Momento Cultural | “Sarau A Estrada” debate a real situação da cultura em Vitória da Conquista

Fotos: Jerêmias Macário | Espaço Cultural A Estrada

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

Pelo seu nível como terceira maior cidade da Bahia com quase 400 mil habitantes, Vitória da Conquista ainda deixa muito a desejar em termos de política cultural, hoje restrita ao São João e a Festa de Natal. Precisamos de um plano municipal a ser aprovado pelo legislativo de forma que a cidade tenha outras atividades que contemplem todas as linguagens artísticas durante todo o ano. Essas e outras questões foram debatidas na noite do último sábado (28) pelo “Sarau A Estrada”, no Espaço Cultural que leva o mesmo nome. O evento teve como tema principal “A Cultura Local” com falas diversas sobre as origens e história da cidade, suas expressões culturais ao longo do tempo, religiosidade, personagens de destaque, evolução e outros pontos, inclusive com relação a data de aniversário de Conquista (9 de novembro a partir de 1840) que foi contestada por muitos.  Na verdade, Conquista tornou-se cidade emancipada politicamente através de decreto da República em 1º de junho de 1891com o nome de Cidade da Conquista, vindo depois a se chamar Vitória da Conquista, em 1943. A data de 9 de novembro de 1840 tem como ponto de partida a criação de um Conselho para dirigir a Vila da Victória (19/04/1840), só que a pequena população ainda era dependente juridicamente da comarca de Jacobina, depois de ter sido desmembrada de Caetité e Rio de Contas. Chegou até a um certo tempo estar ligada a Condeúba.

O jornalista e escritor Jeremias Macário fez um histórico sobre a fundação da vila pelos colonizadores João da Silva Guimarães e João Gonçalves da Costa depois de batalhas contra os índios imborés e mangoiós no meado e final do século XVIII quando aqui também estiveram na região os capuchinhos italianos fazendo suas primeiras catequeses religiosas.  Macário ainda pontuou a influência do jornalismo impresso na cultura da cidade, lembrando o seu começo a partir de 1910/11 com os jornais A Palavra e A Conquista, fundados por Braúlio de Assis Borges e José Desouza Dantas quando a cidade tinha apenas cinco mil habitantes. Naquela época, até as décadas de 60 e 70, os jornais eram feitos por literatos, com espaços reservados para a nossa cultura em geral. Foram citados ainda os jornais O Conquistanse (1916), A Palavra que tinha como um dos redatores o poeta e escritor Manuel Fernandes de Oliveira, o “Maneca Grosso”, o Avante, de Bruno Bacelar de Oliveira, em 1931, na época da ditadura Vargas, O Sertanejo (1962), de Pedro Lopes Ferraz, que chegou a apoiar o regime da ditadura civil-militar de 1964, e O Combate, do grande escritor e poeta Laudionor Brasil, de linha crítica contra o autoritarismo. Nesse tempo existia um grupo que movimentava a cultura de Vitória da Conquista, como Camilo de Jesus Lima, Carlos Jheová, Traumaturgo, o próprio Laudionor, Erastóstenes Menezes dentre outros.

No período ditatorial nossa cultura foi amordaçada, mas uma coisa ficou clara nas discussões quanto ao papel do poder público municipal. O setor sempre foi tratado como coisa secundária e nunca se deu a devida atenção no sentido de elevar e apoiar as atividades culturais movidas pelos artistas locais. Outro ponto de destaque foi a criação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em 1980, como núcleo de formação escolar em nível superior, expandindo o pensamento e o saber. O professor da Uesb, Itamar Aguiar, fez uma ampla explanação sobre a influência da religião em Vitória da Conquista, citando a chegada dos batistas, com sua primeira igreja na cidade, a expansão dos evangélicos em geral, a forte presença dos terreiros de candomblés, a Igreja Católica, os ternos de reis e outras expressões populares. Atualmente vários grupos artísticos, como o audiovisual, a música e os escritores estão se unindo em coletivos para dar mais voz à nossa cultura, ainda carente de apoio público e privado. Esses grupos estão sempre se reunindo para traçar estratégias de atuação e dar mais visibilidade ao setor. Os historiadores Afonso Silvestre, Lídia e outras pessoas como Manno Di Souza, que comandou a parte artística com suas cantorias, ao lado do cantor Agnaldo Dias, intercalada com declamações de poesias e contação de causos, Maris Stella e demais presentes, fizeram suas pontuações de ordem histórica e evolutiva da nossa cultura.

