Operação Spawning II | PF cumpre mandados no combate de comércio ilegal de armas em Montes Claros

Foto: Reprodução | PF

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão preventiva e quatro de busca apreensão em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, nesta quinta-feira (26) durante a Operação Spawning II. Segundo a PF, a ação tem o objetivo de combater os crimes de comércio ilegal de arma de fogo e munições, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação criminosa. No total, a Vara de Execuções Penais e de Inquéritos Policiais da Comarca de Montes Claros expediu sete ordens judiciais de prisão e 15 de busca e apreensão, sendo que houve cumprimento em Belo Horizonte, Santa Luzia, Itabira e Ouro Preto. A Operação desta quinta é um desdobramento da que foi realizada em 16 de agosto de do ano passado. Com os dados obtidas na época, a PF conseguiu identificar outros envolvidos. “Alguns investigados, de forma consciente e em troca de prestação pecuniária, cederam seus nomes para compra legal de armas. Posteriormente, a numeração dos armamentos era suprimida e as armas revendidas no mercado clandestino, com repartição de lucros entre os envolvidos”, informou a PF por meio de nota. Os levantamentos apontaram que um ex-policial militar atuava como despachante no esquema, que ainda tinha a participação de comerciantes e pessoas que estão presas e outras envolvidas com o tráfico de drogas e outros crimes. “A investigação apontou o despachante como sendo o responsável pela articulação do grupo criminoso. O ex-policial militar, desligado da corporação em 2022 por outras infrações disciplinares, se valia do status de policial para viabilizar as ações do grupo, transportando os armamentos de Montes Claros para Belo Horizonte”. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, uso de documento falso, porte ilegal de arma de fogo, comércio ilegal de arma de fogo e associação para o tráfico de drogas, cujas penas somadas podem chegar a 34 anos de prisão.

Mistério na Cidade | Lúcio comenta outdoor “A mãe tá on! E não será vice de ninguém!” em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um outdoor na Avenida Brumado é a primeira peça publicitária urbana que movimenta as Eleições 2024 na Joia do Sertão Baiano. “A mãe tá on! E não será vice de ninguém!”, diz a mensagem atribuída que seria um recado da vereadora Maria Lúcia Santos Rocha, do Movimento Democrático Brasileiro, à Prefeitura de Vitória da Conquista. No entanto, sem assinatura, não é possível saber quem patrocinou a publicidade que poderia ser caracterizada como propaganda antecipada. Ao Brasil Notícias [Rádio Brasil], na manhã desta quinta-feira (26), gravado e reproduzido pelo BLOG DO ANDERSON, ex-deputado federal Lúcio Quadros Vieira Lima, presidente de honra do MDB no Estado da Bahia, se esquivou dizendo que “olhe, como você vem disse é uma peça que não tem assinatura de ninguém. Se não tem assinatura de ninguém eu posso atribuir a ninguém”. “Eu discordo apenas em você quando fala que ‘Mamãe tá On’ é uma expressão, é uma expressão no Brasil todo é ‘Papai tá On’ tem até uma música, foi aí que surgiu e se espalhou na Redes es Sociais”, complementa. Ainda de acordo com o Cacique Emedebista, Lúcia estaria na frente do deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) e da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, na corrida ao Paço Municipal da Praça Joaquim Correia.

Eleições 2024 | Lúcio diz não ser abestalhado para abrir mão de Lúcia Rocha à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O ex-deputado federal Lúcio Quadros Vieira Lima, presidente de honra do Movimento Democrático Brasileiro no Estado da Bahia, concedeu uma entrevista ao Brasil Notícias [Rádio Brasil] que provocou muitas gargalhadas na manhã quente desta quinta-feira (26). Entre as manifestações estão números favoráveis à vereadora Maria Lúcia Santos Rocha que é pré-candidata à Prefeitura de Vitória da Conquista pelo MDB nas Eleições 2024. Segundo Lúcio Vieira Lima, Lúcia estaria com 37%, o deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) 14% e a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, “lá embaixo”. O Cacique Emedebista não citou fonte dos números causando muitas dúvidas ao dizer que o PT estaria retirando a pré-candidatura de Waldenor Pereira ou até em ser vice na chapa encabeçada por Lúcia Rocha. “Para Waldenor Pereira ser nosso vice, estou. Eu quero marchar junto. Inclusive eu peço que vocês não comentem com ninguém, mas já que você tem fonte, diante do fraco desempenho do meu amigo Nonô nas pesquisas, já se comenta até que o PT pode vir a mudar o nome dele por outro candidato”, sugeriu. O BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz a reportagem na íntegra.

