Pelo processo de inexigibilidade de licitação, o prefeito Herzem Gusmão Pereira contratou a ACP Empreendimentos Limitada, com sede em Salvador, objetivando a prestação de serviço de avaliação e perícia nas obras da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. “Contrato com vigência prevista da sua assinatura até 15 de julho 2017. O pagamento pela execução dos serviços oriundos do presente contrato será no importe de R$ 63.800,00 (sessenta e três mil e oitocentos reais) ”, diz o Diário Oficial de Vitória da Conquista desta terça-feira (9).
Esses dois dias dessa semana de maio tem sido de exonerações e nomeações na Prefeitura de Vitória da Conquista. As boas notícias ficam para o ex-candidato a vereador pelo PMDB, Reinaldo Alves Moreira, conhecido como Reinaldo Gaúcho. Ele foi escolhido pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira para assumir a Gerência de Comunicação e Zeladoria, cargo ligado à Secretaria Municipal de Administração. A segunda confirmação ficou para Antônio Sandro Mota de Almeida, que ganhou o posto de gerente da Gerência de Análise de Projetos, pertencente à estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana. Ambos terão o piso da remuneração pelo símbolo CC-IV, conforme publicou o Diário Oficial de Vitória da Conquista nesta segunda e terça-feiras (8 e 9 de maio).
O Campeonato Feminino de Futebol da Zona Rural já tem data para entrar em campo: 21 de maio. Promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, o torneio será disputado por 17 equipes, divididas em quatro grupos. Confira a reportagem na íntegra.
A terça-feira (9) tem sido de movimentação intensa nas operações policiais em Vitória da Conquista. No final da manhã um homem morreu em confronto com a Polícia Militar no Nossa Senhora Aparecida. Com ele foram apreendia uma arma e drogas. Logo após, por volta das 13 horas, um adolescente tentou fugir de um rival, mas acabou morrendo ao ser atingido por tiros de revólver em via pública do Kadija, loteamento do populoso Patagônia. Depois desse caso um tiroteio foi registrado na região das Pedrinhas e no início da noite um ex-vereador conhecido como Moreira dos Macacos não resistiu aos ferimentos ao ser baleado dentro de sua casa que também funciona como oficina na Baixada do Jurema. Às 20h30 outra pessoa foi vítima fatal da violência urbana, dessa vez na Vila Elisa, loteamento do Espírito Santo. As investigações estão a cargo da Delegacia de Homicídios. Confira todos os detalhes na manhã desta quarta-feira (10), aqui no BLOG DO ANDERSON.
O juiz Ricardo Augusto Soares Leite, substituto da 10ª Vara Federal de Brasília, decidiu nessa terça-feira (9) suspender as atividades do Instituto Lula, a pedido do Ministério Público Federal (MPF). A decisão foi tomada no processo em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu, junto com mais seis pessoas, acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Segundo a denúncia, o ex-presidente agiu para comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O processo teve origem na delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral. Soares Leite entendeu que o Instituto Lula, apesar de desenvolver projetos de intuito social, pode ter sido usado como instrumento ou local de encontro para o cometimento de crimes diverso, entre os quais, ilícitos fiscais. Confira a íntegra da reportagem da Agência Brasil.
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu nessa terça-feira (9) manter a data do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorrerá quarta-feira (10) em Curitiba. A decisão foi tomada pelo juiz federal Nivaldo Brunoni, que negou o pedido de habeas corpus impetrado pelos advogados de Lula. A defesa de Lula havia requerido a suspensão da audiência para que fosse possível analisar as cerca de 100 mil páginas em documentos que a Petrobras anexou ao processo. O advogado Cristiano Zanin Martins alegou cerceamento de defesa por “não haver viabilidade material de análise dessa documentação antes do interrogatório”. A argumentação de Martins foi negada por Brunoni, que ressaltou que a juntada de documentos por parte da Petrobras foi requerida pela própria defesa do ex-presidente. O juiz relator também negou o pedido de que a tramitação do processo fosse suspensa até que os advogados de Lula pudessem analisar a documentação. “Foge do razoável a defesa pretender o sobrestamento da ação penal até a aferição da integralidade da documentação por ela própria solicitada, quando a inicial acusatória está suficientemente instruída”, diz o despacho de Brunoni. A audiência de amanhã marcará o primeiro encontro presencial de Lula com o juiz federal Sergio Fernando Moro. O ex-presidente será interrogado na condição de réu da ação penal a que responde no âmbito da Operação Lava Jato. Informações da Agência Brasil.
