Uma mulher sofreu tentativa de homicídio em Vitória da Conquista. De acordo com o repórter Paulo Martins, o fato aconteceu na manhã desta quarta-feira (12), quando a vítima teria surtado e atirado pedras em veículos na Avenida Presidente Dutra, próximo à Rodoviária de Vitória da Conquista. Ferida, ela foi conduzida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência à Unidade de Pronto Atendimento. A reportagem do Jornal Band News também traz outros destaques das últimas 24 horas na Joia do Sertão Baiano.
As Ocorrências Policiais desta quarta-feira (5) com o repórter João Oliveira Melo, no Redação Brasil, trazem tudo o que aconteceu nas últimas 24 horas em Vitória da Conquista. Notas de Falecimento e um caso de violência estão entre os destaques. De acordo com o comunicador, um homem de prenome Eulálio ameaçou a ex-companhaeira. BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz na íntegra a coluna de João Melo.
O dilema continua afetando feirantes consumidores que frequentam a Feira do Bairro Brasil, na Zona Oeste de Vitória da Conquista. No domingo (2), o BLOG DO ANDERSON ouviu os desabafos e acompanhou a reportagem de Fabrício Torres, o Jotinha, sobre a situação, cujo material foi transmitido no UP Notícias, da Rádio UP.
Os comerciantes da feira enfrentam dificuldades devido à falta de uma cobertura prometida pelas autoridades antes das Eleições 2024.
A obra foi interrompida por falta de recursos financeiros, deixando os trabalhadores expostos às chuvas, o que tem ocasionado perdas nas mercadorias. Além disso, as condições climáticas desfavoráveis têm comprometido o cultivo, resultando no aumento dos preços, o que tem gerado descontentamento entre os vendedores e clientes.
Faltando menos de uma semana para a abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, prevista para a próxima quarta-feira (5), a prefeita Ana Sheila Lemos de Andrade, do União Brasil, ainda não anunciou quem ocupará as funções de comando da Bancada Governista e da Liderança do Governo. A expectativa era de que Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé, do União Brasil, retornasse ao cargo, mas ele recusou, alegando compromissos com sua carreira como radialista nas Rádios UP e Brasil. Como o BLOG DO ANDERSON havia antecipado, Márcia Viviane de Araújo Sampaio, do Partido dos Trabalhadores, deverá ser oficializada como líder da Bancada de Oposição, com vistas às eleições municipais de 2028. Além disso, o vereador Ricardo Santos Costa, o Gordo, do Partido Socialista Brasileiro, que é comentarista nas Rádios Brasil e UP, comentou e divulgou os nomes que provavelmente serão confirmados por Sheila Lemos: Edjaime Rosa Carvalho, o Bibia, e Adinilson Nascimento Pereira, ambos do União Brasil. Bibia deve seguir à frente da Bancada do Governo, enquanto Adnilson deverá substituir Luís Carlos Dudé na Liderança do Governo. Como diz o ditado, “muita água ainda passará por debaixo da ponte”. O BLOG DO ANDERSON gravou e reproduziu as declarações de Ricardo Gordo nesta quinta-feira (30) no programa Brasil Notícias.
As pesquisas que avaliam o governo Lula, pra uns é sim preocupante, pra outros nem tanto já que o período é turbulento porquê passou nos últimos dias. E quando.se coloca essa questão do dólar ser atribuído diretamente a lula, aí sim, a percepção piora. Mas a pesquisa não investiga que de fato essa questão do dólar tenha a ver com ações de um mercado que especula sim contra o país. Provavelmente o que explica essa reprovação é a percepção dos eleitores sobre a condução da economia no país, alimentos caros, por exemplo, e as promessas de campanha do presidente, e que ainda não foram cumpridas em sua integralidade e obviamente da necessidade da melhora da comunicação oficial do governo federal. Confira a opinião de Joilson Bergher.
