Operação Lava Jato: Sérgio Moro decide libertar nove presos temporários da 26ª fase

Foto: AFP
Foto: AFP

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, decidiu pela liberação de nove presos temporários da 26ª fase da Operação Lava Jato, identificada como Operação Xepa. As prisões foram efetuadas no dia 22 de março. O prazo para o cumprimento vence neste sábado (26). Em depacho, Moro diz que não é o caso de prorrogação das prisões e determina a expedição dos alvarás de soltura. Sérgio Moro, no entanto, determinou também que nenhum deles poderá deixar o país durante as investigações e que devem entregar os passaportes no prazo de três dias. “Diante dos indícios de que executivos do Grupo Odebrecht foram deslocados para o exterior durante as investigações, nele obtendo refúgio, imponho como medida cautelar alternativa à prisão a proibição de que os os investigados ora soltos deixem o país”, diz o despacho. As nove pessoas presas temporariamente são investigadas por crimes que envolvem fraudes documentais. A prisão foi decidida, segundo despacho feito na época porque existia risco de ocultação, destruição e falsificação de provas. O juiz também justificou a prisão na garantia de que essas pessoas seriam ouvidas separadamente pela autoridade policial, “sem que recebam influências indevidas uns dos outros”. Informações da Agência Brasil.

Prazos das Janelas Partidárias: 18 de março ou 2 de abril?

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Jarbas Magalhães | Professor de Direito Eleitoral | magalhaesjarbas@hotmail.com

Em meados de 2007, o TSE e o STF reconheceram que o mandato eletivo pertencia ao partido político, de modo que o mandatário que trocasse de legenda ficaria sujeito à sanção de perda do mandato  por infidelidade partidária. Nesse ponto, vale rememorar que o TSE, cumprindo determinação do STF, editou a Resolução 22.610/2007, que tratava do processo de perda de cargo eletivo, bem como de justificação de desfiliação partidária. Leia na íntegra.

Meio Ambiente: ativista denuncia poluição do Rio Verruga com protesto no Dia Mundial da Água

Fotos: BLOG DO ANDERSON
Fotos: BLOG DO ANDERSON

O ativista André Paulo barros Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), saiu às ruas de Vitória da Conquista durante essa semana, denunciado a contaminação do Rio Verruga. A ação faz parte da companha do Dia Mundial da Água comemorado na última terça-feira (22).

DSC_1288

Personificado de “Doutor Verdejante”, André Cairo circulou ruas da Capital do Sudoeste Baiano com uma placa em punhos cobrando ao prefeito Guilherme Menezes de Andrade atenção ao Verruga, bocas de lobos e canais pluviais contaminados há mais de três décadas.

Acima o BLOG DO ANDERSON expõe fotos do ato que aconteceu na Praça Barão do Rio Branco e também uma entrevista especial que o ambientalista concedeu ao Band Revista.

Violência Urbana: homem é assassinado por vizinho após reclamar de fumaça em Vitória da Conquista

Foto: Arquivo familiar
Foto: Arquivo familiar

O desentendimento entre dois vizinhos resultou numa tragédia nesta Sexta-Feira da Paixão em Vitória da Conquista. De acordo com familiares, em contato com o BLOG DO ANDERSON, Maurício Ferreira de Araújo, 39 anos, ao reclamar da fumaça em decorrência de fogo em um colchão gerou confusão com outro homem. Ele foi atingido por golpes de facas vindo a óbito no Residencial Pau Brasil, no bairro Miro Cairo. O fato aconteceu por volta das 22h30 da sexta-feira (25), no entanto o corpo só foi removido às 1h30 deste sábado (26). A Delegacia de Homicídios da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior investiga o caso.

Sudoeste Baiano: Prefeitura de Caatiba distribuiu 2500 quilos de peixe nesta Semana Santa

Foto: Divulgação | PMC
Foto: Divulgação | PMC

Moradores de Caatiba, cidade do Sudoeste Baiano localizada a 60 quilômetros de Vitória da Conquista, teve o peixe garantido nesta Sexta-Feira da Paixão. Como acontece a cada ano, a Administração Municipal distribuiu 2500 quilos do tradicional ingrediente que vai à mesa nesta Páscoa gratuitamente a diversas famílias caatibenses. “Esta é uma data muito especial para todos nós cristãos e por isso, respeitar essa tradição é um compromisso do governo Juntos Podemos Mais, que mesmo com essa crise que assola o país e com as dificuldades financeiras que os municípios vem enfrentando, com muito planejamento, buscamos alternativas para que esta distribuição fosse realizada com muita responsabilidade, assim como foram feitas nos anos anteriores”, explicou a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Tânia Ribeiro que participou da ação ao Ao lado do prefeito Joaquim Mendes Junior.

