Waldenor troca o carnaval pelos Andes peruanos

O deputado Waldenor Pereira (PT), líder do Governo na Assembléia da Bahia, trocou as festas momescas por uma viagem exterior.

Pereira está com a família no Peru, onde permanece até a próxima terça-feira (16). Na próxima quinta-feira (18), o parlamentar estará ao lado do governador Jaques Wagner na reabertura das atividades do legislativo em 2010.

Mercado de carnes do Ceasa será inaugurado em março

O novo mercado recebeu investimentos de mais de R$ 1,5 milhão

Está marcado para o dia 1º de março a inauguração do mercado de carnes da feira livre (Ceasa) de Vitória da Conquista. Localizado no centro da cidade o espaço foi ampliado e reformado e atende a todas as normas de segurança e higiene. Com um recurso de R$ 895.688,43, do Governo Federal, e um investimento de 700 mil reais como contrapartida do município, foram construídos 136 boxes; serviços de esgotamento, além da reforma total dos sanitários, pisos, recuperação do telhado e pintura.

Capacitação – Além de realizar as melhorias na estrutura do mercado, a Prefeitura também promoveu capacitação através de cursos aos comerciantes, focando questões de higiene, forma correta de lidar com alimentos, noções de administração, marketing, contabilidade e previdência.

Cadastramento do passe escolar continua até 31 de março

 Segue até o dia 31 de março, o cadastramento do passe escolar estudantil em Vitória da Conquista. São esperados quase 25 mil alunos das escolas públicas e privadas, na Associação das Operadoras do Transporte Coletivo Urbano, situada na Avenida 2 de Julho, 220, Centro. Os estudantes podem fazer o cadastramento das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 11h40, nos sábados. O prazo de entrega é de oito dias após a solicitação e o bilhete eletrônico poderá ser utilizado a partir do início das aulas.

As instituições de ensino devem encaminhar a lista dos estudantes matriculados, em ordem alfabética, por série ou curso, ou modelo do atestado a ser emitido, com carimbo e assinatura do responsável, e calendário escolar para o ano letivo. Já os alunos devem estar munidos dos seguintes documentos:

-Original da Carteira de Identidade;

-Original e cópia do atestado de matrícula, devidamente carimbado e assinado pelo responsável da escola;

-Comprovante de residência, recente, em nome do aluno, dos seus pais ou de um representante habilitado;

– BEM – Bilhete Eletrônico Municipal/Escolar (para os alunos que já o possuem);

– 01 fotografia 3×4 atualizada e colorida (para aqueles que não possuem o BEM).

Comércio fecha, shopping tem funcionamento parcial durante o feriadão de carnaval em Vitória da Conquista

O shopping é uma opção de lazer neste feriadão

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, o comércio e a rede bancária de Vitória da Conquista não funcionarão, retornando às atividades na quarta-feira (17).

Já o Shopping Conquista Sul funciona normalmente no sábado (13), domingo (14) todos os estabelecimentos funcionam em horário normal, das 14h às 22h, sendo que a praça de alimentação (das 11h às 22h) e o entretenimento (12h às 22h).

No feriado de carnaval, na terça-feira (16), somente as Lojas Americanas irão funcionar (das 14h às 20h). A praça de alimentação e o entretenimento funcionam no mesmo horário da segunda-feira. Na quarta-feira de cinzas todo o Shopping retorna às atividades a partir das 12h.

Bancos: Quem tem contas de consumo como água, luz e telefone com vencimento na segunda (15) e terça-feira (16), datas em que os bancos estarão fechados, os carnês poderão ser pagos na quarta-feira de cinzas (17), a partir do meio dia, sem incidência de multa, informou a Federação Brasileira de Bancos.

RTID beneficia território quilombola de Vitória da Conquista

Por Juscelino Souza, A Tarde

A comunidade quilombola do Velame, a 509km de Salvador, formada por 73 famílias descendentes de escravos, é a primeira do sudoeste baiano e a segunda no Estado a ser beneficiada com o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) este ano. Os trabalhos para conseguir o RTID tiveram início em 2008.

De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o documento, publicado no Diário Oficial da União (DOU), é a fase mais complexa para a titulação de um território quilombola.

Em resumo, o RTID aborda a história da comunidade, a ancestralidade, a tradição e a organização socioeconômica dos remanescentes de quilombos, além de identificar e delimitar o território.