Arquivos Diários: 14 de maio de 2013, 23:15
Jacaré: “O que está realmente é uma situação lamentável”, afirma sobre o transporte público
Foto: Blog do Anderson
Uma das maiores demandas da população conquistense é um transporte público de qualidade, o que vem sendo prometido há muitos anos ganhando destaque especial nas últimas eleições municipais. Já passou os quatro meses do quarto mandato do Governo Participativo, liderado pelo prefeito Guilherme Menezes, e a cada dia a situação fica mais crítica. Na última semana os estudantes foram às ruas da cidade cobrando melhorias no setor e ganhou apoio do deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) que classificou o sistema como um caos. Na tarde dessa terça-feira (14) foi a vez do vereador Fernando Vasconcelos (PT), presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, aderir ao movimento em prol do transporte público que atenda a comunidade como o que foi exposto na campanha política do ano passado. “Infelizmente, estamos aguardando agora com a definição da licitação ansiosos porque, hoje a realidade de transporte está inaceitável com esse quebra-quebra de ônibus. Estive em contato com as duas empresas recentemente, pois o tempo todo os ônibus estão quebrando. Isso não pode acontecer, a cidade de Conquista não merece isso. É uma passagem razoavelmente cara e que precisa de um transporte de qualidade”, disparou o petista. De acordo com Fernando Jacaré, nome popular do edil, ele disse acreditar que com o novo contrato com as duas empresas que exploram o transporte público na Capital do Sudoeste Baiano, obter melhorias nos serviços. “É prioridade nossa as questões do transporte coletivo. Tanto com um terminal moderno com cobertura, bilhete único, ônibus novos, mais ônibus nos horários de pico para que a gente tenha realmente um transporte de qualidade que a população mereça. O que está realmente é uma situação lamentável”, completou.
Ossada é encontrada em Conquista
Fotos: Blog do Anderson
Uma ossada foi encontrada em Vitória da Conquista, na tarde dessa terça-feira (14). Os restos mortais estavam nos fundos de uma casa do bairro Nova Esperança. De acordo com a delegada Iara Gardênia Fernandes, pelas características parece ser de uma mulher que morada na residência. A polícia chegou ao local após uma denúncia anônima, mas nenhum dos vizinhos quiseram comentar sobre o assunto. As investigações estão em curso.
ALBA instala Comissão da Verdade e elege Marcelino Galo presidente
Foto: Ana Luísa Ribeiro
Para revelar a verdade e romper o silêncio em torno das violações de direitos humanos praticados durante o período da ditadura militar na Bahia, foi instalada nesta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a Comissão Especial da Verdade. O deputado estadual Marcelino Galo (PT) foi eleito na ocasião para presidir a comissão e a vice-presidência ficou com o deputado Pedro Tavares (PMDB). A primeira pauta da comissão vai ser a audiência pública “Comissão da Verdade”, que será no próximo dia 21 de maio, às 9h, no auditório do Edifício Senador Jutahy Magalhães, na Alba. O evento vai contar com a presença do Grupo Tortura Nunca Mais, o Comitê Baiano da Verdade, universidades, estudiosos, historiadores que pesquisaram o período da Ditadura Militar e entidades vinculadas aos diretitos humanos.
Durante a instalação da comissão, Galo citou o ato covarde do ex-PM Átila Brandão que apresentou uma infundada queixa contra o jornalista Emiliano José, que também é o primeiro suplente de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores. “Emiliano nada fez além de exercer a liberdade de expressão e garantir mais uma passagem do seu respeitado e sério trabalho de documentar nossa memória. Emiliano está ameaçado de processo porque utilizou a narrativa de uma fonte viva, Renato Afonso de Carvalho, renomado professor de cursinhos de Salvador, então preso político no início da década de 70. O então oficial da PM, Átila Brandão é acusado de tortura. Ele sim deve explicações”, completa.
Plantão Policial com Paulo Martins
Confira as ocorrências policiais em Vitória da Conquista desta terça-feira, 14 de Maio, apresentadas pela repórter Paulo Martins, no Band Revista da Band FM. Edição de áudio: Rubenildo Metal.
Boquira: médico contratado “cumpria” jornada superior a 24 horas por dia
O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (14), considerou procedente o termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Boquira, Edmilson Rocha de Oliveira, por irregularidades na prestação de serviços médicos por Ulisses Carvalho Andrade, no exercício de 2011. O relator do processo, Conselheiro Fernando Vita, imputou multa de R$ 2 mil ao gestor, que ainda pode recorrer da decisão. O termo aponta uma carga horária exacerbada, tendo em vista que a soma da carga horária mensal exercida pelo profissional, na execução de dois contratos, foi superior à quantidade de horas existentes no mês. Informa ainda que, além dos contratos de prestação de serviços médicos com a Prefeitura de Boquira, o profissional também mantinha, no mesmo período, contratos de prestação de serviços médicos em Ibipitanga e Macaúbas.