Dizem que é um maluco, tirano, ditador ou monstro que quer ser monarca imperador. Arvora-se a ser presidente do planeta com seus decretos destrutivos, excludentes, homofóbicos, xenófobos e racistas. É uma ameaça à sua própria República, como foi o romano Júlio César nos anos 40 a.C. que queria ser rei. Em seu favor, conta com um monte de seguidores e apoiadores bilionários, como o Hitler nazista. Mais maluco foi quem nele votou e criou a criatura maligna do fim do mundo, justamente aqueles que foram menosprezados e considerados como lixo humano. Não foi por falta de aviso porque ele expôs todas suas maldades durante a campanha eleitoral. Um cara que quer anexar o Canadá, tomar a Groelândia e o Canal do Panamá só pode ser um louco. Por que essas vítimas de exclusão votam em seus próprios algozes do tipo nazifascistas com índole de destruição dos mais fracos e menos assistidos pelo Estado, como tem ocorrido no Brasil? Será a Síndrome de Estocolmo onde o sequestrado passa a ter afeto pelo sequestrador, ou a humanidade deixou de acreditar nos governos passados que muito prometeram e pouco fizeram?
Situada a apenas 50 quilômetros de Vitória da Conquista, a Barragem do Rio Gavião, em Anagé, tem se destacado como um dos principais destinos de lazer do Centro Sul Baiano. De acordo com os dados mais recentes da Agência Nacional de Águas (ANA), divulgados nesta quinta-feira (23), o nível da água da Barragem de Anagé atingiu 94,19% de sua capacidade máxima.
O cenário, capturado nas belas imagens do enfermeiro e ativista político Caíque Vieira, revela uma paisagem deslumbrante que encanta os visitantes, especialmente durante os dias de Verão. O Planalto da Conquista se transforma em um convite para quem busca paz e contato com a natureza, como mostrado aqui no BLOG DO ANDERSON, em detalhes.
Vitória da Conquista, uma verdadeira Terra de Oportunidades, segue com seu Desenvolvimento Econômico em ascensão. A grande atração desta terça-feira (21) no BLOG DO ANDERSON é a inauguração do Supermercado União no Boulevard Shopping.
Na semana passada, o BA teve a chance de conversar com o presidente do Grupo União, Wellington Marinho Santos, o Tim, que compartilhou detalhes sobre o empreendimento, que conta com outras unidades na Joia do Sertão Baiano.
Sempre atento às necessidades dos clientes, Tim tem recebido sugestões valiosas para aprimorar o atendimento e diversificar ainda mais os produtos. Além dos itens presentes nas demais lojas, a unidade no Boulevard Shopping trará eletrodomésticos e eletrônicos.
“Em breve, teremos uma choperia aqui dentro”, adiantou Tim. O BLOG DO ANDERSON celebra essa Novidade na Cidade que fortalece a economia, gera empregos e impulsiona o crescimento de Vitória da Conquista.
A chuva que cai muda o cenário do Sertão Baiano. Imagens publicadas pelo historiador Yan Roberto mostram a beleza vista em Cordeiros, a 163 quilômetros de Vitória da Conquista, na manhã deste domingo (12). O Umbuzeiro, a Terra Vermelha e a resistência da Casa do João de Barro ilustram a transformação proporcionada pela água.
Quando chegar, não esquece de mandar um cartão postal. Os mais velhos se lembram bem dessa recomendação quando algum familiar, amigo, namorado ou namorada viajavam para uma cidade distante ou uma capital, no caso Salvador, que muitos chamavam de Bahia ou Baia. A viagem era sempre aguardada com muita ansiedade. Na véspera nem se conseguia dormir direito. As viagens, em sua grande maioria, eram feitas de ônibus em estradas de cascalho e demoradas, umas com o propósito de passeio e outras até mesmo para ficar de vez na casa de um parente para arrumar um trabalho e melhorar de vida porque o interior pequeno era muito acanhado e não oferecia condições de crescimento. E as malas de couro cru! Cabia tudo dentro. Continue a leitura do artigo de Jerêmias Macário de Oliveira.
