Dez atletas que integram o projeto “Esporte para Além das Fronteiras”, mantido através de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista e o Instituto Irmãos Nogueira, participaram do Campeonato da CTE Jiu-Jitsu ChampionShip Norte Nordeste, no último domingo (15). Com idades entre 10 e 13 anos, os atletas são alunos da Escola Municipal Lycia Pedral. O núcleo da Escola Municipal Lycia Pedral foi o primeiro do “Esporte para Além das Fronteiras” a ser implantado em Vitória da Conquista e atende, atualmente, cerca de 200 crianças matriculadas. Dos dez competidores, oito conquistaram o primeiro lugar nas disputas de que participaram.
“Isso mostra que o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação está sendo de fundamental importância para essas crianças, que, talvez, nunca teriam oportunidade de treinar em uma academia, nem tampouco de participar de uma competição”, avalia o coordenador do Instituto Irmãos Nogueira na Bahia, Luciano Nogueira. Segundo Nogueira, o foco do projeto não é em premiações, mas o desenvolvimento esportivo das crianças tem se sobressaído. “A metodologia de ensino do Instituto é voltada para um trabalho de disciplina, honestidade e respeito, e não focada em competições. Porém, dentro do projeto, temos crianças cheias de talentos, que, com certeza, serão futuros campeões”, assegurou o coordenador.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia está com investimentos em Vitória da Conquista. Os investimentos chegam aos R$ 1.793.423,15 através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) beneficiando trecho do Loteamento Cidade Modelo, que fica no bairro Bateias.
O vereador Francisco Estrela Dantas Filho, do Agir, lançou Nota de Pesar pelo passamento de Vanilda Porto Lima, aos 70 anos: “é com imenso Pesar que anunciamos o falecimento da querida Vanilda Porto Lima . Neste momento de tristeza e consternação, nossos corações estão solidários com a família, amigos e todos os que compartilharam momentos valiosos ao lado de Vanilda. Aos 70 anos, partiu Vanilda Porto Lima na manhã desta segundafeira, deixando esposo, filhos e netos”. O funeral aconteceu na segunda-feira (16), em Vitória da Conquista. “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. (João 11:2526)”
O juiz Wladymir Perri, da 12ª Vara Criminal de Cuiabá, deu voz de prisão para a mãe de um jovem assassinado a tiros de revólver depois que ela se expressou contra o acusado do crime, durante uma audiência de instrução, realizada no dia 29 de setembro. O caso, no entanto, só ganhou repercussão após o trecho da audiência ser divulgado nas redes sociais. O juiz informou, por meio da Assessoria Jurídica, que os fatos estão sendo apurados por determinação dele próprio, que encaminhou imagens da audiência à Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Mato Grosso e ao Conselho Nacional de Justiça. O g1 também entrou em contato com a Corregedoria, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria. De acordo com a promotora do caso, Marcelle Rodrigues da Costa e Faria, tudo começou quando foi perguntado à mãe se ela estava confortável em prestar depoimento na frente do réu. “Achei que se retirasse ele da sala, talvez ela ficasse mais tranquila em prestar o depoimento. Nesse momento, ela mostra coragem e diz que não teria problema ele acompanhar, pois o réu não era ninguém pra ela”. Logo pós a fala da mulher, o advogado do réu interviu pedindo respeito ao acusado e, em seguida, o juiz passa a repreender a mãe. “O juiz exigiu um comportamento daquela senhora, sem compreender a situação que ela estava. Então, eu intervi de novo, dizendo que eu queria ouvi-la, mas novamente o juiz exigiu da vítima inteligência emocional. Novamente, pedi que a vítima pudesse contar a história dela, mas o juiz não quis e encerrou a audiência”, narrou. Quando a audiência foi encerrada, a mãe do jovem assassinado se levantou e jogou um copo de plástico que ela segurava.