É com pesar que o BLOG DO ANDERSON noticia o falecimento de Genivaldo Alves Moreira, aos 53 anos. Ele veio a óbito na noite desta terça-feira (9) vítima de um atentado na Baixada do Jurema, em Vitória da Conquista. Moreira do Macaco, natural de Itapetinga, foi candidato ao Legislativo Conquistense nas Eleições 2012 pelo Partido Trabalhista Nacional. Ele era primo do vereador Adinilson Nascimento Pereira (PSB). Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas pelos familiares.
Um empresário de 53 anos foi morto a tiros de revólver em Vitória da Conquista. O crime aconteceu por volta das 18h30min desta terça-feira (9), na travessa Presidente Dutra, bairro Brasil, na região conhecida como Baixada do Jurema. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou socorro, mas a vítima veio a óbito no local.
Unidades da 78ª e 77ª Companhias Independentes de Polícia Militar fizeram rondas, mas até às 19h19 nenhum suspeito pelo delito havia sido capturado ou identificado. O corpo passará por necropsia no Instituto Médico Legal (IML) e as investigações estão a cargo da Delegacia de Homicídios.
Enxugando os gastos, o prefeito Herzem Gusmão Pereira lançou mais uma medida na Prefeitura de Vitória da Conquista na última semana e o BLOG DO ANDERSON noticia nesta terça-feira (9). Através do primeiro termo aditivo ao Contrato Nº 9922398458, Gusmão Pereira excluiu dois serviços de correspondências mais rápidos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o Sedex e o PAC [Encomenda Econômica]. Agora os documentos via Correios serão encaminhados através das Encomendas Nacionais. A economia com esse ato ainda não foi exposta pelo Executivo Conquistense.
O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (9), multou em R$3,5 mil, ex-prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes de Andrade, pela ilegalidade na nomeação de um Procurador do Município, vez que o mesmo é detentor de cargo efetivo de advogado na Prefeitura de Poções. O relator do processo, conselheiro Raimundo Moreira, ressaltou que a acumulação de cargos públicos é vedada pela própria Constituição, salvo expressas exceções, que não é o caso. A relatoria, levando em consideração que o município de Poções concedeu ao servidor o afastamento por um ano, sem remuneração, com vigência a partir de 20/06/2016 a 19/06/2017, a titulo de interesse particular, deixou de determinar a suspensão da nomeação do mesmo para o cargo em comissão de procurador de Vitória da Conquista, por considerar que a licença já encontra-se em via de extinção do prazo. Mas ressaltou que o prefeito de Poções não deve promover a sua renovação sob qualquer pretexto. O Ministério Público de Contas ressaltou que o afastamento temporário do servidor da prefeitura de Poções para atendimento de interesse particular, ainda que sem remuneração, não tem o condão de afastar a regra constitucional de inacumulabilidade, visto a manutenção do vínculo jurídico do servidor com a administração. Assim, permanece a ilegalidade da acumulação de cargos. Cabe recurso da decisão.
Centenas de pessoas passaram pela Centro Comunitário da Urbis VI, em Vitória da Conquista, prestando homenagens a Zomar Costa Santos, falecido na noite do domingo (7), aos 52 anos. Arbitro, professor e fomentador de eventos do futebol, Zomar atuava na Urbis VI onde coordenada diversos campeonatos.
Em camisas, amigos e familiares estampavam o rosto de Zomar com o seu autêntico sorriso. Na tarde desta terça-feira (9), antes de seguir para o Cemitério Municipal do Kadija, desportistas saíram em cortejo até o Campo do Meio, onde aconteceu uma série de manifestações. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.
Nesta terça-feira (9) o BLOG DO ANDERSON destaca algumas manifestações que foram enviadas ao Sudoeste Agora. Pelo que se observa, a falta d´água continua nos destaques, mas o principal motivo dessa reprodução fica para a Saúde Pública. Segundo uma ouvinte, o atendimento o Hospital Municipal Esaú Matos está um caos total. “Mães que chegam às 8, 9 horas da manhã só vão sair à tarde. É uma morosidade retada no atendimento médico.
O pessoal não está nem aí para quem está na recepção esperando horas e horas por um atendimento. Parecem que os médicos estão aqui fazendo favor. Fazem muito pouco caso”, reclamou. A resposta sobre esse e outros problemas deverão ser respondidos pela secretária municipal de Saúde, Ceres Neide Almeida Costa, que será entrevistada neste mesmo programa na quarta-feira (10). Ouça a seguir as manifestações populares gravadas pelo BLOG DO ANDERSON via Rádio Clube de Conquista.
As ocorrências têm assustado a população conquistense neste mês de maio. O caso mais recente aconteceu no início da tarde desta terça-feira (9) quando um adolescente foi atingido por tiros de revólver na rua Alcobaça, loteamento Kadija, no populoso bairro Patagônia. A vítima chegou a correr e entrou na Horta Comunitária do Kadija, mas não resistiu aos ferimentos vindo a óbito no local.
