BLOG Entrevista | Geraldo Reis analisa o desenvolvimento de Vitória da Conquista e a necessidade de renovação do PT

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, num encontro casual no Bar do Didi [Conveniência Bem-Querer], o professor José Geraldo dos Reis Santos, militante histórico do Partido dos Trabalhadores (PT), falou sobre Vitória da Conquista e o contexto político atual. Aos 64 anos, Geraldo compartilhou suas reflexões sobre o crescimento econômico da Joia do Sertão Baiano, atribuindo esse desenvolvimento a fatores como o asfaltamento da BR-116, a cafeicultura, a criação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e gestões progressistas que sempre cumpriram um papel vanguardista. O sociólogo também comentou sobre o cenário de mudanças no Brasil, incluindo a revolução tecnológica, o envelhecimento da população e a necessidade de planejamento urbano adequado. Em relação ao PT, Geraldo defendeu a capacidade de renovação do partido, destacando que ele sempre soube se adaptar aos novos tempos.

Processo de renovação: “PT nasce das cinzas”

“O PT tem tido uma altíssima capacidade de renovação, de inovação, de acompanhar os novos tempos.” Ele mencionou que o PT de Vitória da Conquista, embora com grandes quadros, precisa estar atento às mudanças do contexto político e à comunicação eficaz, especialmente no uso das redes sociais. “O PT hoje está atrasado em relação à direita do ponto de vista da comunicação. De uma comunicação mais direta, de uma comunicação… Faltou comunicação de Waldenor, no caso, tipo assim, né?”, expressou. Sobre as Eleições 2024 recente e a campanha do então candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista, o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), Reis afirmou que o postulante teve um bom desempenho, mas a esquerda, de forma geral, ainda precisa aprimorar sua comunicação frente à direita, conforme está na reportagem sonora repercutida neste sábado (18).

Partido dos Trabalhadores: é preciso reciclar

“Eu não diria de Waldenor especificamente. Nós, como eu estou dizendo, nós da esquerda, nós estamos atrasados. Frente à direita, do ponto de vista dessa nova comunicação”. Geraldo também falou sobre a importância de o PT se renovar, mantendo seu legado ético e moral, mas também se adaptando aos novos desafios. Ele acredita que o partido precisa fortalecer sua militância e lideranças para retomar a hegemonia política em Conquista de forma saudável e construtiva. “O PT tem que se preparar para reaglutinar seus quadros, sua militância, seus intelectuais, seus influenciadores, para uma disputa política de hegemonia no sentido de forma saudável na cidade”, complemente Reis, que deixou contribuições como secretário do Meio Ambiente do Estado da Bahia e também na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia.

Destaque Político | prefeiturável, Quinho constrói ponte para Ivan e Sheila com propostas para Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Até o dia 31 de março o ex-prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, do Partido Social Democrático, permanece no comando da União dos Municípios da Bahia (UPB). Durante esses últimos dias, Quinho, como é conhecido, estará colocando a Joia do Sertão Baiano em destaque, isso devido o início das articulações para uma eventual candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia no ano que vem e depois a anunciada disputa à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2028. Com a esposa, Dirleia Santos Meira, do PSD, empossada ao primeiro mandato no Parlamento Conquistense, Quinho terá mais trânsito e promete trazer obras e outros investimentos, como instalações dos cinco viadutos no Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, através do prestígio junto ao Governo Federal e ao Governo do Estado da Bahia. Em entrevista ao Jornal 107, na Rádio Brasil, desta segunda-feira (6), Quinho falou sobre uma visita com o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro da Silva Filho, do Partido Liberal, e o desejo de aproximação da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil. “Parabenizar o presidente, toda a mesa diretora, sem dúvida nenhuma foi empossada no último dia primeiro pela maioria dos vereadores e isso é importante, democraticamente, né? Fiz questão de vir aqui hoje a Ivan pra fazer um convite especial pra que ele possa estar conosco lá em Salvador, na União das Prefeituras da Bahia, para um bate-papo, haja vista que ele também é protagonista dessa questão da região e quero colocar o meu nome à disposição pra que dentro da necessidade de Vitória da Conquista e da do parlamento nós possamos, claro, ajudar. Eu, como ex-prefeito de Belo Campo e agora morando definitivamente em Vitória da Conquista, tenho o maior prazer de estar ao lado dos vereadores e vereadoras aqui da cidade tão bela e tão organizada“, declarou José Henrique Silva Tigre que reforça a proposta de levar Ivan Cordeiro e demais vereadores ao Governo do Estado, ao Senado Federal e Câmara dos Deputados, como uma nova forma de fazer política numa espécie de construção de ponte para as passagens de Sheila e Ivan.

