Um adolescente ficou ferido com a explosão de fogos de artifício que caiu dentro do automóvel em que estava, durante uma carreata em comemoração à reeleição da presidente Dilma Rousseff, em Belo Campo, na manhã desta segunda-feira (27). O garoto, que é filho do ex-vice-prefeito Antônio Gomes da Silva Neto, presidente municipal do PT conhecido como Netinho, foi trazido ao Hospital Geral de Vitória da Conquista pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência onde passa por cirurgia. Logo mais novas informações sobre o caso.
Vítima de um atentado após uma suposta briga de trânsito no último final de semana, veio a óbito no Hospital Geral de Vitória da Conquista, na tarde desta segunda-feira (27), Flávio Henrique de Jesus, 36 anos.De acordo com o Caso de Polícia, Flávio caminhava pela avenida Integração quando reclamou para um condutor de automóvel que quase lhe atropelou. Ele teria atirado pedras no veículo e os ocupantes lhe agrediram com socos e pontapés. Segundo testemunhas homens numa motocicleta retornaram ao local e dispararam pelo menos dois tiros de arma de fogo em Flávio. Conforme o Blog do Anderson informou, amigos e familiares se uniam em oração pela saúde do Flávio, que seguia o espiritismo. A Polícia Civil investiga o caso.
Em Vitória da Conquista o senador Aécio Neves (PSDB-MG) derrotou a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) pela diferença de 1961 votos. O tucano somou 84693 (50,59%) e a petista 82732 [49,41%], de 167425 votos válidos. Os brancos foram 2278 e nulos 6301. Na 40ª Zona Eleitoral [Zona Rural] Dilma Rousseff teve conquistou o eleitorado apurando 59,27% [33642 votos] contra 40,73% [23119] de Aécio Neves. Já na sede do município Aécio teve uma expressiva votação sobre a petista. Na Zona Leste, sob a responsabilidade da 41ª Zona Eleitoral, o senador mineiro teve 30964 [56,91%] dos votos válidos e a presidente reeleita 23442 [43,09%]. No Oeste da Suíça Baiana, 39ª Zona, a maioria do eleitorado também preferiu Aécio. Ele teve 30610 sufrágios [54,41%] contra 25648 [45,59%] da petista.
O movimento nas delegacias foi intenso neste final de semana. No Caso de Polícia desta segunda-feira (27) o repórter Paulo Martins fez um balanço geral das ocorrências em destaque na Capital do Sudoeste Baiano. Nas últimas 72 horas foram registradas quatro mortes, sendo três por arma de fogo e uma em acidente de trânsito, além de três tentativas de homicídio. Ouça a seguir o Caso de Polícia com Paulo Martins.
Um homem atacou a esposa durante a noite deste domingo (26) em Vitória da Conquista. O caso aconteceu após uma briga do casal dentro de uma casa no Residencial Lagoa Azul, Campinhos, quando o agressor deu três golpes de faca na vítima e deixou o objeto cravado na cabeça dela. Segundo informações da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o crime foi registrado por volta de 19h30. A mulher foi atingida duas vezes nas costas, uma vez na cabeça foi encaminhada para o Hospital Geral de Vitória da Conquista ainda com a faca alojada no corpo. Vizinhos perceberam que a mulher estava sendo atacada e seguraram Willian da Silva Damasceno, 23 anos, para impedir que ela continuasse sendo esfaqueada. A Polícia Militar encaminhou o acusado pelo crime ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). Willian da Silva Damasceno encontra-se no Presídio Advogado Nilton Gonçalves. Confira outras notícias no Caso de Polícia.
A Polícia Rodoviária Federal flagrou e prendeu um vereador de Boa Nova, no Sudoeste Baiano, por fazer transporte ilegal de eleitores. Renato Rodrigues dos Santos (PP) levava nove eleitores numa van, que saiu da Zona Rural com destino a sede de Boa Nova. O parlamentar foi liberado durante a noite e vai responder ao processo por transporte ilegal de eleitores.
Na terra governada pelo Partido dos Trabalhadores há quase vinte anos o maior número de votos ficou mais uma vez para os tucanos. Na votação deste domingo (26) o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que disputou à Presidência do Brasil pelo PSDB, apurou 84693 votos, contra 82732 de Dilma Rousseff nas urnas de Vitória da Conquista. “Eu avalio da seguinte forma: o povo de Conquista quer mudanças neste projeto que está no governo municipal não mais satisfaz a vontade da população, e mostrou que a oposição unida pode sim vender as eleições de Vitória da Conquista”, comentou o advogado Marcelo de Melo Silva, que disputou à Câmara Federal pelo Democratas. Sobre a antecipação do lançamento do seu nome para assumir o posto que até então está ocupado pelo radialista Herzem Gusmão Pereira (PMDB), que acaba de disputar a sua terceira eleição e poderá ficar fora da vida política nos próximos oito anos, conforme processo em tramitação na Justiça Federal, Marcelo Melo diz que “é um homem de partido e de grupo, que pensa num objetivo maior da sua cidade, seu povo, está aberto ao diálogo, e não veta, e não impõem nomes”. “O que eu quero hoje é a vitória das oposições em Vitória da Conquista. Então nós temos que sentar, como já disse anteriormente, o diálogo está aberto e acredito que a união que foi feita em 2012 ela com certeza acontecerá em 2016 para juntos ganharmos às eleições”, afirmou. A respeito da evolução econômica, social e educacional da Capital do Sudoeste, Melo diz que tudo evolui, com esforços políticos ou não, mas atribui o crescimento ao povo. “Que é um povo trabalhador, um povo honesto, um povo que sabe o que quer. Independente do governo cresce e trabalha com o seu desenvolvimento”, complementa.
