Ação de Urgência | gari realiza parto de mulher após ouvir gritos de socorro em Vitória da Conquista

Um gari realizou um parto nesta quinta-feira (23), em Vitória da Conquista. O caso ocorreu no bairro do Cruzeiro. Alan Paes seguia a caminho de casa, quando passou pela Rua da Corrente e ouviu uma mulher gritar por socorro. Ao se aproximar da residência, ele percebeu que ela estava sozinha e havia entrado em trabalho de parto. Alan, então, assumiu o controle da situação e ajudou a mãe a fazer a força necessária para o nascimento da criança. Após o parto, as duas receberam os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e, em seguida, foram encaminhadas para o Hospital Municipal Esaú Matos. Mãe e filha passam bem.

Eleições 2024 | avalizada por Paulo Magalhães, Partido Verde vai oficializar Edgar Sobrinho à Prefeitura de Encruzilhada

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O nome de Edgar Rocha Fernandes Sobrinho, soldado da Polícia Militar da Bahia que tem o deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) como padrinho político, surge com força na Política Encruzilhadense. Por questões militares, a filiação acontece no início do segundo semestre, mas o caminho dele deve ser o Partido Verde. Em comunicado ao BLOG DO ANDERSON nesta quinta-feira (23), o PV informou, através da presidente municipal, Ana Paula de Jesus Brito:

“O PV, partido que compõe a Federação Brasil da Esperança (FBE), tem o prazer de comunicar a todos os filiados e à população de Encruzilhada o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Edgar Sobrinho. No momento oportuno, voltaremos a informar o dia e o horário dessa grande festa de democracia”. Com isso, a Federação terá três nomes no páreo: Edgar Sobrinho, Alcides Pereira Ferraz, do Partido Verde, e Pedro Alves de Lacerda Sobrinho. O candidato será oficializado durante as Convenções Par diárias que acontecem de 5 a 20 de agosto.

Insegurança na Cidade | vinte bares foram arrombados nos últimos meses na Zona Leste de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A insegurança está em todos os cantos de Vitória da Conquista. A onda do momento está com os assaltos urbanos e os arrombamentos qualquer tipo de estabelecimentos quase sempre pela madrugada.

Em entrevista ao Balanço Geral desta quinta-feira (23), o presidente da Associação de Bares, Restaurantes e Atividades Conexas de Vitória da Conquista (ABRACON), Dante Walter Gusmão Soares Júnior, o Dante Gusmão, detalhou com preocupação essas ações criminosas.

Somente nos últimos cinco meses, vinte estabelecimentos foram arrombados. A 77ª Companhia Independente de Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal têm feito operações para captura dos suspeitos flagrados pelas câmeras de monitoramento.

Loteamento Porto Seguro | pavimentação asfáltica conta com investimentos de R$ 3 milhões em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Loteamento Porto Seguro, que fica no bairro Boa Vista, próximo ao Shopping Conquista Sul, também está no rol dos investimentos. Conforme a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, as obras de pavimentação asfáltica começam nesta quinta-feira (23) excluindo definitivamente o lamaceiro mostrado anteriormente aqui no BLOG DO ANDERSON. “Assinamos a Ordem de Serviço no valor de quase R$ 3 milhões”, informou Sheila ao Jornal 107, gravado e reproduzido com exclusividade no BLOG DO ANDERSON. O prazo para conclusão dos serviços, que compreendem sete vias no Loteamento Porto Seguro e duas no Loteamento Vila Maria, é de dois meses.

Transporte Escolar | articulações de Fabrício Falcão levam vans para Licínio de Almeida e Correntina

Fotos: Reprodução | Instagram

Uma solenidade no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, entregou 54 vans para o Transporte Escolar, na última segunda-feira (20). Entre os municípios contemplados estavam Correntina e Licínio de Almeida, fruto de articulações do deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil.

Na ocasião, Fabrício realizou a entrega das chaves ao vice-prefeito de Licínio de Almeida, Roberto David de Souza. “Seguimos avançando, trabalhando para garantir os recursos e investimentos necessários para a educação. São políticas importantes que promovem o acesso à escola, com outras, como, por exemplo, o Pé de Meia, que possibilita a permanência estudantil.

Precisamos fortalecer cada vez mais todas as estratégias que ofereçam as condições necessárias para mantermos os nossos alunos nas escolas”, destacou Fabrício Falcão ao lado do deputado federal Diego Henrique Silva Cerqueira Martins, mais conhecido como Diego Coronel (PSD-BA).

BLOG Entrevista | Avante tem 15 pré-candidatos a vereadores alinhados com Pedrinho em Encruzilhada

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Política Encruzilhadense está em destaque aqui no BLOG DO ANDERSON. Nesta quinta-feira (23), o BLOG DO ANDERSON exibe uma entrevista com o advogado Altamir Alves Junior gravada no início do mês em um encontro casual pelo Boulevard Shopping Vitória da Conquista. Na ocasião, Altamir Júnior seguia para a Faculdade Santo Agostinho para ministrar uma palestra no Curso de Direito.

Durante o bate-papo, Júnior, que é especialista em Direito Eleitoral, falou sobre a Comissão Provisória do Avante sob a sua presidência, que atualmente conta com quinze pré-candidatos à vereança que apoiam o prefeiturável Pedro Alves de Lacerda Sobrinho, do Partido Comunista do Brasil. No entanto, Pedrinho é da Federação Brasil da Esperança [PV, PCdoB e PT], que conta com outros dois pré-candidatos à sucessão do prefeito Wekisley Teixeira Silva, o Doutor Lei, do Partido Social Democrático.  O jurista faz um comentário que tem sido motivo de muitos debates envolvendo a Federação. “Tem Edgar [Edgar Policial], tem Pedrinho e o próprio Alcides, que se diz candidato, pré-candidato.