“Claro, de forma republicana, o palanque tem que ser desarmado após a eleição. Naturalmente, eu tenho esse entendimento que a política se faz com grandeza e de forma republicana. Eu quero muito ter a oportunidade de aproximar o Legislativo de Vitória da Conquista tanto ao Legislativo Baiano quanto ao Executivo”, prometeu e complementou: “eu tenho sempre uma parceria grande com o governador Jerônimo Rodrigues, com os senadores Ângelo Coronel, Jaques Wagner, Otto Alencar, com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Eu quero, naturalmente, aproximar o Legislativo desses edis e também do Executivo, para que nós tenhamos aí obras importantes para Vitória da Conquista. E é natural que o nosso presidente vai ter a oportunidade de discutir também com o presidente da Assembleia Legislativa essa questão que já foi protocolada pelo deputado Vitor Azevedo e que nós vamos fazer o coro em toda a região Sudoeste para definitivamente conseguirmos a questão da Região Metropolitana”. Quinho também falou sobre ações para a BR-116 e Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos: “estive na posse do novo presidente do TCU, Vital do Rego, e o governador já esteve com ele também. A gente está aguardando só o acórdão no TCU para definitivamente ter a saída da Via Bahia. Claro que o Governo Federal vai assumir, vai articular umas obras importantes e nós, unidos aqui com o Legislativo, com a prefeita Sheila, com os prefeitos da região, vamos brigar para que as obras se iniciem aqui pela região”. “Esses viadutos são tão necessários para uma cidade pujante como é a Vitória da Conquista, que tem mais de dois milhões e meio de habitantes ao seu redor, uma população flutuante de quase 75 mil habitantes por dia. Então, é necessário que os políticos, né? Como foram outorgados pelo povo, tenham a condição de fazer essas cobranças para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, completou o presidente da UPB.

Eleições 2026 | Gusttavo Lima afirma que pretende se candidatar à Presidência da República Brasileira

Foto: Gustavo Martins | Cruzeiro

Em entrevista ao site Metrópoles, o cantor Gusttavo Lima, nome artístico de Nivaldo Batista Lima, revelou sua intenção de se candidatar à Presidência da República nas Eleições de 2026. Mesmo sem um partido definido, o artista afirmou que iniciará conversas com grupos políticos para colocar seu nome à disposição. “O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar. Eu mesmo enfrentei muitas dificuldades na vida, mas aproveitei as oportunidades que recebi. Vim de uma condição bastante humilde, cheguei a perder três dentes, mas, claro, tive condições de me tratar, condição que muita gente não tem”, disse Gusttavo Lima. O cantor, conhecido por seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ressaltou que sua decisão não está ligada a ideologias políticas. “Chega dessa história de direita e de esquerda. Não é sobre isso, é sobre fazer um gesto para o país, no sentido de colocar o meu conhecimento em benefício de um projeto para unir a população”, afirmou.