No geral, todos cobraram maior participação do poder público, reivindicando a reabertura dos equipamentos culturais e a criação do plano municipal, especialmente agora com a realização da Conferência de Cultura no início de outubro, cujo relatório ainda não foi divulgado publicamente pela Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer. No mais, a noite foi proveitosa num clima de confraternização, amizade, expressões culturais e troca de ideias entre os participantes. Os comes e bebes animaram o pessoal que varou a madrugada num saudável bate-papo e muita conversa. A anfitriã Vandilza Silva Gonçalves nos brindou com um delicioso pato cozido. Marcaram, ainda presenças, Adiramélia Mendes, Nilde que ficaram encantadas com o sarau (primeiras visitas), Alex Rocha, Maria Luiza, Túlio Matos, Manuel Domingos, Luis Altério, Lídia Cunha, Dió Araújo, Odete Alves Maris Stella, Rose Santos Pereira, Denis e José Silva, Humberto, Rosângela, Armando, Aragão, Maria Cleide, Vânia, Eliene (Liu), Jhesus, Dal Farias e Edna Brito. Ainda sobre o sarau, Humberto parabenizou todos os participantes afirmando que o sucesso foi total. “Os artistas revezaram-se com muito brilhantismo em suas respectivas áreas. Os palestrantes encantaram a todos durante o debate do tema central do evento, trazendo-nos momentos de aprendizagem e reflexão. Os anfitriões, como sempre receberam e atenderam a todos com a costumeira atenção”.

Ocorrências com Paulo Martins | briga entre irmãos com morte e outras fatalidades em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

No Jornal Band News [Rádio Bandeirantes] o repórter Paulo Martins trouxe tudo o que aconteceu neste final de semana em Vitória da Conquista. Na reportagem dessa segunda-feira (30) Martins detalha a briga entre irmãos que resultou em morte e outros fatos registrados nas Delegacias da Joia do Sertão Baiano.

Cultura Conquistense | Governo Municipal e ativistas dialogam sobre memória cultural de Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Para debater a cultura de Vitória da Conquista, gestores municipais se reuniram, nesta segunda-feira (30), com os ativistas culturais Francisco Luz e Dirlêi Andrade Bonfim. O pré-projeto Memória Cultural foi apresentado à prefeita, que demonstrou interesse e prometeu que junto com a equipe da equipe de governo, vai avaliar a possibilidade. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade afirmou que Vitória da Conquista é um celeiro de cultura e que o Governo Municipal está disposto a ser parceiro. “É um anteprojeto, mas é maravilhoso e a prefeitura vai caminhar para fazer a parceria com esses dois baluartes da cultura local, porque precisamos fazer com que os jovens saibam quantas pérolas fizemos e ainda temos em Vitória da Conquista”, declarou a gestora. Segundo Chico Luz, que trabalha com produção musical, sem cultura as civilizações não existem.

“Conquista tem uma história inigualável, então ela é muito rica. Não temos outro Elomar, outro Xangai, outro Glauber. Foi pensando nessa memória cultural que criamos esse projeto, que é viável e feito para permanecer, registrando sempre a memória cultural da cidade”, comentou. O projeto busca realizar uma mostra, trazendo a trajetória de nomes como Elomar Figueira Mello, Heleusa Figueira Câmara, Maria da Glória Menezes, dentre outros. A ideia é lançá-lo no próximo ano. O projeto também será apresentado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Eugênio Avelino Lopes Souza [Xangai], reconheceu e agradeceu a atenção dada à Cultura.

Instituto Social Vivendo e Aprendendo | artesã argentina ministra curso de reciclagem em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Estímulo a criatividade e valorização da própria identidade são habilidades que foram trabalhadas na oficina de reciclagem, com adolescentes que cumprem medida socioeducativa, na Unidade de Semiliberdade da Fundação da Criança e do Adolescente, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDH), em Vitória da Conquista.

