Poder Legislativo | Márcia Viviane deve estrear como líder da Oposição na Câmara de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Cotada para uma eventual candidatura à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2028, a vereadora Márcia Viviane de Araújo Sampaio, do Partido dos Trabalhadores, se prepara para uma tarefa inédita pelos próximos quatro anos. Embora ainda não oficializado, conforme o vereador Ricardo Santos Costa, o Ricardo Governo, do Partido Socialista Brasileiro, Márcia Viviane, que é enfermeira e advogada, deverá comandar a Bancada da Oposição no Parlamento Conquistense. “Pelo que estou acompanhando, a Bancada de Oposição está chegando a um entendimento, e tudo indica que Viviane será a escolhida para a liderança. Pelo que sinto e pelas conversas que temos tido, acredito que dificilmente o Dudé será o líder do Governo. Mas, claro, isso é uma questão interna da bancada deles, né?”, comentou Ricardo Governo, conforme destaque do BLOG DO ANDERSON nesta quarta-feira (29) sobre a ex-secretária municipal de Saúde.

BLOG Entrevista | Geraldo Reis analisa o desenvolvimento de Vitória da Conquista e a necessidade de renovação do PT

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, num encontro casual no Bar do Didi [Conveniência Bem-Querer], o professor José Geraldo dos Reis Santos, militante histórico do Partido dos Trabalhadores (PT), falou sobre Vitória da Conquista e o contexto político atual. Aos 64 anos, Geraldo compartilhou suas reflexões sobre o crescimento econômico da Joia do Sertão Baiano, atribuindo esse desenvolvimento a fatores como o asfaltamento da BR-116, a cafeicultura, a criação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e gestões progressistas que sempre cumpriram um papel vanguardista. O sociólogo também comentou sobre o cenário de mudanças no Brasil, incluindo a revolução tecnológica, o envelhecimento da população e a necessidade de planejamento urbano adequado. Em relação ao PT, Geraldo defendeu a capacidade de renovação do partido, destacando que ele sempre soube se adaptar aos novos tempos.

Processo de renovação: “PT nasce das cinzas”

“O PT tem tido uma altíssima capacidade de renovação, de inovação, de acompanhar os novos tempos.” Ele mencionou que o PT de Vitória da Conquista, embora com grandes quadros, precisa estar atento às mudanças do contexto político e à comunicação eficaz, especialmente no uso das redes sociais. “O PT hoje está atrasado em relação à direita do ponto de vista da comunicação. De uma comunicação mais direta, de uma comunicação… Faltou comunicação de Waldenor, no caso, tipo assim, né?”, expressou. Sobre as Eleições 2024 recente e a campanha do então candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista, o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), Reis afirmou que o postulante teve um bom desempenho, mas a esquerda, de forma geral, ainda precisa aprimorar sua comunicação frente à direita, conforme está na reportagem sonora repercutida neste sábado (18).

Partido dos Trabalhadores: é preciso reciclar

“Eu não diria de Waldenor especificamente. Nós, como eu estou dizendo, nós da esquerda, nós estamos atrasados. Frente à direita, do ponto de vista dessa nova comunicação”. Geraldo também falou sobre a importância de o PT se renovar, mantendo seu legado ético e moral, mas também se adaptando aos novos desafios. Ele acredita que o partido precisa fortalecer sua militância e lideranças para retomar a hegemonia política em Conquista de forma saudável e construtiva. “O PT tem que se preparar para reaglutinar seus quadros, sua militância, seus intelectuais, seus influenciadores, para uma disputa política de hegemonia no sentido de forma saudável na cidade”, complemente Reis, que deixou contribuições como secretário do Meio Ambiente do Estado da Bahia e também na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia.

Eleições 2028 | Rege sai na frente nas articulações para eventual candidatura à Prefeitura de Anagé

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Conhecido nacionalmente pela sua musicalidade, o forrozeiro Rege de Anagé está organizando sua agenda para os Festejos Juninos, mas também se mantém em sintonia com o contexto político de Anagé. Ex-vereador pelo Partido Verde, Reginaldo Soares Santos, de 57 anos, é um dos membros mais atuantes da família Soares, tradicional em Anagé, localizada no Centro Sul da Bahia, a 54 quilômetros de Vitória da Conquista. Em um encontro casual no Restaurante Popular, na tarde da quarta-feira (8), Rege conversou com o BLOG DO ANDERSON sobre seus planos, como a revitalização do Rio Gavião, a construção de uma área de eventos e seus pensamentos para as Eleições 2028, possivelmente com o apoio de seu primo, o atual prefeito Rogério Bonfim Soares, do Partido Social Democrático. “Boa tarde, prazer grande estar aqui falando com o seu BLOG.