Eleições 2026 | Sheila reforça que chapa ao Governo da Bahia seja construída com Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista à Rádio Conquista FM, gravada e reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON neste sábado (28), a prefeita reeleita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, não demonstrou muito interesse em participar das Eleições de 2026, apesar de alguns de seus apoiadores defenderem seu nome para integrar uma chapa com ACM Neto [Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto] ao Governo da Bahia. Caso isso aconteça, o médico Aloísio Costa Fernandes, do Republicanos, eleito como seu vice, poderia assumir o comando da Prefeitura de Vitória da Conquista. Durante o bate-papo, Sheila Lemos destacou que a principal questão para ela é o bem-estar e o diálogo para o desenvolvimento da cidade. “O que a gente quer é isso, é que ao se montar uma chapa de Governo do Estado, converse com Vitória da Conquista. Não é conversar com Sheila, é conversar com Vitória da Conquista. Vitória da Conquista precisa estar dialogando para essa construção da Bahia. Não é possível que se faça algo, pensando na Bahia, excluindo Vitória da Conquista. É a terceira maior cidade interior, cidade muito importante”, afirmou a prefeita. Na sequência da reportagem sonora, Sheila também reclamou da falta de representatividade da região no Governo da Bahia e trouxe algumas novidades sobre o que deverá ser executado em sua gestão nos próximos quatro anos, com foco no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida da comunidade de Vitória da Conquista, a Joia do Sertão Baiano.

Conversa Política | reunião de Sheila com Ângelo Coronel gera questionamentos em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução | Instagram

A prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, tem se destacado na Política Baiana ao defender a participação de sua cidade na disputa pelo Governo do Estado nas Eleições de 2026. No entanto, Sheila acabou sendo ignorada por Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, conforme comentou Deusdete Dias Filho. Embora o teor da conversa não tenha sido revelado, um vídeo compartilhado pelo BLOG DO ANDERSON neste domingo (17) mostra Sheila em uma reunião com o senador Ângelo Mário Coronel de Azevedo Martins, conhecido como Ângelo Coronel (PSD-BA), o advogado Ademir Ismerim Medina, os prefeitos de Itaberaba e Brejões, além de uma liderança de Iaçu e sua filha, a residente de Medicina Ana Clara Andrade. Durante o encontro, o anfitrião Ângelo Coronel fez uma declaração que gerou questionamentos em Vitória da Conquista: “É Avante, é PSD, é União Brasil. Aqui com Coronel não tem partido, Coronel aqui agrega todos porque o importante é a amizade, não é sigla partidária”. 

Deusdete Dias Filho | ACM ignora Sheila que defendeu participação de Conquista na chapa ao Governo da Bahia

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A manifestação da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, sobre a necessidade de uma maior representatividade política de Vitória da Conquista na disputa ao Governo da Bahia nas Eleições de 2026, gerou repercussão e virou tema de debate na imprensa de Salvador. A declaração, publicada aqui no BLOG DO ANDERSON, destaca Sheila Lemos como uma das grandes lideranças do Centro Sul Baiano, especialmente após sua expressiva votação nas Eleições 2024, que ainda não foi validada pelo Tribunal Superior Eleitoral. A prefeita, ao ser questionada sobre o futuro político, afirmou em 4 de outubro: “Acho sim que Conquista, a Região Sudoeste, precisa ter uma representatividade no Estado da Bahia, mas acho que está cedo para a gente falar disso, acabamos de ganhar uma eleição para governar Vitória da Conquista por mais quatro anos.” Ela ainda enfatizou: “Sei que Conquista e Região Sudoeste merece participar do processo eleitoral da Bahia”. No entanto, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, também do União Brasil, deu uma entrevista onde citou outros nomes como possíveis atores nas Eleições 2026, ignorando Sheila Lemos. O ex-prefeito falou sobre novos nomes e a importância de decisões políticas para o futuro do Estado:

“Para mim, é muito importante que tenhamos novos nomes. Porque chegando em 2026, o melhor dos mundos é que eu possa decidir se serei ou não candidato, e não que eu serei porque não tem outro. Hoje, Bruno Reis é uma liderança inquestionável, como é Zé Cocá, prefeito de Jequié, reeleito com a maior votação proporcional de todo o Brasil e que tem uma bagagem de deputado estadual e experiência de gestão.” A prefeita Sheila Lemos ainda não se pronunciou publicamente sobre a fala de ACM Neto, mas o vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé, também do União Brasil, se manifestou pedindo respeito e sugerindo que as decisões políticas sobre Vitória da Conquista não devem vir exclusivamente de Salvador. Em meio a esse cenário, o articulista Deusdete Dias Filho, no Comentário do Dia do UP Notícias desta quarta-feira (13), trouxe uma reflexão polêmica sobre o tema. Em um comentário contundente, Dete Dias Filho questionou: “Gente, cadê o respeito com essa cidade chamada Conquista?”. O BLOG DO ANDERSON registrou e traz na íntegra a análise de Deusdete, que se tornou um alerta para os cardeais da Política Conquistense e Baiana.

