A Novela Conquistense permanece focando o Progressistas e o Partido Democrático Trabalhista. O primeiro tem uma Comissão Provisória presidida pelo empresário Romilson Santos de Souza Filho e o outro está desativado. Ambas legendas poderão entrar no leque do deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), que é pré-candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista pela Federação Brasil da Esperança [PT, PV e PCdoB] e outras quatro legendas confirmadas. “Olha, as eleições acontecerão ainda em outubro do ano que vem. Então há muito tempo ainda para diálogo, há muito tempo para conversas, há muito tempo para articulações. Assim como eu os demais partidos estão se movimentando, se mobilizando, se articulando em torno da construção de alianças. Já conversei algumas vezes com esses dois partidos, tanto com o PDT, quanto com o PP. Nós não fechamos as portas, nós iniciamos um processo de diálogo e a minha expectativa é naturalmente de dar continuidade de conversas com esses dois partidos na expectativa naturalmente de tê-los ao nosso lado nessas próximas eleições”, revelou Waldenor Pereira durante entrevista ao BLOG DO ANDERSON na noite desta terça-feira (7), quando participou da entrega do Título de Cidadão Conquistense, honraria concedida pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista.
O vereador Ivan Cordeiro da Silva Filho é do Partido Trabalhista Brasileiro, mas promete honrar o convite e filiar-se ao Partido Liberal em março do ano que vem, momento da Janela Partidária. Defensor da reeleição da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, que é do União Brasil, Ivan Cordeiro propõe unidade que caiu no gosto do advogado e comentarista da Rádio Clube de Conquista, Washington George Rodrigues Cirne, que está nas articulações de uma pré-candidatura também ao Executivo Conquistense pelo PL. Na noite desta terça-feira (7) Washington Rodrigues, que nasceu em Teresina, no Piauí, recebeu o Título de Cidadão Conquistense proposto por Ivan Cordeiro, momento em que os dois bateram um papo com o BLOG DO ANDERSON, cujo teor sinaliza mudanças no Tabuleiro da Política Conquistense. Para Ivan Cordeiro, “agora colocando o nome no cenário político de Vitória da Conquista, acho que isso é salutar para nossa democracia, para política de Vitória da Conquista novos nomes chegando e Washinton é um deles, com certeza terá seu espaço aqui na cena política de Conquista”. “Vamos trabalhar os nomes, esse momento é um momento de muita especulação, a gente tem um carinho, amizade com Sheila, por enquanto vamos observar nos nomes que estão sendo colocados, mas é obvio que a gente tem uma relação de amizade com a prefeita”, declarou Cordeiro. Provocado sobre quem apoiaria: Sheila ou Washington, o petebista respondeu com uma indagação: “vamos trabalhar pela união?”. Logo após veio a grande novidade da boca Washington: “olha, as portas estão sempre abertas, Anderson. Não se fecha as portas na política. Nós temos aqui um viés ideológico bem parecido, sendo direita, mais à direita, não fecho porta não”. “Quero aqui agradecer ao meu amigo, vereador Ivan Cordeiro, pela indicação, pelo reconhecimento, e é uma coisa que vai ser uma eterna gratidão minha para com ele”, agradeceu o homenageado da noite numa belíssima solenidade realizada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista na Casa de Eventos Mediterrâneo.
Os nomes tem surgido, mas a aposta é polarização à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2024. De forma democrática, os dois principais prefeituráveis se abraçaram cordialmente na noite desta terça-feira (7). O encontro entre a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, com o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho, do Partido dos Trabalhadores, aconteceu na Casa de Eventos Mediterrâneo, onde aconteceu a belíssima cerimonia do Título de Cidadão Conquistense. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, Waldenor Pereira falou sobre esse momento que também contou com a presença do presidente do Parlamento Conquistense, Hermínio Oliveira Neto, do Podemos.
