Voepass Linhas Aéreas | IML conclui identificação das 62 vítimas do acidente aéreo em Vinhedo

Foto: Paulo Pinto | Agência Brasil

O Instituto Médico Legal de São Paulo informou, nesta quinta-feira (15), que identificou os corpos de todas as 62 vítimas do acidente aéreo com o avião da Voepass Linhas Aéreas. O ATR 72-500 caiu na última sexta-feira (9), em Vinhedo, e não deixou sobreviventes. Até o momento, 42 corpos foram liberados aos familiares. Segundo o IML, para identificar as vítimas, os médicos-legistas usaram o reconhecimento digital na maioria dos corpos, e, em alguns casos, o histórico odontológico. Não foi preciso realizar exames de reconhecimento de comprovação biológica por meio de DNA. “Toda identificação prescindiu do exame complementar de DNA, porque essa expertise propiciou que os dados de encontro pericial nos corpos fossem objetivamente comparados com os dados preexistentes, sejam planilhas datiloscópicas ou imagens radiológicas prévias que essas vítimas já possuíam”, informou o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Claudinei Salomão. A identificação das vítimas do acidente aéreo foi feita exclusivamente no IML Central de São Paulo por cerca de 40 profissionais entre médicos e equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia, com apoio de equipes do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD). As informações são da Agência Brasil.

Ocorrências com Léo Santos | Ação Policial com três mortes no Inferninho e prisão de ladrão em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

As Ocorrências com Léo Santos que foram ao ar na Rádio Clube de Conquista, trazem os fatos que marcaram as últimas 48 horas no Centro Sul Baiano. Em Vitória da Conquista, prisões e a morte de um suspeito armado numa tentativa frustrada de assalto no Conjunto Habitacional da URBIS VI. No Inferninho de Jequié foram três mortes, também durante uma Operação Policial. Prisões na Joia do Sertão Baiano estão nos destaques da reportagem compartilhada nesta quinta-feira (15) aqui no BLOG DO ANDERSON.

Destaque da ALBA | Adolfo Menezes se solidariza com a presidenta do Tribunal de Justiça da Bahia

Foto: Reprodução | ALBA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Emanuel Monteiro de Menezes, mais conhecido como Adolfo Menezes, se solidarizou, nesta quinta-feira (15), com a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, pelo passamento de Maria Celina, mãe da magistrada. “Quero externar o meu abraço solidário à desembargadora Cynthia pelo falecimento da sua genitora. Neste instante de muita dor, evoco os versos de Drummond para marcar esta grande saudade: ‘Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho’. Todo o conforto espiritual para Cynthia e a seus familiares, e que Dona Celina tenha o merecido descanso eterno no Reino de Deus”, declarou o chefe do Legislativo Estadual Baiano.

Comoção Nacional | médica de 26 anos passa mal, cai de esteira na academia e morre em Belo Horizonte

Fotos: Reprodução | Instagram

Antes de falecer, a médica Luciana Xavier Oliveira, de 26 anos, fazia uso da esteira quando sofreu um mal súbito na terça-feira (12), no bairro Sagrada Família, Leste de Belo Horizonte. Ao cair do aparelho, outros frequentadores da Academia Forma Física tentaram ajudá-la. Ao perceberem que ela estava inconsciente, iniciaram massagem cardíaca e acionaram um grupo de Policiais Militares nas imediações. Os agentes chegaram à unidade e viram a jovem caída no chão, muito pálida, com as pupilas dilatadas e com a boca sangrando devido a um ferimento provocado pela queda do aparelho. De acordo com o Boletim de Ocorrência, eles tentaram colocá-la em uma posição que facilitasse a respiração e passaram a revezar a técnica de reanimação com a pessoa que havia iniciado. Apesar dos esforços, a jovem não retomou consciência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e Luciana foi encaminhada ao Hospital da Unimed do Contorno. Luciana fazia especialização em oftalmologia na Santa Casa de Belo Horizonte, que emitiu uma nota de pesar pelo falecimento da médica. Informações do O Globo.

Agenda em Brasília | Waldenor e Zé Raimundo reforçam criação da Universidade Federal em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução | WZ

A proposta de criação da Universidade Federal em Vitória da Conquista, no Centro Sul Baiano, foi reforçada em reunião realizada na última terça-feira (13), no Ministério da Educação, por uma delegação de deputados e dirigentes acadêmicos. O encontro, em Brasília, foi articulado pelo deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) com a participação do deputado estadual José Raimundo Fontes (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia. Tratou também do pleito para ampliação de cursos do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Para o deputado Zé Raimundo, o pleito da criação da Universidade Federal tem tudo para ser contemplado, tendo em vista que o presidente da República Brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou um campus da UFBA em Jequié, dentro das prioridades do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC). “Com isso, e a ampliação dos cursos do campus Anísio Teixeira, acredito que as condições para a nova universidade vão sendo trabalhadas”, avaliou. Em Salvador, na quarta-feira (14), Zé Raimundo falou na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia sobre a reunião no MEC, que avaliou como “muito positiva”, com os dirigentes do ministério manifestando disposição para encaminhar estudos de viabilidade das propostas da comitiva baiana, composta de parlamentares históricos da base de apoio do Governo Federal “Todos os parlamentares da nossa delegação tiveram papel importante na ampliação da rede de ensino de ensino na Bahia. A gente sempre esteve ligado às áreas da ciência, do saber e da cultura e foi graças aos nossos governos que a rede de ensino superior na Bahia foi ampliada. É bom lembrar que, antes do presidente Lula, a Bahia contava com uma universidade federal e o interior do estado não tinha curso superior”, enfatizou Zé Raimundo.