Eleições 2024 | forte aliado de Sheila Lemos, João César surge no páreo à Assembleia Legislativa da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Após as Eleições 2024, os rumos políticos em Vitória da Conquista começam a ser delineados para os próximos quatro anos. Enquanto surgem nomes das Eleições 2028, os planos para as próximas Eleições 2026 também estão em pauta. João César Guimarães Nogueira, presidente da Comissão Municipal do Progressistas, se coloca como um dos pré-candidatos à Assembleia Legislativa da Bahia. Em breve conversa com o BLOG DO ANDERSON na noite desta segunda-feira (14), João César confirmou essa possibilidade. Ele, que é um dos correligionários mais próximos da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, está otimista em relação aos apoios que pode obter para conquistar uma volumosa fatia dos 116.488 votos apurados no dia 6 de outubro. A expectativa é alta para que sua trajetória política se fortaleça e se torne um dos 63 deputados do Parlamento Baiano.

Destaque Político | Pablo Marçal aparece de surpresa no Aeroporto de Vitória da Conquista

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Pablo Henrique Costa Marçal, ex-candidato à Prefeitura de São Paulo nas Eleições 2024, surpreendeu ao aparecer no Aeroporto Glauber Rocha para abastecer seu jato executivo, um Cessna Citation Mustang. Em vídeos compartilhados com o BLOG DO ANDERSON neste domingo (13), ele conversou com o técnico responsável pelo abastecimento, indicando sua intenção de participar das Eleições 2026, possivelmente visando o Palácio do Planalto. Durante sua visita, Pablo também fez questão de destacar a tradicional Pamonha do Marçal, uma das marcas registradas de Vitória da Conquista.

Eleições 2026 | ACM Neto tem pré-candidatura ao Governo da Bahia “lançada” em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O ex-prefeito de Salvador, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, diz que o momento agora é Eleições 2024, no entanto, a sua pré-candidatura ao Governo do Estado da Bahia nas Eleições 2026 “foi lançada” por correligionários em Vitória da Conquista. Ao BLOG DO ANDERSON, o deputado federal Paulo Velloso Dantas Azi (UB-BA), presidente estadual do União Brasil, prevê que “com certeza vai ser uma nova luta”. “ACM Neto, eu não tenho dúvidas, será governador da Bahia e, se Deus quiser, será nas próximas eleições de 2026”, afirmou o deputado federal Paulo Velloso Dantas Azi (UB-BA), presidente estadual do União Brasil. Na foto acima Neto posa ao lado de Célio Roberto Lima Barbosa, membro nomeado do Governo Municipal de Vitória da Conquista e dirigente do Partido Democrático Trabalhista.

Eleições 2024 | Quinho declara confiança em Léia e Waldenor à Câmara e Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Além de Belo Campo, como presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito José Henrique Silva Tigre, do Partido Social Democrático, está antenado em todo o Território Baiano. O gestor belo campense tem o nome lembrado às Eleições 2026, mas antes disso suas energias estão direcionadas às Eleições 2024.

À Prefeitura de Belo Campo, a chapa é formada por Fidelis Pereira Reis, conhecido como Neto Fidelis, e Rodolfo de Almeida Lopes. Outro desafio que conta com a energia de Quinho é na Joia do Sertão Baiano, tanto para eleger o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), prefeiturável pela Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista [PT, PCdoB, PV, PSD, PSB, PSOL e Rede], e a sua esposa, Dirleia Santos Meira, conhecida como Léia Meira, que além de primeira dama geriu a Secretaria de Assistência Social.