Pois é, Rege de Anagé tá aí, a gente tá né, começando o Ano Novo. Um gás novo e correndo atrás de renovar os ânimos que a gente precisa e já também começar a falar de política, que é muito importante a gente estar passando para a sociedade, a nossa vontade, o nosso desejo de estar deixando o nosso nome disponível para a população, fazer o julgamento para ver se a gente consiga deslanchar para 2025, a gente está lançando o nosso nome para toda a sociedade”, afirmou Rege. Ainda conforme Rege, “eu tive a oportunidade de ser vereador pelo Município de Anagé, de assumir lá o mandato, e a gente tem algumas coisas já feitas no Município, e assim, fico muito feliz, estou muito à vontade para deixar meu nome disponível para a população e para as pessoas, e a gente está pronto aqui para conversar e para poder servir o nosso Município, que é o mais importante”. Uma das suas metas é ter uma aliança com o prefeito Rogério de Zinho: “sim, claro, se possível, com todo o apoio da população e, certamente, se o prefeito achar por bem ou qualquer liderança municipal achar por bem lançar o nome de Rege de Anagé, estarei aqui sempre pronto para poder servi-los”.

Durante o bate-papo, o BLOG DO ANDERSON também destacou outra personalidade que deseja comandar o Governo Municipal de Anagé, o ex-prefeito de Caetanos, Paulo Alves dos Reis, do Partido Comunista do Brasil. Para Rege, será muito difícil. O artista compartilhou ainda seu sonho de “revitalizar o Rio Gavião para que toda a população pudesse usufruir tranquilamente do que temos de melhor”. Além disso, Rege destacou a importância de fortalecer eventos como o São João de Anagé, “muito importante pra toda a região“, que atrai milhares de turistas. O encontro foi finalizado com um dos sucessos de Rege de Anagé: “Morena joga o barco, nágua joga o barco, nágua pra nós dois em barco…”. A reportagem completa está disponível em vídeo no BLOG DO ANDERSON e também no Instagram.

Destaque Político | prefeiturável, Quinho constrói ponte para Ivan e Sheila com propostas para Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Até o dia 31 de março o ex-prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, do Partido Social Democrático, permanece no comando da União dos Municípios da Bahia (UPB). Durante esses últimos dias, Quinho, como é conhecido, estará colocando a Joia do Sertão Baiano em destaque, isso devido o início das articulações para uma eventual candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia no ano que vem e depois a anunciada disputa à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2028. Com a esposa, Dirleia Santos Meira, do PSD, empossada ao primeiro mandato no Parlamento Conquistense, Quinho terá mais trânsito e promete trazer obras e outros investimentos, como instalações dos cinco viadutos no Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, através do prestígio junto ao Governo Federal e ao Governo do Estado da Bahia. Em entrevista ao Jornal 107, na Rádio Brasil, desta segunda-feira (6), Quinho falou sobre uma visita com o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro da Silva Filho, do Partido Liberal, e o desejo de aproximação da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil. “Parabenizar o presidente, toda a mesa diretora, sem dúvida nenhuma foi empossada no último dia primeiro pela maioria dos vereadores e isso é importante, democraticamente, né? Fiz questão de vir aqui hoje a Ivan pra fazer um convite especial pra que ele possa estar conosco lá em Salvador, na União das Prefeituras da Bahia, para um bate-papo, haja vista que ele também é protagonista dessa questão da região e quero colocar o meu nome à disposição pra que dentro da necessidade de Vitória da Conquista e da do parlamento nós possamos, claro, ajudar. Eu, como ex-prefeito de Belo Campo e agora morando definitivamente em Vitória da Conquista, tenho o maior prazer de estar ao lado dos vereadores e vereadoras aqui da cidade tão bela e tão organizada“, declarou José Henrique Silva Tigre que reforça a proposta de levar Ivan Cordeiro e demais vereadores ao Governo do Estado, ao Senado Federal e Câmara dos Deputados, como uma nova forma de fazer política numa espécie de construção de ponte para as passagens de Sheila e Ivan.