Intolerância Religiosa no Beco de Dola | religiosos protestam após supostos ataques de pastor em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Religiosos do Candomblé e Umbanda realizaram um protesto no Distrito Integrado de Segurança Pública em Vitória da Conquista, movimentação acompanhada pelo BLOG DO ANDERSON. Na manhã da quarta-feira (25) os manifestantes foram denunciar um suposto caso de Intolerância Religiosa cometida por um pastor de Igreja Evangélica no último domingo (22). “Pra gente foi muito doloroso. A gente não estava nem no ato do nosso Terreiro de Religião, a gente estava com uma festa de um projeto social para oitenta crianças e a gente atendeu até mais.

Desestabilizou todo mundo. Então a gente vive e viveu o tempo todo o racismo, tanto pela cor da pele como racismo religioso”, afirmou Lais Gonçalves Sousa administradora do Beco de Dola, onde funciona o Terreiro de Candomblé Xangô. Em vídeo compartilhado ao BLOG DO ANDERSON e que vão integrar o processo de investigação da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, mostram as palavras de afronta por um homem que utilizava microfone e caixa de som.

De acordo com Rosilene dos Santos Santana, a Mãe Rosa, presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial “a gente lembra é praticar, induzir ou incitar discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime com pena de prisão de três anos e multa”.

De acordo com Maria Aparecida Rocha Carvalho, da Comissão da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, “com a nova legislação, a 14.532, agora a gente está bem mais específico, a gente tem condições de em caso de intolerância religiosa a gente acionar a Polícia, a gente acionar o Judiciário para que seja configurado como crime, porque é um crime quando você afronta, quando você humilha, quando tenta reduzir a religião do outro”.

Em nota o presidente a Assembleia de Deus, convenção da qual a Igreja Pedrinhas faz parte, diz que a Assembleia de Deus é contra qualquer tipo de racismo e intolerância religiosa, mesma posição defendida também pela Associação de Pastores Evangélicos de Vitória da Conquista que diz não compactuar om o desrespeito religioso. O caso registrado pela 77ª Companhia Independente de Polícia Militar é também acompanhado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia. O Governo Municipal de Vitória da Conquista não se manifestou.

Casamento Coletivo da UNEX | sétima edição do Casal Legal acontece em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Acontece logo mais às 9 horas desta quinta-feira (26), a 7ª edição do Casal Legal, Casamento Coletivo da Unex [Centro Universitário de Excelência], projeto do Núcleo de Práticas Jurídicas em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). A cerimônia vai contar com tudo que um casamento merece: música, decoração, cerimonial, muita felicidade e cidadania. “O Casal Legal proporciona a regularização jurídica das famílias, confere inclusão social, fortalecimento das organizações comunitárias e até assistência judiciária a comunidade. Ao longo dos anos, vários casais participaram da sonhada celebração. Primeiro eles passam pelo processo de inscrição, entrega e habilitação dos documentos junto aos cartórios, cerimônia e recebimento da certidão. Tudo de forma gratuita, para atender à população hipossuficiente. A cerimônia do Casal Legal contará com 22 casais, e ainda vai receber familiares e amigos. Professores, estudantes do curso de Direito e funcionários, inclusive, vem trabalhando na realização do Casamento Coletivo, para proporcionar a realização do sonho desses casais”, diz nota da Comissão Organizadora ao BLOG DO ANDERSON.