Ao BLOG DO ANDERSON, na madrugada deste sábado (29), durante o São Pedro de Belo Campo, Quinho externou otimismo. “Sim, sim, Waldenor, o PSD, o apoia e eu também apoio, e estamos muito confiantes na eleição de Leia, acredito que ela sairá vitoriosa desse pleito para que nós consigamos dar continuidade ao nosso projeto político”, afirmou. Na sonora que o BLOG DO ANDERSON traz na íntegra, Quinho comenta sobre outros assuntos, em destaque o São Pedro de Belo Campo, que espera um público de 100 mil pessoas até a madrugada da segunda-feira (1).

Destaque Político | homenageando Luiz Alberto, PT reúne lideranças, militância e movimentos sociais em Salvador

Fotos: Reprodução | PT

A reunião ampliada Luiz Alberto do Partido dos Trabalhadores, última do ano Diretório Estadual do PT, reuniu algumas das principais lideranças, como o governador Jerônimo Rodrigues e o senador Jaques Wagner, deputados, vereadores, secretários de Estado, prefeitos, membros da Executiva Estadual, a militância e movimentos sociais, na Assembleia Legislativa da Bahia, neste domingo (17). O encontro, que contou com as presenças dos três filhos do ex-deputado Luiz Alberto, Dejanane, Vitor e Tarsi, foi um momento solene em homenagem a Luiz por todas as suas contribuições para o PT, para o movimento negro na Bahia e no Brasil e também para os movimentos sociais. “Que a gente possa se utilizar desse momento e vermos o que é que o partido, de fato, precisa fazer as aparas e os consertos no sentido da questão racial. Acho que nos ajuda sempre esses momentos”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues assim que se dirigiu para a plateia lotada do auditório, sobre a homenagem ao ex-deputado. Na ocasião, o governador também falou sobre os avanços das gestões petistas de Jaques Wagner e Rui Costa, as ações do seu governo para combate à seca e da sua firmeza de que fará um governo que também promoverá grandes realizações.

Jerônimo agradeceu ainda o acolhimento constante que o partido tem dado em sua gestão e citou o diálogo constante com a legenda através da Executiva, em especial, do presidente Éden Valadares, sobre as decisões tomadas, as críticas e contribuições. “Então se eu me sinto amparado com o Conselho Político Partidário, o PT naturalmente é o carro-chefe. Então, quero aqui de público agradecer, e todas as correções que forem precisas para que o nosso governo possa fortalecer tanto os partidos aliados quanto o Partido dos Trabalhadores, eu aceitarei de muito bom grado. E fico muito contente quando nas atividades, principalmente no interior, os petistas se sentem encorajados de virem ao meu encontro se apresentarem como presidentes ou do Diretório, colocando aquela palavra que a gente precisa: ‘nós estamos aqui'”, disse Jerônimo. Também presente na reunião, o senador Jaques Wagner destacou a importância do ex-deputado petista, a quem considerava uma referência que se pautou pela luta coletiva.

Não há melhor forma de reverenciar a trajetória de Luiz Alberto que não seja mergulhar mais ainda naquilo que foi motivo da existência dele, daquilo que era efetivamente que movia a energia desse ser humano fantástico que foi Luiz Alberto, que foi conhecido no movimento sindical, na CUT, no PT, na Câmara e em vários momentos. Uma pessoa com muita dignidade. Eu acho que isso é uma coisa fundamental, ele era uma pessoa extremamente simples, mas altiva. Não trocava a sua dignidade pela arrogância, bem a sua humildade pela subserviência”, disse. Na reunião, o senador também falou sobre os avanços do Governo Federal sob a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou o governador Jerônimo e acrescentou que era importante o PT disputar os espaços para sair vitorioso nas Eleições 2024 e Eleições 2026. “E isso conta desde agora com a eleição de vereadores, de prefeitos.