“Claro, de forma republicana, o palanque tem que ser desarmado após a eleição. Naturalmente, eu tenho esse entendimento que a política se faz com grandeza e de forma republicana. Eu quero muito ter a oportunidade de aproximar o Legislativo de Vitória da Conquista tanto ao Legislativo Baiano quanto ao Executivo”, prometeu e complementou: “eu tenho sempre uma parceria grande com o governador Jerônimo Rodrigues, com os senadores Ângelo Coronel, Jaques Wagner, Otto Alencar, com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Eu quero, naturalmente, aproximar o Legislativo desses edis e também do Executivo, para que nós tenhamos aí obras importantes para Vitória da Conquista. E é natural que o nosso presidente vai ter a oportunidade de discutir também com o presidente da Assembleia Legislativa essa questão que já foi protocolada pelo deputado Vitor Azevedo e que nós vamos fazer o coro em toda a região Sudoeste para definitivamente conseguirmos a questão da Região Metropolitana”. Quinho também falou sobre ações para a BR-116 e Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos: “estive na posse do novo presidente do TCU, Vital do Rego, e o governador já esteve com ele também. A gente está aguardando só o acórdão no TCU para definitivamente ter a saída da Via Bahia. Claro que o Governo Federal vai assumir, vai articular umas obras importantes e nós, unidos aqui com o Legislativo, com a prefeita Sheila, com os prefeitos da região, vamos brigar para que as obras se iniciem aqui pela região”. “Esses viadutos são tão necessários para uma cidade pujante como é a Vitória da Conquista, que tem mais de dois milhões e meio de habitantes ao seu redor, uma população flutuante de quase 75 mil habitantes por dia. Então, é necessário que os políticos, né? Como foram outorgados pelo povo, tenham a condição de fazer essas cobranças para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, completou o presidente da UPB.

Eleições 2028 | prefeito de Caetanos por duas vezes, Paulo Reis está de olhos na Prefeitura de Anagé

Foto: BLOG DO ANDERSON

Concluíndo o segundo mandato no Governo Municipal de Caetanos no próximo dia 31 de dezembro, o prefeito Paulo Alves dos Reis, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), está com novos planos políticos. Nas eleições de 2024, Paulo apoiou a candidatura de Edas Justino dos Santos, também do PCdoB, que a partir do dia 1º de janeiro assumirá o comando da Prefeitura de Caetanos. Agora, o foco de Paulo Reis é disputar a Prefeitura de Anagé. “Estamos querendo”, sintetizou o prefeito, um dos fieis correligionários do deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB), em encontro com o BLOG DO ANDERSON na noite de sexta-feira (13). O prefeito reeleito de Anagé, Rogério Bonfim Soares, do Partido Social Democrático (PSD), ainda não se manifestou sobre a chegada da nova liderança às terras da Barragem do Rio Gavião.

Eleições 2028 | PSD inicia movimentação de eventual candidatura à Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As Eleições 2028 começam a ganhar destaque nos debates políticos de Vitória da Conquista, e um dos nomes que surge como forte candidato é o do prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, mais conhecido como Quinho, do Partido Social Democrático (PSD). Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, o presidente municipal do PSD em Vitória da Conquista, Geraldo Meira de Souza, comentou sobre as perspectivas do partido após as Eleições 2024. Segundo ele, o momento é de aguardar a definição dos rumos do partido: “Vamos aguardar um encontro da executiva e das lideranças, Paulo Magalhães e Quinho. Logo, logo, até o início de dezembro, a gente vai ter uma reunião para definir os caminhos que o partido vai seguir aqui.” Ao ser questionado sobre a vitória da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, Geraldo adotou um tom pragmático, refletindo sobre o resultado eleitoral: “O resultado é esse, o jogo político é isso aí, né?

Um ganha, o outro perde, e a vida tem que seguir.” Meira, que havia apoiado o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) na corrida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, ressaltou a importância de observar o contexto político mais amplo ao analisar o desfecho das urnas. Sobre a possibilidade de Quinho ser o candidato do PSD à Prefeitura de Vitória da Conquista, Geraldo Meira se manteve cauteloso, afirmando durante a conversa, logo após o desembarque no Aeroporto Glauber Rocha, ao lado de sua esposa, Rosana Meira: “Vamos nos reunir para definir o caminho que o partido vai seguir.” A declaração deixou em aberto a chance de Quinho entrar na disputa pelo Paço Municipal da Praça Joaquim Correia, caso o PSD opte por lançar sua candidatura. O cenário político em Vitória da Conquista segue em ebulição.

Eleições 2024 | forte aliado de Sheila Lemos, João César surge no páreo à Assembleia Legislativa da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Após as Eleições 2024, os rumos políticos em Vitória da Conquista começam a ser delineados para os próximos quatro anos. Enquanto surgem nomes das Eleições 2028, os planos para as próximas Eleições 2026 também estão em pauta. João César Guimarães Nogueira, presidente da Comissão Municipal do Progressistas, se coloca como um dos pré-candidatos à Assembleia Legislativa da Bahia. Em breve conversa com o BLOG DO ANDERSON na noite desta segunda-feira (14), João César confirmou essa possibilidade. Ele, que é um dos correligionários mais próximos da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, está otimista em relação aos apoios que pode obter para conquistar uma volumosa fatia dos 116.488 votos apurados no dia 6 de outubro. A expectativa é alta para que sua trajetória política se fortaleça e se torne um dos 63 deputados do Parlamento Baiano.

