera-se individual e socialmente responsável pelas suas atitudes e, para isso, persegue a liberdade de ser.”
Valmir Henrique de Araújo é filho da cidade de Paulo Afonso, doutor em Educação pela UFRN, com pós-doutorado em Robótica Educacional pelo Departamento de Computação e automação da UFRN; Professor de Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB; Atua na área de Ensino, Pesquisa e Novas Tecnologias de Ensino-aprendizagem; Mestre em Ciências Nucleares, desenvolvendo pesquisas diversas, sobretudo da pesquisa de educação científica, voltada para a diversidade cultural, com a inserção da física e da robótica educacional nas séries iniciais do ensino fundamental em comunidades quilombolas do Sudoeste da Bahia.
A disseminação da palavra, no mais profundo do seu conceito literário, é um dos papeis da Academia Conquistense de Letras, cumprido com dignidade e respeito, mesmo com as dificuldades impostas por esse triste e aterrador período pandêmico. Cada Acadêmico, conforme suas tendências e aptidões literárias, enriquece, dia a dia, os arquivos memoriais da Entidade, não lhe permitindo perder a dinâmica exigida pela arte e hábito de ler, viver e sentir as personalidades advindas da criatividade de cada um, visando atender a cada leitor e leitora amantes da literatura. Assim tem sido o Doutor Valmir Henrique de Araújo, esquecendo-se de que é humano, suscetível às dificuldades e limitações físicas, entrega-se, incansavelmente, ao processo de criação. Conhece os limites dos modelos pré-estabelecidos, mas rompe as barreiras, e dá margem ao seu poder de criar e criar, o que o faz distinguir-se e ser merecedor da Diplomação.
A Academia Conquistense de Letras sente-se honrada e agradecida, pois contou com a participação de inúmeros amigos e representantes de Academias de Letras da região, tais como: Maestro João Omar – Vitória da Conquista, responsável pela abertura do evento com dois belíssimos números musicais ; Professor Aleilton Fonseca – Academia Baiana de Letras – ALB; Mariângela Borba -ACLtras – Vitória da Conquista; Esechias Araújo Lima – ACLetras – Vitória da Conquista; Ivone Alves Rocha – ACLetras – Vitória da Conquista; Valmir Henrique de Araujo – ACLetras – Vitória da Conquist; Ezequiel Sena – ACLetras – Vitória da Conquista; Ana Emília – ACLetras de Vitória da Conquista e Elvarlinda da Rocha Jardim – ACLetras – Vitória da Conquista; Marcos Martins – ACLetras – Vitória da Conquista; Adiramélia – Vitória da Conquista; Natan Oliveira – Vitória da Conquista; Alberto Andrade – Aracaju; Átila Cheles Keler – Vitória da Conquista; Célia Regina Henrique – Recife; Edson Araújo – ACL de Paulo Afonso; Tânia Quental – Recife; Cleide Nascimento – Maceió; João Carlos Santos Santos – Lider Contabilidade, Vitória da Conquista; Lidiam Silva – Vitória da Conquista – Marcos Lira – Barreiras; Wladimir – São Paulo; Josy Silva – Vitória da Conquista; Lafayeyte Marques – Vitória da Conquista; Professora Fabíolla Andrade – Vitória da Conquista; Herbert Cruz de Oliveira – Vitória da Conquista.
Elvarlinda da Rocha Jardim
Presidente da Academia Conquistense de Letras