Tese de professora da FTC Conquista será tema de programa da TV Justiça

Por Shirley de Queiroz

Quando a coordenadora do curso de Direito da FTC Conquista, professora Luciana Santos, defendeu sua tese do mestrado não imaginava que seria convidada a apresentar seus estudos num programa de televisão. Pois foi exatamente isso que aconteceu. A produção do programa Academia, da TV Justiça, acaba de convidar a professora para a gravação, no dia 16 de março.

Luciana Santos estudou a “Violência contra a Mulher” durante o curso de mestrado. Mesmo antes de defender a tese, em dezembro de 2009, já vinha sendo convidada a dar palestra sobre o assunto em diversas instituições de Vitória da Conquista. “Uma das professoras da minha banca de avaliação faz parte da TV Justiça e indicou meu trabalho para ser apresentado no programa”, conta a professora.

O programa Academia desenvolve comentários e debates sobre temas polêmicos e interessantes relacionados ao universo jurídico – sempre retratados por meio de teses e dissertações. A cada semana, o convidado expõe um assunto, que é comentado por acadêmicos, especialistas e profissionais do direito.

Semanal, o programa é exibido aos domingos, às 20h30, e reprisado às quartas-feiras, 19h30, e às sextas-feiras, 12h. A TV Justiça pode ser sintonizada em Salvador, no canal 6 da NET (TV por assinatura), e no restante do país por antena parabólica com receptor digital e através da SKY, canal 117. Ainda não foi definida a data em que o programa com a professora Luciana Santos vai ao ar.

Jequié: PRF apreende 8kg de cocaína em ônibus que vinha para Vitória da Conquista

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do posto de Jequié apreenderam na manhã desta quarta-feira (3) 8 quilos de cocaína no interior de um ônibus da empresa Camurujipe,  que fazia a linha de Salvador a Vitória da Conquista.

Quando os policiais abordaram o ônibus e fizeram a vistoria, os policiais encontraram a droga em posse da passageira Juliana Oliveira da Silva, 33 anos, que foi presa por tráfico de drogas. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil local.

Criador de pássaros silvestres é preso em Vitória da Conquista

Por Juscelino Souza, A Tarde

Três anilhas adulteradas e 11 pássaros sem registro foram encontrados

Um criador amadorista de pássaros silvestres, que não teve o nome divulgado, foi detido e conduzido nessa quinta-feira, 4, ao presídio regional de Vitória da Conquista após ser flagrado com três anilhas adulteradas e 11 pássaros sem registro no Instituto Brasileiro do meio Ambiente (IBAMA).

O flagrante foi feito por agentes do Escritório Regional do Ibama (Esreg), durante a “Operação Roleta Russa”, deflagrada esta semana com o objetivo de vistoriar criadores amadoristas registrados no órgão.

As anilhas servem como meio de identificar aves registradas. Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para avaliação veterinária e posterior soltura, enquanto o acusado foi levado ao presídio por agente da Polícia Federal.

Governo – A anilha é distribuída e controlada pelo Governo Federal por meio do Ibama. A chefe do Escritório regional, Andrea da Mata Lula, explica que adulterar ou falsificar a anilha é crime federal. “Além disso, o criminoso responde por prática de crime ambiental e processo administrativo instaurado pelo Ibama, com multa de R$ 5,5 mil”, completa, após lembrar que a operação prossegue e outros criadores poderão ser autuados, caso não comprovem sua regularidade.

Andrea lembra que não basta o criador amadorista estar registrado no Ibama. “É necessário seguir as normas de criação. Quem adultera, falsifica, repassa ou utiliza anilhas de outro criador pode ser preso por violação, adulteração ou ainda falsidade ideológica, além do crime ambiental”, finalizou.

Veículos continuam amontoados em pátio de delegacias de Vitória da Conquista

Sem interferência do poder público, veículos apreendidos pela polícia amontoam nos pátios das delegacias de Vitória da Conquista.

Somente em 2009 a TV Sudoeste exibiu cerca de cinco matérias, onde autoridades prometeram uma solução, mas até o momento ainda não houve nenhuma modificação.

Enquanto isso os moradores das proximidades destes depósitos, preocupam-se com o risco da proliferação do mosquito da Dengue.

Em nota enviada ao Blog do Anderson, o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), André Cairo, informou que manteve contatos com delegado regional, Odilson Pereira, cobrando uma solução. Segundo Cairo, o delegado o informou que a solicitação foi encaminhada ao Poder Judiciário do Estado da Bahia, mas ainda não o respostaram.

Bastante preocupado com o aedes aegypti, o presidente do MCMP alerta à Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde do Município e do Estado, para que tomem providências urgentes. Confira aqui a nota do MCMP

Encontro reúne vereadores do Sudoeste baiano em Vitória da Conquista

Gildásio Silveira: “É importante que isso seja cada vez mais fortalecido”

A Federação Baiana de Câmaras Municipais (FEBACAM) realiza um encontro com vereadores da região Sudoeste, a partir das 14 horas desta sexta-feira (5),  na Câmara de vereadores de Vitória da Conquista, onde serão discutidos temas como a redução do duodécimo, repasse feito pelo executivo ao legislativo municipal e o I Encontro de Vereadores em Salvador, previsto para 11 de março e a PEC 58/09.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vitória d Conquista, Gildásio Silveira (PT), o encontro vai proporcionar um debate proveitoso sobre o impacto da PEC 58/09. “É o momento oportuno para debatermos sobre os elementos que formam o conjunto de índices de construção da receita do legislativo, do duodécimo das Câmaras. Além de obter também do Tribunal de Contas, esclarecimentos sobre despesas com atividade parlamentar, muito questionada pelo Tribunal com relação às câmaras municipais. Pois não percebemos isso com relação à Assembléia Legislativa e a própria Câmara Federal. Temos essa oportunidade agora. Creio que é muito importante que toda região esteja presente para construção de um documento para que o Tribunal de Contas reveja certos posicionamentos para que a Lei seja aplicada de forma igualitária, evitando interpretações diferentes de acordo com a localidade, destacou. O presidente reafirmou ainda a importância do legislativo no regime democrático para o equilíbrio e a existência dos poderes. “É importante que isso seja cada vez mais fortalecido”, salientou.