Eleições 2028 | com eleições de Leia e Neto, Quinho desenha candidatura à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O prefeito de Belo Campo e presidente da União dos Municípios da Bahia, José Henrique Silva Tigre, fez campanha e elegeu sua esposa, Dirleia Santos Meira, que concorreu sob o nome de Leia de Quinho. Ela conquistou uma das 23 vagas da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Apesar de compor a coligação “A Força pra Mudar Conquista”, que teve o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), Quinho optou por um voo solo, não apoiando a chapa majoritária nas Eleições 2024. Em seus discursos, ele reafirma sua intenção de concorrer à prefeitura de Vitória da Conquista. Nas urnas deste domingo (6), Leia apurou 4.272 votos, sendo a segunda mais votada. O cacique também teve exito em Belo CAmpo, onde fez o sucessor, Fidelis Pereira Reis, também do PSD, com 72,68 %.

Projeção Político | Quinho volta a destacar que ser prefeito de “Vitória da Conquista é um projeto de vida”

Foto; BLOG DO ANDERSON

Numa longa entrevista ao Jornal A Tarde reproduzida aqui no BLOG DO ANDERSON neste domingo (9) o prefeito de Belo Campo José Henrique Silva Tigre, o Quinho, voltou a ganhar destaque em sua administração tanto em Belo Campo como também nos primeiros momentos como presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). Um dos momentos mais marcantes à Política Conquistense é o desejo de Quinho com comandar os destinos do Município de Vitória da Conquista. “Como eu não posso disputar três mandatos consecutivos, a lei não me permite, eu devo disputar a eleição de 2026, para deputado estadual ou federal, mas Vitória da Conquista é um projeto de vida. Minha esposa (Léa Meira) já colocou o nome para disputar em 2024”, afirmou Quinho. Segundo o A Tarde, “com resultados expressivos na gestão municipal, incluindo mais de R$ 160 milhões de investimentos em parceria com o estado, Quinho sonha com voos mais altos e tem como projeto de vida ser prefeito da vizinha Vitória da Conquista, uma das maiores cidades da Bahia. Nessa conversa exclusiva com o Portal A Tarde, Quinho fala dos seus planos políticos e da gestão à frente da UPB.”

Destaque Político | Zé comenta possível “candidatura” de Quinho à Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma futura candidatura do prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, do Partido Social Democrático, à Prefeitura de Vitória da Conquista, ganha corpo. No São Pedro Tôa Tôa, que aconteceu no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, era noite de sábado (9) quando o BLOG DO ANDERSON conviveu com Quinho e o deputado estadual José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores, que foi prefeito por dois mandatos na Joia do Sertão Baiano. De acordo com Zé, Quinho tem um futuro promissor. “Uma liderança importantíssima aqui do Sudoeste da Bahia.

Eu tenho certeza que a contribuição dele em defesa do Governo Rui Costa, do nosso projeto, ele tem um futuro muito promissor na política e o caminho da política é sempre o caminho aberto”, afirmou Zé Raimundo com a convicção que Quinho está nos melhores caminhos da Bahia. Sobre uma eventual participação do gestor de Belo Campo nas Eleições 2028, Zé prefere “deixar isso para o futuro”. “Vitória da Conquista é o futuro, futuro a gente vai crescendo, vai galgando a cada dia com as lideranças, ouvindo, discutindo”, declarou Quinho, um dos políticos mais próximo ao governador Rui Costa.

Previsão Política | MDB prevê mais 15 anos do Grupo Sheilista no comando da Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Conforme os cálculos do vereador Luís Carlos Batista de Oliviera, do Dudé, e do ex-vereador Gilmar Dias Ferraz, ambos do Movimento Democrático Brasileiro, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, da União Brasil, será reeleita nas Eleições 2024 e fará sucessor nas Eleições 2028. Essa nova fase da Política Conquistese tem sido chamada de “Era Sheilista ou do Sheilismo”. “Dudé foi muito feliz com o cálculo dele de 15 anos pela frente, eu acho que termos muito mais. Quinze anos ainda é muito pouco para grandeza do nosso município. Conquista precisa manter o que tem e melhorar muito mais coisas que vem pela frente”, afirmou Gilmar Ferraz durante uma reunião no Gabinete da Prefeita na tarde desta quinta-feira (3), dia em que comemora 63 anos de idade, destes 43 de filiação no MDB.