Imagine uma cidade cenográfica erguida em meio à vegetação da caatinga, no Sertão Baiano, com direito a banco, cartório, presídio, lojas, casas e até um palácio. No entorno desse cenário, dezenas de profissionais do audiovisual se movem para fazer uma nova produção cinematográfica do interior brasileiro ganhar vida. O elenco, tão diverso quanto o Nordeste que bem os representa, se prepara para entrar em cena. Silêncio no set. Ouve-se o som da claquete. Mais uma gravação de Alice Lembra acaba de começar. Essa é a magia do cinema que se faz ainda mais presente em Vitória da Conquista desde o dia 19 de novembro, quando começaram as filmagens do segundo longa-metragem infantojuvenil escrito e dirigido pelo cineasta Daniel Leite Almeida. Produzido pela Ato3 Produções, o filme é uma continuação do premiado musical Alice dos Anjos, vencedor de seis candangos no 54º Festival de Brasília e finalista do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Em uma nova jornada pelo fantástico País das Macaúbas, Alice, agora uma pré-adolescente de 13 anos, irá descobrir que a memória é um poderoso instrumento contra as opressões. Na inédita sequência que fará parte de uma trilogia, ela precisará lutar contra uma doença que acomete seus amigos, a Síndrome do Esquecimento, e uma tentativa de golpe de Estado na chamada Cidade Modelo, a Capital do Brasil encantado que ela precisará desbravar. Livremente inspirado no universo de Lewis Carroll, autor do clássico Alice no País das Maravilhas, Alice Lembra traz novamente para a produção audiovisual nacional, de forma lúdica e poética, o protagonismo do sertão e do sertanejo, da cultura popular, dos povos tradicionais e do interior baiano.
E se no primeiro filme a aventura da personagem em busca da própria identidade se dá a partir do encontro com a coletividade, desta vez, a história traz para o primeiro plano a busca por sua ancestralidade. “A identidade coletiva não responde à totalidade daquilo que somos. Então, eu percebi que, além de sujeitos sociais e coletivos, nós somos sujeitos individuais, com as nossas subjetividades, e somos sujeitos carregados de memória e ancestralidade. Cada uma dessas identidades – a coletiva, a individual e a ancestral – estão intrinsecamente ligadas. E aí eu quis abordar isso em três filmes, de modo que cada filme trouxesse e enquanto tema central uma dessas três identidades, que, no caso de Alice Lembra, é a identidade ancestral”, explica o diretor, Daniel Leite Almeida. Segundo ele, esta será a obra que irá encerrar a trilogia, apesar de ser gravada antes mesmo do segundo filme da saga. O livro Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, foi uma das referências utilizadas pelo cineasta durante o desenvolvimento do roteiro.
“Acho que todos os três filmes têm uma questão muito pessoal presente e, em Alice Lembra, é o resgate de uma memória acerca da minha própria origem. Eu sempre soube que tenho origem indígena, minha avó sempre me contava que o avô dela era indígena, mas ela nunca me falou qual era a etnia. E nos últimos anos isso tem me inquietado porque eu não saber essa etnia é o resultado de um apagamento identitário. Então, enquanto faço o filme, é como se eu estivesse cavucando esse meu não-lugar, esse esquecimento, essa ausência”, complementa Daniel. A personagem que encarna essa busca apontada pelo diretor coloca também o protagonismo negro em evidência no filme. Alice será mais uma vez vivida por Tiffanie Costa, que tinha apenas 8 anos quando o primeiro longa foi gravado. Moradora da pequena cidade interiorana de Malhada de Pedra, ela foi projetada em sua comunidade com Alice dos Anjos, recebendo homenagens e emoldurando sonhos que antes eram difíceis de serem alcançados em um contexto marcado pela escassez de produção artística. “Quando eu estou no set, eu me liberto. Sou eu mesma. Eu estou ali atuando, e mesmo assim não tenho vergonha de nada. Eu simplesmente dou tudo de mim e mostro que eu realmente nasci para atuar, para estar envolvida na arte.
E toda vez eu penso que um dia pode ser eu sendo a diretora de um filme ou sendo outra vez uma atriz principal. É algo que realmente me encanta”, conta a atriz, agora com 13 anos. Mais de 200 pessoas estão envolvidas na produção do longa, que conta com uma equipe diversa, composta majoritariamente por pessoas negras, além de profissionais indígenas, atuantes seja nas áreas técnicas, seja no elenco ou figuração. O principal set de filmagens é a Casa dos Carneiros, fundação localizada no Distrito do Pradoso, Zona Rural de Vitória da Conquista. “É o lugar que nos permite fazer uma imersão nesse sertão mágico de Alice”, revela o diretor. E é nesse mesmo local que o departamento de cenografia trabalha, desde outubro, na construção da Cidade Modelo. São cerca de 20 pessoas envolvidas só na equipe de arte, que abarca outros departamentos como maquiagem, figurino e produção de objetos. Para o diretor de arte, Saulo Goveia, a construção da Cidade Modelo, enquanto um dos principais cenários do filme, é, sem dúvidas, um dos principais desafios da produção. O processo criativo que deu origem à concepção visual desse ambiente, central para a história, teve início mesmo antes da etapa de pré-produção do filme. E quem assumiu o desafio de chefiar a equipe responsável por concretizá-lo foi o cenógrafo Gilsérgio Botelho, membro da Cia Operakata. “É uma equipe dos sonhos, que vem realizando um trabalho primoroso, com uma excelência artística e um padrão técnico muito elevados”, afirma Saulo.