Poções: Suspeitos de espancamento detidos
Foto: Blog do Anderson
Os cinco acusados pelo espancamento do capoeirista conquistense Erisvaldo Gomes Paes, no último final de semana, seguem detidos no Complexo Policial de Poções, informou o major Fernando Leite, comandante da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar. De acordo com o militar, apenas um dos suspeitos, identificado como Índio tem passagens por delegacias. “Fomos acionados e chegamos logo em seguida ao local do crime”, disse o major acreditando que uma desavença entre o grupo teria provocado a briga. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), Erisvaldo foi submetido a uma intervenção cirúrgica e segue na Unidade de Terapia Intensiva. O seu quadro é estável.
Tremedal: Ex-prefeito é subprefeito de Lagoa Preta
Foto: Blog do Anderson
O prefeito de Tremedal, Márcio Ferraz de Oliveira (PT), fez as suas primeiras modificações em seu secretariado. O ex-prefeito Catulino Ferraz, que é seu irmão, saiu da Secretaria de Expansão Econômica, Desenvolvimento Comercial e Industrial e assumiu a subprefeitura de Lagoa Preta, o mais importante distrito da cidade que busca a sua emancipação política. O cargo deixado por Catulino foi assumido por João Carlos Maia Simões e a professora Jeruzia Pales Teixeira Ribeiro assumiu a Secretaria de Educação.
CMVC: Comissão fiscaliza Lei da Fila
Fotos: Blog do Anderson
Por telefone com o Blog do Anderson, na manhã dessa terça-feira (14), o vereador Hermínio Oliveira (PDT), vice-presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista e titular da Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor, falou sobre a blitz que fiscalizou a Lei da Fila em agências bancárias, nessa segunda-feira (13). De acordo com o parlamentar, a ação passou pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco, mas poucas foram às notificações. “Hoje em dia podemos observar que os bancos aos poucos se adequam aos direitos dos cidadãos, mas a demora no atendimento ainda é o que tem sido motivo das reclamações”, comentou. De acordo com o pedetista, nas três instituições ele pode observar a evolução nos equipamentos, como assentos, sanitários, bebedouros e sistema eletrônico de senhas.
Para ele o que apresenta a maior demora é o Bradesco, mesmo sendo o que mais lucra e agrega uma grande parte da clientela bancária da cidade, pouco tem investido em seu corpo funcional. Os edis Sidney Oliveira (PRB) e Adinilson Pereira (PSB), e a equipe do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (PROCON), coordenada pelo advogado Carlos Públio, também integraram a comitiva que deverá retornar aos bancos e também aos supermercados dentro de alguns dias. A Lei 1.345/2006, conhecida como Lei da Fila, determina o tempo máximo de espera nas filas de bancos, supermercados, casas lotéricas e demais estabelecimentos em até 15 minutos em dias normais e 30 minutos em dias de pós-feriado. O cliente lesado deve procurar o Procon, munido do protocolo de atendimento, contendo o horário de entrega da senha e o horário de início do atendimento. A multa para o não cumprimento da Lei é de R$ 7 mil.

Jau faz o encerramento do Festival da Juventude
Fotos: Divulgação / PMVC
Com canções que vão desde o clássico ao afroreggae, o cantor e compositor Jau fez o público cantar e dançar durante a noite de encerramento do Festival da Juventude. O soteropolitano, que começou no Olodum e hoje vivencia a carreira solo, presenteou o público do festival nessa segunda-feira (13) na Praça Barão do Rio Branco, com um show exclusivo e pra lá de envolvente. Nem o frio e o tempo chuvoso impediram que os fãs fossem conferir de perto o carisma e a simpatia contagiante do cantor. O repertório, que mesclou antigos sucessos com algumas músicas novas, fez o público vibrar e começar a semana com uma segunda-feira diferente. “Estou muito feliz por estar aqui em Vitória da Conquista, que é uma cidade que eu amo e que as pessoas me recebem muito bem. Estou feliz também por essa iniciativa da Prefeitura de valorização do cidadão e de levar o debate, a discussão política e o fomento da cultura para os jovens. Estou torcendo para que outras administrações brasileiras copiem esse modelo porque a gente precisa é disso, de fomentar a cultura e promover o debate para a nossa juventude”, declarou o cantor.
Além dos shows musicais na Praça Barão do Rio Branco, durante a segunda edição do Festival da Juventude, 29 atividades de formação aconteceram em diversos espaços públicos da cidade, promovendo discussões sobre políticas públicas voltadas ao público jovem nas Rodas de Conversa, Oficinas e Minicursos. Temas como drogadição, cidadania das jovens mulheres, LGBT, ecumenismo, empreendedorismo juvenil e cultura popular foram abordados. O teatro, a dança e ações autogestionadas também tiveram espaço garantido na programação.