Considerado como um nome leve em seu segundo mandato, o vereador Ademir Abreu Magalhães (PT) está no meio dos nove possíveis nomes à sucessão na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Ele que negou interesse ao cargo agora defende a sua candidatura. “Eu acho que tenho um trânsito bom dentro da Câmara, tenho a consideração dos colegas e acredito que é possível”, afirmou ao Blog do Anderson no último sábado (27). Obviamente que Fernando Vasconcelos Silva (PT), atual presidente do Legislativo Conquistense, será uma figura central nesse processo, mas há uma situação bastante delicada, e possivelmente as forças políticas farão a eleição da Câmara depois de observado todo o cenário interno e externo, tendo em vista a sucessão municipal daqui a dois anos. Ademir ganha pontos por ser um defensor da candidatura do deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) à Prefeitura de Conquista. Sobre os concorrentes, o médico petista manda um recado: “Todos os nomes são bons, o que chegar mais forte vai vencer”. Acompanhe aqui o processo das Eleições CMVC.
Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis a partir desta segunda-feira (27) na internet. Para ter acesso, o estudante deve informar CPF e senha escolhida na hora da inscrição. Também a partir desta segunda, os mesmos cartões começam a chegar pelo correio, no endereço informado na inscrição. O documento de confirmação traz os dados pessoais do participante: nome, CPF, número de inscrição no Enem, data, hora e local das provas, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). Aqueles que acessarem o cartão pela internet deverão conferir as informações e imprimi-lo, se desejarem. Não é obrigatório levar o cartão no dia da prova. No entanto, é indispensável apresentar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou de motorista. Segundo o instituto, quem não receber o cartão, não conseguir imprimir pela internet ou constatar erro no documento, deve entrar em contato com o atendimento ao participante, no telefone 0800616161. Caso cartões enviados pelo correio sejam devolvidos, o Instituto Nacional de de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entrará em contato com os candidatos por meio de SMS e mensagem eletrônica, por celular e e-mail. As provas do Enem serão nos dias 8 e 9 de novembro. Mais de 8,7 milhões se inscreveram para o exame. Confirme aqui a sua inscrição.
O final de semana foi marcado pela violência com três homicídios em Vitória da Conquista. No Plantão Policial desta segunda-feira (27), o repórter Léo Santos faz um balanço e detalha cada crime registrado nas delegacias da Capital do Sudoeste Baiano. Ouça a seguir.
Familiares e amigos pedem orações a um jovem de 36 anos que se encontra na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Flávio Henrique de Jesus foi vítima de um atentado em decorrência de uma briga de trânsito no final da tarde do sábado (25). De acordo com o repórter Léo Santos, em seu Plantão Policial desta segunda-feira (27), Flávio caminhava pela avenida Integração quando reclamou para um condutor de automóvel que quase lhe atropelou.
Ele teria atirado pedras no veículo e os ocupantes lhe agrediram com socos e pontapés. Ainda de acordo com o comunicador, em seguida homens sob uma motocicleta retornaram ao local e dispararam pelo menos dois tiros de arma de fogo em Flávio. Uma equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional da Polícia Militar (PETO) se dirigiu à Integração, realizou rondas pela região, mas nenhum dos autores pelo crime foi encontrado. A Polícia Civil investiga o caso.
Como dizia Magalhães Pinto: “Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. A citação condiz com o que acontece em Vitória da Conquista e consequentemente em outros municípios pela constante movimentação. Após longos meses em campanha das eleições gerais do Brasil, o processo chegou ao fim na noite deste domingo (26) com a reeleição da presidente Dilma Rousseff, mas as articulações para a sucessão municipal já estão em curso. A partir desta semana as conversações em torno da próxima Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vitória da Conquista prometem virar noites, tendo em vista a quantidade de nomes que tem surgido para ocupar o cargo comandado por dois mandatos consecutivos pelo vereador Fernando Vasconcelos Silva (PT). A seguir divulgamos com exclusividade os primeiros nomes que confirmam pré-candidaturas, divididos pelos partidos e blocos. PT: Ademir Abreu Magalhães, Coriolano Ferreira de Moraes Neto e Júlio Delfino Honorato Filho; PCdoB/SSD/PRB: Andreson Ribeiro Alves; PTB/PSL: Irma Lemos dos Santos Andrade; PV/PSB: Cícero Custódio de Almeida; DEM/PROS/PSDB: Arlindo Santos Rebouças, Maria Lúcia Santos Rocha; PR: Luciano Gomes Lisboa. Obviamente que Fernando Jacaré, como é conhecido o atual presidente, será uma figura central nesse processo, mas há uma situação bastante delicada, e possivelmente as forças políticas farão a eleição da Câmara depois de observado todo o cenário interno e externo, tendo em vista a sucessão municipal daqui a dois anos.
A semana será chuvosa em Vitória da Conquista. De acordo com o Climatempo, a segunda-feira (27) começa com sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Para a terça-feira (28) as previsões apontam o tempo chuvoso durante o dia e a noite, com a probabilidade de chuva de 23 milímetros. Já na quarta-feira (29) o temporal está previsto em 63 milímetros. Confira outras previsões.