Arte com Descarte: Oficina de Reciclagem, é um curso que tem como objetivo disseminar a sustentabilidade e a formação de pequenos empreendedores e multiplicadores no reaproveitamento de materiais recicláveis, como sacos e sacolas plásticas, descartadas por não serem mais utilizáveis em sua finalidade original. O curso é uma das ações de profissionalização realizadas pelo projeto Um Novo Jeito de Ser, da Organização da Sociedade Civil, Instituto Social Vivendo e Aprendendo (ISVA). Com duração de três dias, as atividades foram finalizadas na sexta-feira (27).

Na parceria com o projeto Mãos que Reciclam, da Defensoria Pública do Estado da Bahia, desenvolveram a oficina com o propósito de transformar sacolas e sacos plásticos em bolsas, estojos e carteiras. Ministrado pela professora e voluntária da Argentina, Ana Clara Gnozzo, o projeto consiste em etapas de: reconhecimento e separação para readequação do uso do material, tratamento do material para moldagem, termofusão [uso do calor] das peças selecionadas, moldagem das peças [sacolas, carteiras e estojo], finalizando com o acabamento e montagem. Participam das atividades diversos profissionais professores, catadores, adolescentes da semiliberdade e artesãs da cidade de Vitória da Conquista.

Os adolescentes foram oportunizados e engajados em se tornarem mais conscientes no uso de materiais plásticos, colaborando com a preservação do meio ambiente. Por fim, essa ação contribui na formação do adolescente, promovendo maior interação entre eles e os profissionais da unidade, estimulando a criatividade e incentivo pela busca da inserção do empreendedorismo e no mercado de trabalho.

PESAR | Rafael Augusto da Silva Ferreira, aos 17 anos

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

É com profundo pesar que o BLOG DO ANDERSON comunica o falecimento prematuro de Rafael Augusto da Silva Ferreira, de 17 anos, estudante do 2º Ano de Agroecologia no Colégio Estadual de Malhada de Pedras. Rafael faleceu na tarde desta segunda-feira (30) após um infarto fulminante no momento de prática esportiva. “Expressamos nossas sinceras condolências aos seus familiares, amigos e colegas por esta inestimável perda”, diz nota do Colégio Estadual de Malhada de Pedras. As aulas estão suspensas nesta terça-feira (31), quando acontece o funeral. A todos enlutados, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Eleições 2024 | Waldenor poderá encabeçar chapa, mas Lúcia também será “candidata” em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A vereadora Maria Lúcia Santos Rocha, do Movimento Democrático Brasileiro, tem o seu nome em destaque quase que diariamente em diversos setores da Imprensa Conquistense. Pré-candidata à Prefeitura de Vitória da Conquista, muitos comentam que Lúcia Rocha estaria nos planos do Conselho Político Baiano liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues para preencher uma chapa majoritária com o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), da Federação Brasil da Esperança [PT, PCdoB e PV] e outras quatro legendas, no entanto o presidente de honra do MDB, Lúcio Quadros Vieira Lima, afirma que não é bem assim. Confiante em pesquisas, sem citar fontes, Lúcio diz que Lúcia Rocha está na frente de Waldenor. Em entrevista ao Agito Geral [Rádio UP] gravada e reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON na noite desta segunda-feira (30), Vieira Lima sugere que Waldenor encabece a chapa, mas sem Lúcia.