O BLOG DO ANDERSON esteve in loco e pode registrar a intensa movimentação e a presença de duas guarnições da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar. Até às 14h45 ninguém havia sido preso. O corpo passará por necropsia no Instituto Médico Legal (IML). A Delegacia de Homicídios vai conduzir as investigações.
Grupos de protetores de animais estiveram no início da noite dessa segunda-feira (8) reunidos com o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira. O encontro, ocorrido no Salão Nobre do Gabinete Civil, foi intermediado pelo vereador Sidney Benedito de Oliveira (PRB). Na oportunidade, a médica veterinária Hosana Maria Oliveira Torres, representando a comissão, entregou um documento ao gestor municipal com solicitações e sugestões para o cuidado com os animais em situação de abandono. “Viemos fazer solicitações e também estamos aqui para ajudar o governo. Esperamos sair daqui com ações de proteção aos animais”, iniciou a médica. No decorrer da reunião, o que foi mostrado pelo Governo Municipal é a preocupação com a causa em questão. “Temos que promover o diálogo, estar sensível a causa e estamos dispostos a isso pois os maus tratos aos animais me incomoda muito. O meu desejo é a construção do Centro de Zoonoses, mas enquanto isso não se concretiza, vamos viabilizar ainda este ano uma coordenação de Zoonose e vejo como urgente essa proposta de parceria com as clínicas veterinárias para atendimento emergencial”, declarou o prefeito.
Herzem convidou ainda o vereador a acompanhar os trâmites legais para a implantação da Coordenação de Zoonose e se comprometeu a visitar o mais breve possível a Associação Amiga dos Animais (AMA). Segundo o vereador Sidney, foi dado um passo muito importante para a realização de políticas públicas de proteção os animais, principalmente os animais abandonados de Vitória da Conquista. “Saímos daqui muito felizes desse encontro, pois segundo os próprios protetores foi uma reunião histórica: primeira reunião com o executivo e todos tiveram a oportunidade de colocar as suas reivindicações. Observamos que, atrás dessa agenda, os encaminhamentos terão sua celeridade. Vamos ter a coordenação e posteriormente o Centro de Zoonose que é um sonho de todos os protetores, inclusive do prefeito”, analisou. “Está nascendo uma esperança em mim e tenho fé que vai começar a mudar a realidade em Conquista. Estamos dispostos a ajudar esse governo na promoção de políticas públicas de proteção aos animais”, disse o representante da Liga de Protetores, Saulo Botelho.
A terça-feira (9) é de muitas opções no Guia de Oportunidades. Na reportagem que foi ao ar no Bahia Meio Dia diversas vagas para estágios e empregos foram divulgadas e o BLOG DO ANDERSON reproduz com exclusividade. Confira tudo e boa sorte!
Recentemente o BLOG DO ANDERSON mostrou a situação que se encontrava o Parque Ambiental do Alegria, espaço localizado às margens da avenida Presidente Dutra, em Vitória da Conquista. Na época a sujeira estava por todo canto, mas logo a Operação Limpeza Pública deu uma geral recolhendo os dejetos. No entanto ao meio dia desta terça-feira (9) o BA retornou ao local e pode observar que a imundice está de volta. Esse tipo de ação ilegal pode gerar multas além de colaborar com a sujeira na Capital do Sudoeste Baiano.
A Rodovia Santos Dumont, que é a movimentadíssima BR-116, corta Vitória da Conquista ao meio, eis um dos motivos do crescimento econômico e territorial desse município do Sudoeste Baiano. Há muito tempo que se comenta da sua duplicação, mas até o meio dia desta terça-feira (9) o assunto permanece esquecido. Os projetos existem, agora restam as articulações políticas para a concretização desse importante projeto
Acreditando no diálogo como uma importante ferramenta de desenvolvimento, o prefeito Herzem Gusmão Pereira abriu as portas para mais uma representação da sociedade organizada. Na tarde dessa segunda-feira (8), Gusmão Pereira e membros do Governo Municipal receberam representantes do Movimento Pró-Conquistas. A ideia foi discutir formas de colaboração mútua e ouvir as demandas da instituição. O Movimento Pró-Conquistas é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é articular interesses das principais entidades representativas do Sudoeste Baiano em busca de medidas que contribuam para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região. Dentre as pautas discutidas no encontro, estavam a implantação Central de Serviços Municipais, espaço responsável por centralizar a oferta de serviços públicos a cargo do município; e o Observatório Social, projeto que visa trazer a sociedade para mais perto da gestão pública, acompanhando e fiscalizando suas ações.