Desastre Aéreo | King Air cai e deixa 5 mortos em Apiacás

Fotos: Reprodução | X

A queda do King Air que vitimou o empresário Arni Alberto Spiering, de 70 anos, nesta quinta-feira (15), Zona Rural de Apiacás, no Mato Grosso, também tirou a vida dos netos dele, João Marcos Spiering e Arni Alberto Spiering Benez, do gerente comercial Ademar de Oliveira de Júnior e do piloto Helder de Souza, de 44 anos. O grupo estava na Pousada Amazônia Fishing Lodge, que fica na divisa de Mato Grosso com o Pará, há dois dias. Segundo a empresa, Arni, os netos e o amigo foram ao local para praticar pesca esportiva. Na casa ocorreu o acidente. Os netos João Marcos e Arni Alberto eram primos.  Ademar, natural de Presidente Prudente, em São PAulo, era agrônomo e gerente comercial da empresa de sementes e combustíveis de Arni, que morava em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. De acordo com a Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grossov, as equipes ainda trabalham no local para retirar os corpos das vítimas e encaminhá-los ao Instituto Médico Legal (IML) de Alta Floresta.

Um King Air caiu na Zona Rural de Apiacás, no Mato Groso, na manhã desta quinta-feira (15). As vítimas são o empresário Arni Alberto Spiering, 70 anos, dois netos dele, o gerente comercial Ademar de Oliveira de Júnior, e o piloto Helder de Souza, de 44 anos. Ao g1, a Polícia Militar confirmou que a queda do avião ocorreu em uma fazenda perto do Rio Teles Pires, região conhecida como “Paredão”. Arni estava hospedado na Pousada Amazônia Fishing Lodge, na divisa de Mato Grosso com o Pará, há dois dias. O empresário voltava para casa quando ocorreu o acidente. Segundo a Polícia Civil, a aeronave explodiu no momento da queda. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), da Força Aérea Brasileira, foi acionado para investigar as causas do acidente. Consoante o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave tinha capacidade para sete pessoas, entre tripulantes e passageiros, e a situação dela era regular. O avião estava registrado no nome do empresário Arni Alberto Spiering, 70 anos, presidente e uma empresa de sementes e ex-presidente do União Rondonópolis.

Investigação Policial | suspeito de envolvimento na morte de fisiculturista é preso em Porto Seguro

Foto: Reprodução | Instagram

Um homem de 33 anos foi preso nesta quarta-feira (14), suspeito de envolvimento no assassinato do fisiculturista Salomão de Moura Ribeiro Magnin. O jovem de 22 anos foi encontrado morto em junho deste ano, no estacionamento de uma cabana de praia em Porto Seguro, no Sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil, embora não tivesse nenhum registro de passagem por Delegacia, investigações indicaram o envolvimento de Salomão com tráfico de drogas. Ele fazia delivery de entorpecentes e tinha como clientes “pessoas da alta sociedade da região”. De acordo com a Polícia, o suspeito de envolvimento na morte fornecia drogas de alto valor comercial para Salomão revender. O homem não teve nome divulgado e foi preso mediante cumprimento de ordem judicial. Ele será indiciado por homicídio qualificado. Durante a operação, no imóvel onde o investigado foi localizado, foram encontrados dois laboratórios de refino de drogas, com um sistema moderno de manutenção de temperatura e iluminação composto por câmaras climatizadas e condensadores.

Além disso, havia no local 28 pés de maconha e sementes virgens para plantio, sete quilos de maconha prensada, cocaína, pasta base para cocaína, crack, balanças de precisão, dois simulacros de arma de fogo, um revólver, munições, embalagens para drogas e outras substâncias ilícitas. Também foram apreendidos um carro e uma motocicleta. Uma mulher e um homem que também estavam na residência foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Salomão foi alvo de cinco disparos de arma de fogo. O corpo estava enrolado em um lençol ao lado da moto que pertencia a ele.

A suspeita é de que o crime tenha ocorrido em uma praça próxima a um estádio e que o cadáver tenha sido levado para o estabelecimento. O local onde o corpo foi encontrado dá acesso ao Beach Club Paradiso, empreendimento que se apresenta nas redes sociais como espaço com diversão e lazer em uma área paradisíaca. Em nota enviado ao g1 na época do ocorrido, a gestão disse que não tinha qualquer informação extra ou envolvimento com o fato e que estava a disposição dos órgãos competentes. Em um dos seus perfis nas redes sociais, o jovem se identificava como atleta e criador de conteúdo. Salomão começou a competir como fisiculturista em maio deste ano, quando compartilhou com os seguidores a participação em seu primeiro campeonato. Antes disso, ele publicava a rotina de treinos, como musculação, corrida, calistenia e karatê, além de mostrar a alimentação para ganho de massa muscular. Salomão fez um desafio no qual comeu apenas hambúrguer durante 30 dias. O desafio terminou no dia do aniversário de 22 anos, em 23 de julho. As informações são do g1.

Violência na Feira da Patagônica | seis meses após atentado, vítima morre em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Faleceu no Hospital Geral de Vitória da Conquista, a vítima de um atentado na Feira da Patagônia no último dia 17 de fevereiro. Ao lado de duas amigas, Ana Carolina acabou sendo esfaqueada e logo socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Na época, a 78ª Companhia Independente de Polícia Militar registrou a ocorrência. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal e o funeral deve acontecer nesta quinta-feira (15). A Polícia Civil investiga o caso.