PESAR | amigos e familiares se despedem de Guilherme em Vitória da Conquista e Livramento de Nossa Senhora

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

A Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Livramento lotou nesta segunda-feira (30) para as despedidas de Guilherme Tanajura Matias Aguiar. Aos 17 anos, Gui, como ficou conhecido, faleceu em Vitória da Conquista após mal subido durante uma trilha motociclista. Em nota, “a Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora, se solidariza pelo falecimento Guilherme Tanajura Matias Aguiar, Gui, neto do ex-vereador Marílio Machado Matias”. Em vídeo compartilhado no Instagram do BLOG DO ANDERSON mostra a comoção vivenciada em Livramento de Nossa Senhora, onde o jovem foi sepultado. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Destaque na Cidade | placas sinalizam duas novas obras através de empréstimos em Vitória da Conquista

Em ritmo de Eleições 2024, o terreno do extinto Clube Social Conquista ganhou duas placas indicando os novos equipamentos que deverão ser inaugurados no ano que vem. “Futuras Instalações do Centro Especializado de Atendimento à Mulher e à Infância” e “Futuras Instalações da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres” estão na lista de investimentos através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) da Caixa Econômica Federal. A expectativa é grande, mas até essa segunda-feira (30) ainda não havia liberado os R$ 160 milhões tão aguardados pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil.

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Eleições 2024 | discretametne, Edcarlos Oliveira prepara entrada no páreo à Prefeitura de Maetinga

Foto: BLOG DO ANDERSON

O ex-prefeito Edcarlos Lima Oliveira, do Partido dos Trabalhadores, ainda não oficializou, mas o seu nome está no páreo à Prefeitura de Maetinga nas Eleições 2024. No início da tarde desta segunda-feira (30) o BLOG DO ANDERSON reencontrou o advogado na Central de Abastecimento Edmundo Silveira Flores, em Vitória da Conquista, e preferiu manter-se no silêncio, mas fez questão de reforçar a presença em Maetinga, onde foi vice-prefeito e prefeito por duas vezes. Caso aconteça, o embate será com a prefeita Aline Costa Aguiar Silveira, eleita pelo Partido Liberal. Alinhadíssimo com os deputados Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) e José Raimundo Fontes (PT), Edcarlos conta com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues Souza, do presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva e companhia limitada.

Pavimentação no Jatobá | com servidores de férias, obras voltam a paralisar em Vitória da Conquista

As obras de urbanização no bairro Jatobá, Zona Oeste de Vitória da Conquista, voltaram a paralisar. Nesta segunda-feira (30) o BLOG DO ANDERSON esteve observando o paradeiro e a preocupação da comunidade sem saber o que realmente aconteceu. No entanto, procurada pelo BLOG DO ANDERSON, gestores da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) informaram que a suspensão dos serviços aconteceu por conta de um período de férias dos servidores. A expectativa é que as máquinas voltam a ligar os motores dentro dos próximos trinta dias.

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Violência no Norte Baiano | casal é morto por homens armados dentro de bar em Jacobina

Foto: Reprodução | Instagram

Um casal foi morto a tiros enquanto bebia em um bar, na noite de domingo (29), em Jacobina, Norte da Bahia. A Polícia Civil investiga a autoria e motivação do crime. As vítimas foram identificadas como Uelinton da Silva, de 36 anos, e Iara Anjos de Oliveira, de 23 anos. Segundo a polícia, o caso aconteceu na Rua Coronel João Vieira, no Jacobina 2. Informações preliminares apontam que o crime foi cometido por dois homens, que chegaram ao estabelecimento em uma motocicleta. Testemunhas contaram que os suspeitos atiraram na direção do casal e fugiram em seguida. As vítimas morreram dentro do bar, antes de receberem atendimento médico. Familiares do casal contaram que Ueliton e Iara eram usuários de drogas e moravam no bairro em que foram mortos. O homem estava com um simulacro de arma de fogo quando foi atingido pelos disparos. Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeram os corpos para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina, para serem necropsiados. A autoria e motivação do crime são investigadas na Delegacia Territorial de Jacobina, que ainda não tem pistas a respeito. As informações são do g1.

Boletim de Saúde | internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista, Jozadaque agradece manifestações solidárias

Foto: BLOG DO ANDERSON

O radialista Jozadaque Oliveira Silva, de 44 anos, está internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Na manhã destas segunda-feira (30) o BLOG DO ANDERSON conversou com o comunicador que atua na Rádio Brasil e Câmara Municipal de Vitória da Conquista. “Estou bem”, comentou Jozadaque que agradeceu as manifestações solidárias que vem recebendo desde a semana passada. Ainda não tem previsão de alta, mas sem dúvidas logo em breve ele estará de volta ao cotidiano.