Em seguida, segundo a promotora, ela se voltou ao réu e disse: “da justiça dos homens você escapou, mas da justiça Deus não escapa”. Nesse momento, ela recebeu voz de prisão. “Na ata da audiência, o juiz disse que a mulher, no momento que jogou o copo, danificou patrimônio público, quebrando o bebedouro. Mas como um copo de plástico quebra um bebedouro?” questionou. Além disso, na ata também constava que ela xingou o magistrado, mas também não ficou comprovado”, disse a promotora. Após receber voz de prisão, a mulher permaneceu no fórum por mais quatro horas depois que a sessão foi encerrada, pois, segundo Marcelle, o juiz só lançou a ata no sistema às 20 horas. Depois da audiência, a mãe foi levada para a delegacia e prestou depoimento. “O delegado não lavrou flagrante, pois concluiu que não havia provas. Ela não teve liberdade de expressão, não foi ouvida. Isso doeu no meu coração”, concluiu a promotora. Apoio emocional e direito A psicóloga Giovana Bárbara Neves Lourenço, explicou que no estado há o Núcleo de Defesa da Vida, instituição responsável para atender familiares e vítimas sobreviventes de crimes dolosos conta vida. “A Promotoria de Justiça oferece a denúncia contra o réu, e a partir do processo, eles encaminham para a gente o pedido de estudo psicológico e social. Quando chega aqui, verificamos quem são as vítimas, os familiares dessas vítimas e entramos em contato com essas pessoas para informá-las sobre seus direitos”, explicou. Segundo Giovana, as vítimas são orientadas sobre os direitos que possuem, para que elas não sofram revitimização durante o curso do processo. “A pessoa é informada que aqui é um espaço de fala para ela. Então, não tem certo e errado, não tem censura. Ela fala sobre a dor dela a partir da perspectiva dela. E aí a gente também informa sobre outras questões que podem intensificar esse sofrimento durante o andamento processual, como pedir para depor na ausência do réu, caso se sinta temerosa ou não tenha condições de estar no mesmo ambiente que a pessoa. É um direito“, explicou.
O Dia Nacional da Vacinação, celebrado nesta terça-feira (17 em Vitória da Conquista. Para responder aos questionamentos da imprensa sobre o assunto, considerado de relevância no que diz respeito à estratégia de Saúde Pública, além da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, o encontro contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Vinícius de Brito Rodrigues, e da coordenadora de Imunização, Mariana Matos. A prefeita destacou que após um período de queda nas coberturas vacinais em todo o Brasil, e neste ano, o Município de Vitória da Conquista tem sido exemplo, graças ao aumento dos índices da maioria das coberturas vacinais, a exemplo do tríplice viral (82,62%), Hepatite A (85,89%), pneumo 10 (80%), rotavírus (76,77%), pentavalente (77%) e meningocócica (72,93%). “Aqui temos conseguindo aumentar a cobertura e só não conseguimos em duas vacinas, que é a ACWY e a Varicela, porque temos recebido doses insuficientes do Ministério da Saúde para conseguir atingir a meta”, complementou a gestora. O secretário de Saúde também relatou a melhoria dos indicadores da vacinação, inclusive nos resultados do segundo quadrimestre, no Programa Previne Brasil, alcançando a pontuação de 93 na vacinação de crianças menores de um ano. A meta é atingir 95 até o final do ano. “Para se ter uma ideia, em relação ao ano passado, a gente já aumentou a cobertura vacinal em 25% e o ano nem acabou ainda. De todas as vacinas que chegaram pra gente, por mais que não seja o quantitativo que esperamos e precisamos, já aplicamos mais de 95% delas”, explicou Vinícius.
Agora, o objetivo é aumentar ainda mais as coberturas vacinais das crianças, adolescentes e adultos com o trabalho da Busca Ativa Vacinal, por meio das ações intersetoriais promovidas pelas equipes da Saúde, Assistência Social e Educação. “Já estamos fazendo Busca Ativa da população com todas as equipes de Saúde da Zona Urbana e Rural, iniciamos uma parceria com a Educação e já vamos começar a Busca ativa nas escolas para que a gente possa avançar ainda mais nas coberturas até o fim deste ano”, afirmou o secretário. De acordo com a coordenadora de Imunização, o intuito desse projeto é alcançar principalmente os adolescentes, com a vacinação contra o HPV e ACWY, que estão um pouco abaixo do esperado. “Vamos estar com uma equipe especificamente ligada a essa vacinação nas escolas, juntamente com a educação que é nosso parceiro nesse projeto, cumprindo um cronograma, com a proposta de passar uma vez a cada semestre nas escolas e creches municipais de Vitória da Conquista, para que a gente consiga alcançar crianças, adolescentes e também adultos”, pontuou Mariana. Na oportunidade, a prefeita parabenizou os conquistenses pela consciência de manter a vacinação em dia e também as equipes de saúde que estão indo aos quatro cantos do município para vacinar a comunidade. “São 27 salas de vacinas na Zona Urbana, 18 na Zona Rural e ainda temos 20 equipes de saúde que realizam a vacinação itinerante na Zona Rural. Dessa forma, quando a vacina chega, vai logo para o braço das pessoas, por meio desse esforço das equipes que trabalham todos os dias para manter a nossa população protegida contra muitas doenças”, finalizou a gestora.