“As formações presenciais abrangem praticamente todos os departamentos, incluindo equipes como as de motoristas, arte, fotografia e produção executiva, desde a pré-produção até as filmagens. Nosso objetivo é proporcionar aos profissionais uma visão mais ampla das diversas áreas, oferecendo a oportunidade de explorarem e, eventualmente, migrarem para outros departamentos. Nas formações online, abertas ao público, ficamos extremamente satisfeitos com a grande adesão. Além disso, fizemos questão de diversificar os temas abordados, incluindo uma formação em marketing digital voltado para o audiovisual”, destaca a diretora de formação, Claudia Gonçalves. O cineasta Vinícius Pessoa foi uma das pessoas que migraram de função após a participação no primeiro filme. Em Alice dos Anjos, atuou como produtor de objetos e, em Alice Lembra, assumiu a função de 2º assistente de direção. “Foi a experiência inicial que formou a gente. E eu digo ‘a gente’ porque boa parte da galera que faz cinema em Vitória da Conquista foi formada nesse filme, e foi através dele que a gente aprendeu o que era trabalhar com cinema profissionalmente, porque já tínhamos feito algumas coisas, mas não tínhamos ideia de como funcionava de fato um set, coisa que a gente só descobriu no filme. Eu até brinco que tem as produções antes e depois de Alice”, comenta. Este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Lei Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195/2022. As informações são do jornalista Afonso Ribas.
Experiente, o repórter João Oliveira Melo está em destaque no Plantão de Notícias aqui no BLOG DO ANDERSON. No Jornal 107 da Rádio Brasil desta sexta-feira (29), João Melo trouxe as ações policiais que resultaram em prisões, além de informar sobre acidentes de trânsito e notas de falecimentos. As reportagens exclusivas de João Melo são reproduzidas na íntegra aqui no BA, trazendo informações atualizadas para a comunidade.
Difícil, mas possível, continuar olhando olhos que choraram recentemente que a qualquer momento podem desabar em lágrimas, não importa onde estejam. Que fazer com a prestação de cartão de crédito, com as contas de água e energia, parcelas do IPTU, feira, …, e pão. De repente tudo desaparece e qualquer sonho é inviável. É um despencar sem fim diante do sofrimento antevisto no dia do amanhã. Os filhos, a mãe idosa, a feira que já consumia quase tudo e que não poderá ser feita dentro de poucos dias. Você já esteve desempregado? Avalie o sofrimento de não poder comprar o pão, o remédio, o transporte. Os colegas olham nos olhos de choro e não entendem como tudo que era pobre, é certo, mas que dava alguma segurança, se transforma em abismo. Leia a íntegra.
A líder do grupo deveria ser a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, no entanto, vereadores que contam com cargos no Governo Municipal de Vitória da Conquista a deixaram contrariada numa reunião tensa dentro do próprio Gabinete Civil. O debate está em torno da Mesa Diretora do Poder Legislativo. De um lado está Edvaldo Santos Ferreira Júnior, do PSDB, que se movimenta para ser o presidente, no entanto, o favorito que conta com apoio da maioria dos edis, o da prefeita Sheila e também do chefe do Gabinete Civil, Ivanildo da Silva, é o de Ivan Cordeiro da Silva Filho, o Ivanzinho, do Partido Liberal. No Comentário do Dia do UP Notícias desta terça-feira (26), o analista político Deusdete Dias Filho deu nome a cada um dos atores que sinalizam rompimento com a chefe do Executivo Conquistense. A expectativa é que Ivan Cordeiro da Silva Filho conte com Luciano Gomes Lisboa, do Partido Comunista do Brasil, como vice-presidente. Sendo assim, a gestão da Câmara Municipal de Vitória da Conquista contará também com o atual presidente, Hermínio Oliveira Neto, do Progressistas, Cristiane Santos Rocha Cestari, do Movimento Democrático Brasileiro, e Gilvan Nunes Pereira, o Dinho dos Campinhos, do Republicanos. O BLOG DO ANDERSON gravou e traz a opinião de Deusdete Dias Filho na Rádio UP.