Ocorrências do Redação Brasil | final de semana com mortes e outras fatalidades em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A segunda-feira (30) começou com muita tristeza em Vitória da Conquista. Apesar de ser conhecida pela segurança, Conquista também tem ocorrências de violência. No Redação Brasil [Rádio Brasil] gravado e reproduzido pelo BLOG DO ANDERSON, traz detalhes de mortes e outras situações que marcaram o final de semana na Joia do Sertão Baiano.

Discurso Apimentado | sem citar apoio a Waldenor, Babão promete ficar na Federação em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O vereador Antônio Ricardo Pereira dos Santos, o Babão, do Partido Comunista do Brasil, fez um desabafo que sacudiu o Plenário Vereadora Carmen Lúcia na noite da sexta-feira (27). A manifestação aconteceu durante a Conferência Municipal do PCdoB, momento em que o advogado Glauber Gomes Rocha foi reconduzido à presidência da legenda que integra a Federação Brasil da Esperança [PCdoB, PV e PT]. “Dizer aqueles que, como eu já falei em outras reuniões, não precisa gostar de Babão, não precisa gostar de Luciano [Gomes], goste da política, goste do PCdoB. Eu nunca fui mitiltante do PCdoB, eu cheguei há pouco tempo com Luciano no PCdoB para somar, sei que muitos estão torcendo para a gente sair da Federação, mas vocês podem preparar, quem for candidato pela Federação passa sebo nas canelas porque estou trabalhando 24 horas.

Posso até perder, mas para sentar na minha cadeira aqui vocês têm que suar”, discursou Babão queixando-se de comentários diários em emissoras de rádio nestes momentos tensos que antecedem as Eleições 2024. “Gordo mesmo fala no rádio todo dia que eu vou sair, que não vou ficar, mas também porque ele não tem coragem de participar da Federação”, disparou apontando para o radialista e pré-candidato ao Parlamento Conquistense, Ricardo Gordo, como é conhecido Ricardo Santos Costa, que vai entrar na disputa pelo Partido Socialista Brasileiro. Alinhado com a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, Babão não confirmou o apoio para o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), prefeiturável da Federação Brasil da Esperança [PCdoB, PV e PT].

Guia de Oportunidades | BMD divulga diversas vagas para empregos e estágios em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Guia de Oportunidades traz novas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Na reportagem do Bahia Meio Dia que o BLOG DO ANDERSON destaca nesta segunda-feira (30) tem diversos espaços de vários setores para os que querem ingressar no mercado de trabalho. Confira tudo com exclusividade aqui no BLOG DO ANDERSON.

Conferência Partidária | Glauber Rocha é reconduzido à presidência do PCdoB em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com o slogan “Unidos pela reconstrução de Vitória da Conquista”, o Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil reconduziu o advogado Glauber Gomes Rocha à presidência por mais dois anos. O ato lotou o Plenário Vereadora Carmen Lúcia na noite da sexta-feira (27). “O ato foi mais um espaço de diálogo e mobilização em defesa da democracia, dos direitos sociais e do desenvolvimento do nosso município”, destacou o presidente reconduzido.

Principal força do PCdoB Conquistense, o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, defende “pensar em um projeto político que valorize o cidadão do campo e da cidade. Temos hoje a condição de reunir um grupo que assume o compromisso para a reconstrução da nossa cidade, para torná-la mais justa e mais humana”. Na ocasião o PCdoB reconfirmou apoio ao deputado federal Walndenor Alves Pereira Filho (PT-BA), prefeiturável pela Federação Brasil da Esperança [PCdoB, PV e PT] nas Eleições 2024.

“Assumo um compromisso em defesa de um projeto político que prioriza o ser humano e as necessidades do nosso povo”, prometeu Waldenor Pereira. Atualmente o PCdoB conta com três vereadores na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, sendo Andreson Ribeiro Alves, Antônio Ricardo Pereira dos Santos [Babão] e Luciano Gomes Lisboa. Algumas fotos estão aqui no site e também no Instagram e X do BLOG DO ANDERSON.