Eleições 2016: Fabrício Falcão ganha musculatura rumo a Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Fabrício Falcão: O PT infelizmente é um partido que só quer apoio, mas para apoiar quase nunca faz isso com partido nenhum, não dá sombra de encosto para ninguém

Com a crise nacional que afeta o governo da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores, o nome do deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) vai ganhando musculatura nestas Eleições 2016 em Vitória da Conquista. “O PCdoB terá candidatura a prefeito, o meu nome já foi definido pelo partido, eu sou candidato a prefeito de Vitória da Conquista, não tem chance nenhuma de compor de forma que nós não sejamos candidato em Conquista”, afirmou Fabrício Falcão em recente entrevista ao BLOG DO ANDERSON. De acordo com o prefeiturável, ele tem buscando alianças “com todas as forças políticas de Vitória da Conquista. Lideranças de partido, lideranças que não são de partido mas que tem representação políticas, estou conversando com partidos com o Solidariedade, tive essa conversa com o PSDB, estou conversando com o PDT, já tivemos reunião com o PSB, já tivemos reunião com o PV, enfim estamos conversando com todas as forças políticas de forma que possamos colocar o nosso nome e ter apoio de lideranças políticas como agora também estou procurando empresários de Conquista, estou procurando as igrejas cristãs de Conquista, as igrejas protestante, a igreja católica para colocar que meu nome está à disposição do povo de Conquista. Estou procurando toda a sociedade organizada, lideranças de bairros, associações, enfim estou fazendo uma conversa sistemática com toda sociedade civil organizada para colocar meu nome e explicar que nós temos um projeto não só para ganhar como para administrar bem Vitória da Conquista”. Fabrício lamentou a falta de reciproca do PT para o PCdoB. “O PT é um partido aliado ao PC do B apoio nacional, apoio estadual, jamais apoiaria um aliado ainda mais em Vitória da Conquista que eles governam a vinte anos. O PT infelizmente é um partido que só quer apoio, mas para apoiar quase nunca faz isso com partido nenhum, não dá sombra de encosto para ninguém”, complementa. Em consultas eleitorais extraoficiais, o nome de Fabrício figura-se entre os três principais postulantes à sucessão do prefeito Guilherme Menezes de Andrade, sendo os seus colegas na Assembleia Legislativa da Bahia: José Raimundo Fontes (PT) e Herzem Gusmão Pereira (PMDB).

Política Conquistense: Guilherme retirou Odir do páreo, mas não confirmou apoio a Zé Raimundo

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

O Partido dos Trabalhadores definiu o seu prefeiturável em Vitória da Conquista. Após uma intensa discussão, o Diretório aprovou o nome do deputado estadual José Raimundo Fontes na última quarta-feira (23). O prefeito Guilherme Menezes de Andrade e o pré-candidato Odir Ribeiro Freire Junior, que é chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Vitória da Conquista, não compareceram para o debate, mas deixou a cardo do secretário municipal de Comunicação, Ernesto Marques, a incumbência do anuncio da desistência do processo que iria ser disputado em prévias. Em conversa com o BLOG DO ANDERSON nesta sexta-feira (25), Ernesto disse que o prefeito prestou “um gesto com a grandeza de um verdadeiro líder, sem apego ao passado, comprometido com o futuro”. Agora resta saber se Zé Raimundo terá o apoio de Guilherme para consagrar mais uma vitória nas urnas destas Eleições 2016. 

Rio de Contas: Cristiano Azevedo vai disputar a Prefeitura mais uma vez; ele dá nota zero ao prefeito Márcio Farias

Foto: BLOG DO ANDERSON
Fotos: BLOG DO ANDERSON

O médico Cristiano Cardoso de Azevedo vai disputar mais uma vez a Prefeitura de Rio de Contas, uma das cidades mais importantes da Chapada Diamantina. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON durante a 50ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Vitória da Conquista, na última semana, Cristiano Azevedo disse que Rio de Contas precisa de mudanças em diversos setores, entre eles a Saúde, a Educação e o Turismo. “Estamos preparados para a gente melhorar a situação de Rio de Contas que hoje está caótica, enfrentando o descaso da Prefeitura junto com os professores, não paga o piso salarial, o turismo de Rio de Contas está abandonado. Então precisa de pessoas que tenham compromisso com o município”, comentou. “Hoje a gente precisaria dar uma assistência melhor as classes mais necessitadas, principalmente na área de turismo e saúde que está um caos total”, complementa.

DSC_0823

Ele criticou o seu principal adversário político, prefeito Marcio de Oliveira Farias (PSD). “O prefeito hoje não tem compromisso nenhum com o município, para ele é nota zero. Hoje a saúde em Rio de Contas está jogada ao lixo, o hospital não se faz um parto, praticamente serve de posto de saúde”, disparou. Já para ao prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo Cardoso de Azevedo, que é seu irmão, a avaliação foi totalmente diferente. “Eu acho que hoje em termo administrativo, Paulo é considerado o melhor prefeito da região. Paulo hoje foi o primeiro prefeito do Brasil a pagar o piso salarial dos professores, tem feito uma administração excelente, tem trazido várias obras para o município. O hospital hoje é referência na região, funciona fazendo a parte cirúrgica, tem na cidade o hospital de Livramento como um dos que fez mais cirurgias nos últimos quatro anos”, afirmou . Ainda de acordo com o prefeiturável, nos próximos dias ele estará divulgando a sua nova legenda. “Vamos ver se continuamos no PDT ou DEM”, completou.