O comentário de Deusdete Dias Filho começou citando Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, o eterno cantor e compositor Belchior [1.946 – 2.017], e logo depois disparou: “Portanto, a frustração provocada pela traição é algo que quero destacar hoje. Esse nome é importante no que quero falar. A frustração provocada pela traição geralmente vem da decepção, pelo abandono de uma pessoa especial, aquela que é parte da realização de um sonho.” E por que estou fazendo esse discurso todo? Vocês sabem por quê? Ontem aconteceu uma reunião da prefeita Ana Sheila Lemos com sua base aliada para tratar da eleição da Câmara de Vereadores. Talvez, ou melhor, foi a reunião mais tensa desses quatro anos de mandato da prefeita. Com certeza, foi a reunião mais tensa desses quatro anos da prefeita Sheila Lemos. A prefeita, para vocês terem uma noção, deu um murro na mesa, literalmente. Ela disse: “Senhor, a minha decisão é essa!” Foi um momento de ruptura, uma demonstração de que as coisas não estavam mais como ela imaginava na sua base aliada. Um exemplo: o vereador de Edijaime Rosa Carvalho, o Bibia, saiu falando pela cidade em alto e bom som que ele não precisava da prefeita Sheila para ser reeleito. Mas todos sabem que ele só foi reeleito porque a prefeita Sheila, por exemplo, pavimentou diversas ruas na sua base eleitoral, como no bairro Nossa Senhora Aparecida. E outros vereadores, que estavam lá tentando emplacar o vereador Edivaldo Ferreira Júnior, também um ingrato com a prefeita. A prefeita perguntou ao vereador Edivaldo: “O senhor vai manter a sua candidatura?” Ele respondeu: “Vou.” Foi nesse momento que a prefeita levantou, deu o murro na mesa e disse: “Então, a partir de agora, estou na campanha de Ivan Cordeiro. A partir de agora, estou na campanha de Ivan Cordeiro.”
O vereador eleito Ricardo Santos Costa, conhecido como Ricardo Gordo, do Partido Socialista Brasileiro, está em alta após sua vitória nas Eleições 2024. Com uma agenda cheia, tem conquistado a simpatia do público e atraído a atenção dos meios de comunicação, recebendo convites para almoços e entrevistas. Nesta segunda-feira (25), o comunicador celebrou o retorno à Rádio UP, onde vem se destacando no Quadro de Esportes. Em breve, Gordo também estará à frente do Gordo na Praça, dialogando diretamente com a Comunidade Conquistense. Durante sua participação no UP Notícias, reproduzida aqui no BLOG DO ANDERSON, o vereador eleito compartilhou suas impressões sobre o Futebol Brasileiro, um tema que continua sendo uma paixão nacional. Confira a seguir os comentários de Gordo sobre o cenário atual do Futebol Brasileiro.
Na história da humanidade, todo golpe, seja de direita ou de esquerda, é marcado com banho de sangue, no início ou durante o processo do regime implantado. A tentativa brasileira, agora denunciada pela Polícia Federal, começaria por eliminar os três principais representantes dos poderes executivo, o presidente e o vice, e um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Esse procedimento tirânico e sanguinário é muito parecido com os golpes que costumeiramente acontecem em certos governos africanos. É também semelhante aos russos na Revolução de 1917 com a família do czar Nicolau II e depois com o próprio Lenin. Existe uma tese de que Lenin tenha sido envenenado a mando do próprio Stalin. Leia na íntegra.