“O meu cumprimento à prefeita municipal, naturalmente um cumprimento respeitoso, ela que é a autoridade maior da nossa cidade, foi eleita prefeita de Vitória da Conquista e é merecedora de todo o nosso respeito, do nosso carinho, especialmente no dia de hoje que é uma festa da cidade de Vitória da Conquista, é uma festa daqueles que com seu empenho, com a sua dedicação, com a sua determinação, construíram essa cidade e estão sendo agraciados pelo Poder Legislativo. Portanto, deve ser uma festa de confraternização e por isso que estou aqui presente abraçando os amigos, as amigas, as autoridades, os parlamentares, porque todos nós fazemos parte da construção dessa cidade”, declarou o deputado que esteve na mesa de autoridades. O evento integra a programação oficial do Aniversário da Cidade.
Além do cumprimento de um mandado de prisão preventiva, a 2ª Fase da Operação Ágio de Sangue também realizou três de busca e apreensão e de sequestro de bens. Na casa do suspeito, a Polícia Civil de Minas Gerais apreendeu um carro importado, avaliado em cerca de R$ 500 mil, uma moto, dinheiro [em Dólares Americanos] e outros bens de valor. Ainda foram alvo de sequestro judicial duas motocicletas e um carro, todos importados. Conforme o delegado Raphael Souza Boechat Capita, o homem afirmava em suas redes sociais operar como trader no mercado financeiro, porém, investigações apontam que essas operações eram um artifício empregado pelo suspeito a fim de alimentar o esquema de pirâmide e as práticas de estelionato. “O alvo da operação é investigado por crimes contra a economia popular, sistema de pirâmide financeira, diversos estelionatos, coação no curso do processo, porte ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro. Nas suas redes sociais, o investigado afirmava operar no mercado financeiro através da atividade trader, e oferecia altos lucros para as pessoas que almejavam investir. Porém, a investigação levou a outro caminho, trazendo provas e indícios de que essas operações no mercado financeiro serviam como fachada, especialmente para alimentar o sistema de pirâmide financeira e para a prática dos estelionatos”. O indivíduo foi encaminhado ao Sistema Prisional.Cinco pessoas foram presas durante a 1ª fase da operação Ágio de sangue, no início do mês de outubro, em Pirapora, no Norte de Minas Gerais.
Além dos mandados de prisão, a ação da Polícia Civil contra organização criminosa e lavagem de dinheiro, também cumpriu oito mandados de busca e apreensão e cinco mandados de sequestro de bens, dos quais foram recuperados cerca de R$ 500 mil entre bens e dinheiro. De acordo com informações do delegado Raphael Capita, repassadas na época, as investigações começaram a partir de um registro de ocorrência de um furto qualificado cometido por um colaborador de uma empresa varejista de venda de imóveis e eletrodomésticos, em Pirapora. “Esse colaborador tinha acesso ao cofre onde ficavam os eletrônicos e subtraiu aproximadamente 50 celulares, dois tablets e dois notebooks. Com o decorrer das investigações, foi descoberto que esse furto foi determinado por um agiota, com quem o autor possuía uma dívida que se tornou impossível de ser paga em virtude dos juros abusivos que foram cobrados”. Ainda de acordo com o delegado, após o furto, os eletrônicos foram entregues a um grupo de pessoas que ficavam encarregadas de realizar a venda em grupos de redes sociais de Pirapora e Buritizeiro. “As investigações apontaram também que o agiota tinha posição de liderança no grupo, exercia cobranças de suas dívidas com o emprego de violência e grave ameaça. Nas redes sociais, apresentava uma vida de luxo, com rendas e bens incompatíveis com as suas fontes financeiras lícitas. Fazia viagens internacionais frequentes, tinha bens de alto valor em seu nome como cinco motocicletas, e na carteira foram encontrados dólares e moedas estrangeiras”, acrescentou Raphael Capita. O grupo apreendido vai responder pelos crimes contra a economia popular, associação criminosa, crimes patrimoniais violentos ou não, além de lavagem de dinheiro e furto. Informações do g1 Grande Minas.
Com muito pesar o BLOG DO ANDERSON informa o passamento de Maria Arlinda Carvalho Souza, presidente da Decorart D’Linda. Linda faleceu na BA-263 em uma colisão entre carro de passeio e caminhão no trecho entre Vitória da Conquista e Itapetinga, na tarde desta terça-feira (7). “Nesse momento de dor, pedimos orações por todos os seus familiares e amigos”, diz nota da Equipe Decorart D’Linda. O funeral acontece em Itapetinga.