Destaque Político | homenageando Luiz Alberto, PT reúne lideranças, militância e movimentos sociais em Salvador

Jerônimo vai precisar no próximo mandato de novo de uma maioria e quanto mais a gente crescer, melhor”. Presidente do PT Bahia, Éden Valadares afirmou que nunca viu uma reunião do Diretório tão cheia quanto a de homenagem a Luiz Alberto, e sobre as eleições disse que espera que o grupo político liderado pelo governador caminhe para a unidade não só em Salvador como em outros Municípios Baianos. “Nós vamos ouvir o senador Jaques Wagner hoje, o ministro Rui Costa, sobretudo vamos ouvir o governador Jerônimo e demais colegas presidentes de partido. Pegar uma opinião geral de levar de volta para a Executiva Nacional do PT, estadual e municipal. Insisto: nós vamos trabalhar pela unidade. Estou torcendo muito para que seja a unidade em torno do 13, em torno do companheiro Robinson Almeida” disse o presidente. Ao falar sobre a escolha pelo governador dos pré-candidatos que disputarão as eleições para prefeito no próximo ano, Éden afirmou que o partido colocou sua posição. “As cartas estão na mesa, a opinião do PT está na mesa, do MDB, do PSD e demais. Agora é ter maturidade e tranquilidade de quem conduz a presidência da República e o Governo do Estado há 17 anos de achar um denominador comum nas Cidades e não só na Capital”, concluiu.

Tribunal Superior Eleitoral | com voto de Carmem Lúcia, TSE forma maioria para tonar Bolsonaro inelegível

Foto: Max Haack

A ministra Cármem Lúcia informou, no início da sessão de julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta sexta-feira (30), que acompanha o voto do relator Benedito Gonçalves pela procedência da ação do PDT contra o ex-presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro. Com isso, a Corte forma maioria e o ex-presidente fica inelegível pelo período de oito anos e não poderá concorrer às Eleições 2026. Faltam ainda os votos dos ministros Nune Marques e Alexandre de Moraes, mas com o placar de 4 a 1, a decisão não pode mais ser revertida na sessão de hoje.

Eleições 2024 | “está com Sheila ou está com o PT”, diz Sheila aos conservadores em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Na visão da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, a disputa à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2024 será polarizada entre ela e o Partido dos Trabalhadores, no caso trata-se do deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA). A fala ignora nomes como o do radialista Washington George Rodrigues Cirne, do Partido Liberal. Articulando ter o PL em seu leque de apoios, Sheila Lemos tem conversado com o ex-ministro João Inácio Ribeiro Roma Neto e Flávio Farias de Carvalho, presidentes estadual e municipal, e também com o vereador Ivan Cordeiro da Silva Filho, que é do Partido Trabalhista Brasileiro e se prepara para engrossar as Fileiras Liberais.

Ao UP Notícias [Rádio UP] que o BLOG DO ANDERSON destaca nesta sexta-feira (23), Sheila lemos diz que “no ano anterior às eleições surgem vários nomes, isso é natural, é normal da política. Mas no ano de eleição a gente sabe que acaba polarizando”. “Aqui em Vitória da Conquista é o grupo que está no poder com o grupo antagônico que quer entrar, que é o PT, que quer retornar. Então vai acabar polarizando nisso. Ou está com Sheila ou está com o PT. Ou é anti-PT ou é PT. Então vai acabar polarizando e é isso que a gente conversando com os partidos de direita”, declarou Sheila como forma de recado aos apaixonados pelo ex-presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro que estão ou não nomeados em cargos do Governo Municipal de Vitória da Conquista.

Eleições 2024 | ex-presidente do Brasil, Bolsonaro cogita sair candidato à Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Foto: Max Haack

Em meio a julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro afirmou, nesta sexta-feira (23), querer continuar elegível e disse que pensa sair candidato para vereador no Rio de Janeiro no ano que vem ou até para a presidência nas Eleições 2026. “Estou pensando em ser candidato a vereador no Rio de Janeiro. Qual o problema? Não há demérito nenhum. Até vou me sentir jovem, geralmente a vereança é para a garotada”, falou em evento do Partido Liberal no Rio Grande do Sul.