A manifestação da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, sobre a necessidade de uma maior representatividade política de Vitória da Conquista na disputa ao Governo da Bahia nas Eleições de 2026, gerou repercussão e virou tema de debate na imprensa de Salvador. A declaração, publicada aqui no BLOG DO ANDERSON, destaca Sheila Lemos como uma das grandes lideranças do Centro Sul Baiano, especialmente após sua expressiva votação nas Eleições 2024, que ainda não foi validada pelo Tribunal Superior Eleitoral. A prefeita, ao ser questionada sobre o futuro político, afirmou em 4 de outubro: “Acho sim que Conquista, a Região Sudoeste, precisa ter uma representatividade no Estado da Bahia, mas acho que está cedo para a gente falar disso, acabamos de ganhar uma eleição para governar Vitória da Conquista por mais quatro anos.” Ela ainda enfatizou: “Sei que Conquista e Região Sudoeste merece participar do processo eleitoral da Bahia”. No entanto, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, também do União Brasil, deu uma entrevista onde citou outros nomes como possíveis atores nas Eleições 2026, ignorando Sheila Lemos. O ex-prefeito falou sobre novos nomes e a importância de decisões políticas para o futuro do Estado:
“Para mim, é muito importante que tenhamos novos nomes. Porque chegando em 2026, o melhor dos mundos é que eu possa decidir se serei ou não candidato, e não que eu serei porque não tem outro. Hoje, Bruno Reis é uma liderança inquestionável, como é Zé Cocá, prefeito de Jequié, reeleito com a maior votação proporcional de todo o Brasil e que tem uma bagagem de deputado estadual e experiência de gestão.” A prefeita Sheila Lemos ainda não se pronunciou publicamente sobre a fala de ACM Neto, mas o vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé, também do União Brasil, se manifestou pedindo respeito e sugerindo que as decisões políticas sobre Vitória da Conquista não devem vir exclusivamente de Salvador. Em meio a esse cenário, o articulista Deusdete Dias Filho, no Comentário do Dia do UP Notícias desta quarta-feira (13), trouxe uma reflexão polêmica sobre o tema. Em um comentário contundente, Dete Dias Filho questionou: “Gente, cadê o respeito com essa cidade chamada Conquista?”. O BLOG DO ANDERSON registrou e traz na íntegra a análise de Deusdete, que se tornou um alerta para os cardeais da Política Conquistense e Baiana.
Um amigo meu perguntou quantos índios participaram do chamado “banquete da morte”, tramado pelo explorador e fundador da Vila Imperial da Conquista, João Gonçalves da Costa, que depois de uns entreveros com os nativos lá pelos idos de 1790 resolveu dar uma farra de muita comida e bebida para acalmar os ânimos. A princípio os índios desconfiaram da generosidade incomum do João, mas após longas conversações e encontros, os mongoiós, que eram seus aliados mais próximos, convenceram as outras tribos a aceitarem o convite. Essa intermediação não foi fácil e demandou um bom tempo. Suas aldeias não ficavam perto daqui. Uns falam em lenda e outros em verdade, mas vou contar como aconteceu toda história porque estava aqui na época e, como jornalista correspondente do jornal A Tarde, fiz a cobertura dessa tragédia, tendo ao lado meu colega companheiro fotógrafo José Silva, o famoso “Zé” dos estilingues certeiros e bom no manejo das lentes. Leia a íntegra.
O que aconteceu nas últimas 24 horas está nos destaques do Jornal Band News desta quinta-feira (7), aqui no BLOG DO ANDERSON. Na reportagem de Paulo Martins, são detalhados a morte de um adolescente em um acidente e o atentado a tiros sofrido por um jovem na Vila América. O comunicador também aborda uma reunião entre a Câmara de Dirigentes Lojistas e as Forças de Segurança, que discutiram ações estratégicas para o final do ano em Vitória da Conquista.
Lembro-me dos colegas que antes de mim presidiram a subseção de Vitória da Conquista da OAB com respeito e simpatia. Dois deles já foram consumidos pelo tempo de viver: Coriolano Sousa Sales e Rinaldo Luz Carvalho. Ambos meus colegas do curso de Direito da UFBA até que a ditadura militar dele me expulsasse. Os primeiros presidentes foram Coriolano Sousa Sales (dois mandatos), Eliezé Bispo Santos, Rinaldo Luz Carvalho e Uady Barbosa Bulos. Eles desempenharam o cargo presidencial com dedicação, destemor e produtividade. Em seu tempo era difícil manter a OAB/V. Conquista com os parcos recursos a ela destinados e com os poucos advogados de sua circunscrição. Mas ela foi mantida honrosamente. Confira a integra.