Um grave acidente na BA-263, trecho entre Vitória da Conquista e Itapetinga, Centro Sul Baiano, deixou uma mulher morta na tarde desta terça-feira (7). A batida fontal envolveu carro de passeio e caminhão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência esteve no local prestado assistência a outras vítimas e constando o óbito. A Companhia Independente de Polícia Rodoviária e o Departamento de Polícia Técnica registraram a ocorrência e o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal de Itapetinga.
Um grupo de médicos terceirizados que atual na Pediatria do Hospital Municipal Esaú Matos está sem repasses dos serviços prestados “Após denúncias, nada foi feito e nenhum efeito teve sobre qualquer reclamação”, diz nota de profissionais que preferiram o anonimato prometendo uma “greve por falta de pagamento”. Os médicos estão na categoria PJ [Pessoa Jurídica] que prestam serviços à Fundação Publica de Saúde de Vitória da Conquista. Informações colhidas pelo BLOG DO ANDERSON dão conta que os repasses que chegam à Fundação através da Secretaria Municipal de Saúde deveriam estar em conta no dia 20 de outubro, eis o motivo do imbróglio. “A mudança de CLT para PJ na área de saúde vem prejudicando os funcionários, que perderam seus direitos trabalhistas e ainda vivem reféns do militarismo da direção para não divulgação dos fatos sob coação de suas carreiras serem massacradas entre representantes hospitalares e portas serem fechadas para quem abrir a boca”, complementa. Ainda conforme as fontes do BA, os profissionais devem apresentar notas fiscais e certidões para que tudo seja resolvido com a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista.
Um homem morreu após dois carros baterem de frente na BR-101, trecho de São José da Vitória, no Sul da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na segunda-feira (6). A vítima foi identificada como Danilo Oliveira de Figueiredo, de 34 anos. O dele ficou preso entre as ferragens do automóvel, foi resgatado e levado ao Instituto Médico Legal em Itabuna. O carro de Danilo ficou totalmente destruído após a batida. Ele estava ao volante, quando a colisão aconteceu, mas ainda não se sabe o que provocou o acidente. Segundo a PRF, a situação pode ter sido causada pela pista molhada devido às chuvas que atingem a região. Um outro acidente com morte foi registrado em Porto Seguro, no Extremo Sul Baiano, também na segunda-feira (6). De acordo com o Porto Trânsito (PORTRAN), responsável pela gestão do trânsito do município, uma motocicleta e um carro bateram no bairro Parque Ecológico. As causas da colisão não foram detalhadas. A vítima foi o motociclista, identificado como Gutemberg Silva dos Santos. Ele teve traumatismo craniano e morreu no local.
A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade participou, na tarde desta segunda-feira (6), de uma reunião com empresários, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), sobre o Desenvolvimento e a Modernização do Centro Comercial de Vitória da Conquista. Durante o encontro, uma carta da CDL om diversos tópicos foi entregue à prefeita, ex-presidente da CDL, a exemplo de melhorias na infraestrutura, aumento da segurança, acessibilidade e estímulo ao comércio local. Ela destacou que o processo de revitalização do Centro requer a participação de toda a comunidade.
“Em parceria com os comerciários vamos desenvolver meios de trazer o consumidor de volta ao centro, identificando as principais necessidades e elaborando um plano eficiente”, afirmou a prefeita. Sheila enfatizou a necessidade de parcerias entre os setores público e privado para realizar as ações propostas pela CDL e disse que serão realizados estudos técnicos para viabilizá-las, pensando na participação ativa da população, ouvindo demandas e sugestões dos moradores e comerciantes.
A gestora mencionou também programas recentemente lançados pela Prefeitura, como o Alvará Simplificado e o Muralha Digital, e pontuou que ainda este mês tratará de incentivos fiscais para a captação de investimentos. Para o presidente da CDL, Márcio Pedro da Costa, esta foi a primeira reunião com a prefeita que resultou na entrega do documento. “É ótimo ver toda a sociedade organizada de Vitória da Conquista trabalhando em parceria com os comerciantes para uma revitalização que trará benefícios para o comércio e para toda a sociedade”, declarou Márcio.