Café Society recebe o 4uarteto de Blues
Mulher que teve dor de parto em ônibus interestadual passa bem em Jequié
Foto: Divulgação
Uma mulher, grávida de nove meses, que viajava de São Paulo com destino à cidade de João Pessoa (PB) se sentiu mal, neste domingo (12), quando passava pelas imediações de Jequié, no Sudoeste da Bahia. Ana Beatriz Ramos Carneiro iniciou o trabalho de parto quando estava no trajeto no ônibus interestadual, sendo conduzida às pressas à Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, unidade da Fundação José Silveira. No local, foi imediatamente atendida e encaminhada ao Centro Cirúrgico, com um quadro clínico que inspirava cuidados. Após o atendimento emergencial, foi verificado que o bebê se encontrava em posição transversal, situação obstétrica considerada de alto risco. Graças ao profissionalismo e ao suporte de uma equipe de prontidão, o parto foi realizado com sucesso, na data em que se comemora o Dia das Mães. “Recebi um ótimo atendimento. No momento que mais precisei, estavam todos aqui para me ajudar”, declarou emocionada a parturiente, que se encontra bem com o seu filho, com toda assistência por parte da Santa Casa.
R.R. Soares compra a Rádio Cidade
Foto: Divulgação
A Rádio Cidade não pertence mais a Rede Clube de Rádio. A emissora modulação em amplitude agora será totalmente destinada para a programação da Igreja Internacional da Graça de Deus, liderada pelo missionário Romildo Ribeiro Soares, mas conhecido como R.R. Soares. No Shopping Itatiaia, técnicas já instalam o novo estúdio do veículo, mas ainda sem data para início das atividades. Em Vitória da Conquista conta com três rádios AM, sendo a da Canção Nova, a Rádio Cidade e a Rádio Clube, atualmente fora do ar.
Jequié: “A administração mostrou que não teve seu início”, afirma Euclides sobre a prefeita Tânia
Foto: Blog do Anderson
O deputado estadual Euclides Nunes Fernandes (PDT) sofreu uma derrota histórica em sua carreira política nessas últimas eleições municipais de Jequié. Ele, que foi candidato a prefeito, e o seu filho, o ex-vereador Euclides Nunes Fernandes Junior (PDT), não conseguiram êxito nas urnas. Em entrevista ao Blog do Anderson, na última semana, Euclides disse que havia um sentimento do eleitorado voltado para a médica mineira Tânia Diniz Correia Leite de Britto (PT). “Havia um sentimento, uma emoção no período eleitoral. Quando entramos para ser candidato, já sentimos esse sentimento em torno da doutora Tânia. E nós, para construir um momento político mais adequado, aceitamos a proposta de apoio de grandes líderes políticos do município de Jequié. Mas, infelizmente, a emoção prevaleceu com o possesso e com a realidade que está sendo vista agora na atual gestão”, comentou. De acordo com o potiguar, natural de Riacho de Santana, “para a atual gestão municipal foi criada uma expectativa muito forte. No sentindo de fazer a diferença, trazer as soluções dos problemas. Mas, infelizmente, já fazem quatro meses e as coisas não andam realmente como a expectativa que foi criada da população de Jequié”. “Muita dificuldade, os problemas não foram solucionados, tanto na área da saúde, como na educação. As dificuldades para as crianças na idade escolar, até hoje não estão normalizadas. Em todos os sentidos falando, a administração mostrou que não teve seu início”, avaliou. Quando indagado se retornaria em 2016, o pedetista disse que está com atenções voltadas para 2014, quando vai buscar a sua terceira eleição à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Blog do Anderson em Jequié
O tempo e a temperatura em Conquista
Foto: Blog do Anderson
A terça-feira (14) amanheceu com muita nebulosidade em Vitória da Conquista com neblina e temperatura variando entre 14° e 24°C. De acordo com o Climatempo, o sol deverá aparecer, mas as nuvens estarão presentes durante o dia com períodos de céu nublado e noite com muitas nuvens. Com esse clima os transtornos serão para as pessoas que utilizam a aviação como meio de transportes, que por conta de Vitória da Conquista está localizada a mais de mil metros de altitude em relação ao nível do mar, o tempo fecha com frequência impossibilitando a visibilidade para pousos e decolagens. Confira as previsões.
Capoeirista conquistense é espancado em Poções
Fotos: Reprodução
Um atleta conquistense foi espancado na madrugada do último domingo (12), em Poções, e segue em estado considerado como grave na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). De acordo com a imprensa poçoense, Erisvaldo Gomes Paes teria levado vários golpes com uma barra de ferro após conflito em via pública, já amigos do jovem disse que o jovem de Vitória da Conquista foi espancado após tentar separar uma briga.
“O mais revoltante é que toda ação aconteceu na frente de oito guardas municipais, sem que nenhum intervisse naquela barbárie, omitindo socorro ao rapaz. Um dos elementos por nome de Alex Santos de Jesus, o Índio, foi preso no momento e conhecido por um dos capoeiristas. A barra de ferro usada na agressão também foi encontrada no local”, comentou Sandro Capoeira ao Blog do Anderson.