Mas como Alcides está numa Federação e a Federação já decidiu a nível estadual que Pedrinho é o Candidato da Federação no Município de Encruzilhada, então fica complicado porque ele está no PT e ele não saiu do PT. O PT faz parte da Federação”, declarou, prometendo mover uma ação judicial contra o ex-prefeito Alcides Pereira Ferraz, do Partido dos Trabalhadores, alegando ilegibilidade.

Destaque Nacional | STF reconhece inconstitucionalidade do assédio judicial contra jornalistas

Fotos: Antonio Augusto | STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional o assédio judicial a jornalistas. Na sessão desta quarta-feira (22), o plenário reconheceu que o ajuizamento de inúmeras ações simultâneas sobre os mesmos fatos, em locais diferentes, para constranger jornalistas ou órgãos de imprensa e dificultar ou encarecer a sua defesa é uma prática abusiva e compromete a liberdade de expressão. A decisão foi tomada no julgamento de duas ações diretas de inconstitucionalidade, propostas pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) e pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O julgamento teve início em setembro do ano passado, em sessão virtual. No entanto, foi paralisado no último dia 16 após pedido de vista do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e retomado na semana passada. A análise encerra com 10 votos a 0 para reconhecer a inconstitucionalidade. A ministra Rosa Weber, então presidente do Supremo, já havia votado e rejeitado a ação sobre o tema sem analisar o mérito, por isso não teve o voto contabilizado. Em seu voto, Barroso acrescentou que, quando for caracterizada a prática, a parte acusada poderá pedir a reunião de todas as ações no local onde reside. O ministro também propôs que a responsabilidade civil de jornalistas ou de órgão de imprensa somente estará configurada em caso inequívoco de intenção ou culpa grave, se o jornalista for negligente na apuração dos fatos. O ministro Cristiano Zanin acrescentou que o juiz pode extinguir a ação quando identificar que seu propósito não é uma efetiva reparação, mas apenas o assédio.

Na sessão desta quarta, ao acompanhar esse entendimento, o ministro Edson Fachin avaliou que o tribunal, ao definir, configurar e impedir o assédio judicial, dá um passo importante para frear ações que desestimulem a produção de notícias, a investigação de fatos e a veiculação de opiniões críticas. Para o ministro Alexandre de Moraes, o assédio judicial é um problema grave que afeta não apenas jornalistas, mas também o mundo político. “Não é possível permitir que determinado grupo comece a ‘stalkear’ pessoas pela via judicial”, disse. Os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes divergiram apenas quanto ao ponto do voto de Barroso relativo à responsabilização. Para Toffoli, a responsabilidade civil dos profissionais de imprensa deve ser verificada conforme previsto no Código Civil para quem cometa ato ilícito que viole direito e cause danos. Na ação da Associação Brasileira de Imprensa foi alegado o uso abusivo de ações judiciais de reparação por danos materiais e morais. O processo teve um trecho rejeitado que pedia que as vítimas de assédio judicial fossem ressarcidas por danos morais e que houvesse multa para as pessoas que cometam esse tipo de conduta. Os ministros firmaram entendimento de que já existem instrumentos previstos para a proteção do réu e reparação de danos, cabendo ao juiz de cada caso decidir a respeito. Já a ABRAJI pediu a interpretação de um dispositivo do Código de Processo Civil que trata da cooperação judiciária para centralização de processos repetitivos para situações de assédio judicial. As informações são do Bahia Notícias, site parceiro do BLOG DO ANDERSON no projeto Rota Bahia.

Rua Professora Maria Leal | buraqueira, sujeira e focos de escuridão persistem na Zona Leste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Rua Professora Maria Leal, uma das mais movimentadas do Alto Maron, Zona Leste de Vitória da Conquista, ainda carece de atenção. Além da sujeira e focos de escuridão, a via conta com os buracos que surgiram no ano passado. Recentemente, a Operação Tapa Buracos minimizou os problemas, porém o asfalto não durou muito tempo e nesta quinta-feira (23) é possível encontrar os obstáculos que causam prejuízos.

Congresso Nacional | Senado aprova castração química voluntária para estupradores reincidentes

Foto: Saulo Cruz | Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, em caráter terminativo, o PL 3.127/2019, que prevê o cumprimento da pena em liberdade condicional para condenados por crimes sexuais que optarem pelo tratamento hormonal de redução de libido. De autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), o texto dá essa alternativa para reicidentes nos crimes de estupro, violação sexual mediante fraude, e estupro de vulnerável. Relatada pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA), a proposta segue para a Câmara dos Deputados. O projeto também estabelece que a concordância do condenado em se submeter ao tratamento não implica redução de pena. No entanto, permite que a pena possa ser cumprida em regime de liberdade condicional durante o período de tratamento. Além disso, o início do livramento condicional está condicionado à confirmação, por uma comissão médica, do início dos efeitos do tratamento hormonal.

Polícia Militar da Bahia | governador decreta aposentadoria do coronel Ivanildo da Silva em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

No Diário Oficial do Estado da Bahia desta quinta-feira (23), está publicada a aposentadoria do coronel Ivanildo da Silva. Dos seus cinquenta e nove anos, quarenta foram dedicados à Polícia Militar da Bahia. Personalidade popular e dedicado às causas sociais, Ivanildo chegou a ser cotado para disputar a Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2024. A passagem exitosa por Ivanildo pela Polícia Militar da Bahia está sendo retratada em uma série de homenagens e logo mais estarão aqui no BLOG DO ANDERSON.