Nota de Pesar | Fábio Ferraz de Almeida, aos 62 anos

Foto: Divulgação | Família

Armenio Souza Santos

Nascido em Belo Campo e radicado em Vitória da Conquista desde a adolescência, mais um grande cidadão se vai. Faleceu nesta sexta-feira (15), Fábio Ferraz de Almeida, aos 62 anos. Médico formado em 1986 na Universidade Federal de Sergipe, seguiu a especialidade de Pediatria e, por vocação social, fazia Saúde Pública com maestria e humanidade. De uma inteligência ímpar, Doutor Fábio, fez parte do time que revolucionou a Saúde Pública em Vitória da Conquista, incorporando à nossa equipe, quando então Secretário de Saúde e juntamente com Doutor José Henrique Padre, fortaleceu o trabalho de saúde desenvolvido nossa Cidade na década de 80, quando da criação dos primeiros Agentes de Saúde Urbano e Rural do Brasil e da proposta da criação e construção do hoje Hospital Municipal Esaú Matos. Como todo pensador inteligente e revolucionário, logo após o exercício da função de Secretário de Saúde de Vitória da Conquista, diferenciado e inquieto como era, com outros colegas Pediatras, fundou a AMIC, sendo o primeiro hospital pediátrico do bairro Brasil, que por divergências políticas de então, não foi possível manter o seu funcionamento pleno. Foi um dos mentores do Plano de Saúde SEMEV, genuinamente conquistense, junto com toda rede hospitalar. Posteriormente nos ajudou na concepção e funcionamento da Oftalmo Feira em Feira de Santana e na execução dos primeiros mutirões de catarata.  Veja o texto na íntegra.

Nascido em Belo Campo e radicado em Vitória da Conquista desde a adolescência, mais um grande cidadão se vai.

Faleceu hoje DR. FÁBIO FERRAZ DE ALMEIDA aos 62 anos de idade.

Médico formado em 1986 na Universidade Federal de Sergipe, seguiu a especialidade de PEDIATRIA e, por vocação social, fazia SAÚDE PÚBLICA com maestria e humanidade.

De uma inteligência ímpar, DR. FÁBIO, fez parte do “time” que revolucionou a SAÚDE PÚBLICA em Vitória da Conquista; incorporando à nossa equipe, quando então Secretário de Saúde e juntamente com Dr. José Henrique Padre, fortaleceu o trabalho de saúde desenvolvido nossa Cidade na década de 80, quando da criação dos primeiros AGENTES DE SAÚDE URBANO E RURAL do Brasil e da proposta da criação e construção do hoje HOSPITAL ESAÚ MATOS.

Como todo pensador inteligente e revolucionário, logo após o exercício da função de Secretário de Saúde de nossa Cidade, diferenciado e inquieto como era, com outros colegas Pediatras, fundou a AMIC, sendo o PRIMEIRO HOSPITAL PEDIÁTRICO DO BAIRRO BRASIL, que por divergências políticas de então, não foi possível manter o seu funcionamento pleno.

Foi um dos mentores do Plano de Saúde SEMEV, genuinamente Conquistense, junto com toda rede hospitalar de nossa Cidade.

Posteriormente nos ajudou na concepção e funcionamento da OFTALMO FEIRA em Feira de Santana e na execução dos primeiros mutirões de catarata naquela Cidade.

Desbravador, logo a seguir, elaborou a construção de uma unidade hospitalar em Sergipe e comigo e mais outros 4 sócios, construiu com 4.000 m2 de área edificada e com 107 leitos, o PRIMEIRO HOSPITAL DE NOSSA SENHORA DE SOCORRO, onde homenageou o líder regional daquele Estado que acreditou no projeto, sendo denominado de “HOSPITAL JOSÉ FRANCO”.

Foi Secretário de Saúde de Vitória da Conquista, prestou consultorias em saúde pública para alguns Municípios da Bahia com destaque para Eunápolis.

Por fim, preparávamos uma grande farra com violeiros na conclusão do PROJETO “UM NOVO OLHAR NA EDUCAÇÃO”, com lançamento pelas mídias sociais, informando à população Mundial sobre a saúde visual, quando foi acometido abruptamente de COVID.

Mas, guerreiro como é, resistiu por cerca de 60 dias na UTI do São Vicente, quando faleceu nesta madrugada.

Fica para todos nós seus amigos e admiradores e a população CONQUISTENSE a saudade e, na memória, os seus ensinamentos para o crescimento humano, com a dignidade e certeza de que: SAÚDE É BOM E BARATO, CARO É A DOENÇA.

Vá com DEUS amigo e de lá, mantenha-nos inspirados nas nossas vocações para o bem e para ajudar no crescimento humano.

Do seu amigo,

Dr. Armenio Souza Santos

O velório será realizado no Salão do Cemitério Parque da Cidade às 10 horas (depois da DASS, na estrada de Itapetinga) e o sepultamento será no mesmo local às 17 horas.


Os comentários estão fechados.