Projeção Político | Quinho volta a destacar que ser prefeito de “Vitória da Conquista é um projeto de vida”

Foto; BLOG DO ANDERSON

Numa longa entrevista ao Jornal A Tarde reproduzida aqui no BLOG DO ANDERSON neste domingo (9) o prefeito de Belo Campo José Henrique Silva Tigre, o Quinho, voltou a ganhar destaque em sua administração tanto em Belo Campo como também nos primeiros momentos como presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). Um dos momentos mais marcantes à Política Conquistense é o desejo de Quinho com comandar os destinos do Município de Vitória da Conquista. “Como eu não posso disputar três mandatos consecutivos, a lei não me permite, eu devo disputar a eleição de 2026, para deputado estadual ou federal, mas Vitória da Conquista é um projeto de vida. Minha esposa (Léa Meira) já colocou o nome para disputar em 2024”, afirmou Quinho. Segundo o A Tarde, “com resultados expressivos na gestão municipal, incluindo mais de R$ 160 milhões de investimentos em parceria com o estado, Quinho sonha com voos mais altos e tem como projeto de vida ser prefeito da vizinha Vitória da Conquista, uma das maiores cidades da Bahia. Nessa conversa exclusiva com o Portal A Tarde, Quinho fala dos seus planos políticos e da gestão à frente da UPB.”

Legenda Partidária | do PCdoB, Luciano Gomes articula o comando do PSD em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Reeleito pela sexta consecutiva à Câmara dos Deputados, Paulo Sérgio Paranhos de Magalhães (PSD-BA) ainda está percorrendo seus redutos agradecendo os eleitores e confirmando apoios para Luiz Inácio Lula da Silva e Jerônimo Rodrigues Souza, candidatos à Presidência da República e ao Governo Estadual Baiano no 2º Turno das Eleições 2022. Faltam dois anos, mas também iniciaram articulações das Eleições 2024. Em Vitória da Conquista Paulo Magalhães vai reestruturar o Partido Social Democrático, atualmente sob presidência de Abel Rebouças São José, ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Um dos nomes cotados para comandar o PSD é o do vereador Luciano Gomes Lisboa, filiado no Partido Comunista do Brasil. “Vamos sentar e conversar”, afirmou Paulo Magalhães num reencontro com Gomes registrada pelo BLOG DO ANDERSON na tarde desta sexta-feira (14).

Previsão Política | MDB prevê mais 15 anos do Grupo Sheilista no comando da Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Conforme os cálculos do vereador Luís Carlos Batista de Oliviera, do Dudé, e do ex-vereador Gilmar Dias Ferraz, ambos do Movimento Democrático Brasileiro, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, da União Brasil, será reeleita nas Eleições 2024 e fará sucessor nas Eleições 2028. Essa nova fase da Política Conquistese tem sido chamada de “Era Sheilista ou do Sheilismo”. “Dudé foi muito feliz com o cálculo dele de 15 anos pela frente, eu acho que termos muito mais. Quinze anos ainda é muito pouco para grandeza do nosso município. Conquista precisa manter o que tem e melhorar muito mais coisas que vem pela frente”, afirmou Gilmar Ferraz durante uma reunião no Gabinete da Prefeita na tarde desta quinta-feira (3), dia em que comemora 63 anos de idade, destes 43 de filiação no MDB.

Eleições 2024 | mergulhada no Democratas, Karine Lemos ganha apoios à Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A empresária Ana Karine Lemos Andrade está mergulhada na reestruturação do Democratas e tem o seu nome cotado à Câmara Municipal de Vitória da Conquista nas Eleições 2024. Contudo, Ana Karine poderá mudar os planos. “Minha pretensão seria sim a vereadora, mas não encontrei brecha na Lei para que pudesse ser candidata com o desejo da reeleição de Sheila”, comentou Karine se referindo a sua irmã, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, também do Democratas, ao BLOG DO ANDERSON no final da tarde desta terça-feira (17). Caso isso não seja concretizado, as atenções de Ana Karine serão direcionadas para as Eleições 2026 quando poderá sair na disputa a uma das vagas na Assembleia Legislativa da Bahia. Além de Sheila, Karine conta com a força política da mãe, a ex-vice-prefeita Irma Lemos dos Santos Andrade, além de diveros camaradas da Prefeitura de Vitória da Conquista.