Os gestores deixam os cargos, mas os processos continuam em tramitação. Nesta quarta-feira (18), por exemplo, o nome do ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade, do Partido dos Trabalhadores, está no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. O Processo Nº 13911-15 trata-se de Relatório de Auditoria referente a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Com a relatoria do conselheiro Mário Sílvio Mendes Negromonte, a decisão foi “extinção, em razão da prescrição da pretensão punitiva e ressarcitória desta Corte”.
O deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) saiu na frente e permanece ativo nas articulações na corrida ao Paço Municipal da Praça Joaquim Correia. Além da Federação Brasil da Esperança [PT, PV e PcdoB], Waldenor Pereira tem citado costuras com outras legendas, como o Avante, Partido Social Democrático, Partido Socialista Brasileiro, Avante e Podemos. No início da semana, e o BLOG DO ANDERSON repercute nesta quarta-feira (18), Waldenor passou pela Capital Baiana e conversou com o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Éden Valadares Santos, que está nas articulações: “muito boa reunião com o amigo, professor, deputado e próximo prefeito de Vitória da Conquista, companheiro Waldenor Pereira”. De acordo com Éden, em publicação no X, “a União e Reconstrução de Conquista é uma prioridade do PT Baiano”.
Como acontece a cada ano, no próximo dia 7 de novembro a Câmara Municipal de Vitória da Conquista entrega o Título de Cidadão Conquistense a personalidades que colaboram com o progresso da Joia do Sertão Baiano. Entre os agraciados está a empresária Conceição Coelho Oliveira, que nasceu em Recife e depois foi para Petrolina. Atualmente divide o tempo entre Salvador e Vitória da Conquista. “Aos 21 anos, Conceição encontrou o amor de sua vida, Carlos Alberto Oliveira Neto, carinhosamente conhecido como Tatau, um autêntico conquistense oriundo de uma das famílias fundadoras da cidade. Juntos, construíram uma vida, uma família e um legado para Vitória da Conquista, onde residem há 41 anos. Nesse período, de décadas de carinho e amor pela cidade, e pela família, Conceição deu à luz e criou seus três filhos, Paula, Cecília e Carlos Neto, além de seus oito netos, sempre ao lado de seu esposo, mostrando-se uma base sólida, participando, empreendendo e apoiando os investimentos da família na cidade”, diz o Projeto de Decreto Legislativo apresentado pelo vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé, do Movimento Democrático Brasileiro, sobre uma das idealizadoras do Boulevard Shopping Vitória da Conquista. “Há cerca de 30 anos, Conceição e seu esposo adquiriram a área onde hoje se ergue o Boulevard Shopping, um sonho grandioso que eles construíram tijolo por tijolo. Embora Conceição muitas vezes diga: “Ah, mas eu não fiz nada, estava apenas apoiando meu marido…”, todos que visitam o Boulevard percebem seu toque feminino e sensibilidade em cada detalhe, desde a preocupação com acessibilidade, e inclusão, até as lindas decorações temáticas ao longo do ano. Ali, O seu trabalho nunca para e a sua alegria nunca finda”, continuou.
Cumprindo a Responsabilidade Social, Faculdade de Saúde Santo Agostinho prestou uma importante ação em Vitória da Conquista. “A Faculdade de Saúde Santo Agostinho, esteve hoje, no Hospital UNIMEC, através da representação do nosso coordenador de curso Geraldo Lino e nossa coordenadora acadêmica Isabela Arruda.
Nossa visita teve o propósito de doar um Cardiotocógrafo, aparelho essencial na avaliação da vitalidade fetal e na tomada de decisões durante a fase que precede o trabalho de parto em gestantes, uso exclusivo do SUS [Sistema Único de Saúde].
Nossa equipe foi calorosamente recebida pelos Doutor Manuel de Carvalho, Doutor Paulo Andrade e o Doutor Zezinho. Durante nossa visita, discutimos ideias e projetos futuros em colaboração com essa instituição de saúde.
Estamos entusiasmados com as possibilidades de contribuir para a melhoria dos cuidados médicos e o bem-estar das gestantes. É a FASA [Faculdade Santo Agostinho] formando mais um compromisso com a comunidade”, diz em nota ao BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (17).
O BLOG DO ANDERSON lamenta o passamento prematuro de Marina Pinheiro. Fisioterapeuta graduada em Vitória da Conquista, Mariana residia na Bolívia, mas estava visitando a família em Porto Seguro. A notícia de sua partida pegou todos de surpresa no último domingo (15). Aos amigos e familiares, nossos sinceros sentimentos.